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DEFESA DISSERTAÇÃO AUTOR: TÍTULO: BANCA EXAMINADORA:

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1 DEFESA DISSERTAÇÃO AUTOR: TÍTULO: BANCA EXAMINADORA:
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA – FAFICH/UFMG DEFESA DISSERTAÇÃO AUTOR: GIOVANNA HELENA TEIXEIRA DA CRUZ SILVA TÍTULO: “O GÊNERO TÓXICO: Uma etnografia do imaginário e das performatividades de gênero em um terreiro de Umbanda Esotérica de Belo Horizonte (MG)” BANCA EXAMINADORA: Profa. Dra. Erica Renata de Souza (Orientadora) – PPGAn/UFMG Profa. Dra. Isabel Santana de Rose – PPGCOM/FAFICH-UFMG Prof. Dr. Leandro de Oliveira – DAA/FAFICH-UFMG DIA 10/07/2017 – Segunda-feira HORÁRIO 14:00 h LOCAL Sala º andar – Prédio da FAFICH

2 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA – FAFICH/UFMG
RESUMO: “O trabalho tem como objetivo a análise de questões de gênero encontradas em um terreiro de Umbanda Esotérica, em Belo Horizonte-MG, e a comparação entre a prática ritual do terreiro e as obras doutrinárias dessa linha de Umbanda, produzidas por W. W. da Matta e Silva ( ). A pesquisa foi composta pela análise de três obras escritas por Matta e Silva, fundador dessa corrente de Umbanda no Brasil, e por observações etnográficas realizadas no terreiro, além de entrevistas com os umbandistas. A análise das obras tem como destaque os elementos relacionados às representações de gênero e à atuação de mulheres e homens no terreiro. Nestas obras são encontradas intrigantes abordagens de gênero, entre elas a proibição de mulheres chefiarem terreiros justificada por sua energia considerada “passiva” e pela presença em seus corpos de uma substância maligna, a “menotoxina”. A partir das orientações singulares dadas às mulheres, buscou-se a comparação com a prática ritual do terreiro e com a maneira como os umbandistas atualizavam e interpretavam os preceitos de Matta e Silva. Concomitantemente, pôde-se analisar a presença de diferentes corpos e suas performances no terreiro, como a pomba-gira, e como eles afetaram a organização ritual e as percepções de gênero após setembro de A conjugação de três identidades da pesquisadora proporcionou uma configuração particular à pesquisa, a saber: as identidades de umbandista, feminista e antropóloga. A inserção no terreiro e a visão a partir de dentro trouxeram elementos talvez imperceptíveis ao observador externo, o olhar feminista proporcionou a análise crítica das questões de gênero e a bagagem antropológica permitiu um olhar diferenciado sobre os elementos etnográficos que o campo trouxe. Os três olhares, articulados, permitiram a percepção de dicotomias ligadas a gênero, bem como de subversões às orientações de Matta e Silva nas práticas do terreiro.”


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