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Cultura organizacional

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Apresentação em tema: "Cultura organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Cultura organizacional
Prof. Sinara Teorias da Administração II

2 O QUE É CLIMA ORGANIZACIONAL?
O QUE É CONHECIMENTO? O QUE É CULTURA? O QUE É CLIMA ORGANIZACIONAL?

3 O conhecimento

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9 A cultura

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11 A cultura organizacional é uma expressão muito comum no contexto empresarial que significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização.

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13 A cultura organizacional é a cultura em seu sentido antropológico existente em uma organização composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional. A cultura influencia todos os membros dessa organização como diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades.

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16 Schein afirmou que o fenômeno complexo da cultura organizacional é formado por três níveis de apresentação: os pressupostos básicos (as crenças que são consideradas adquiridas em relação à empresa e à natureza humana), **invisível (os membros acreditam – sentimentos e percepções) os valores (princípios, normas) e **razão de agir (dos membros - justificativa) os artefatos (resultados perceptíveis da ação de uma empresa, que são apoiados pelos valores). **visível (maneira que os membros agem - estrutura)

17 Alguns dos atributos mais valorizados da cultura organizacional de uma empresa são:
ética, responsabilidade social, competência, compromisso, etc.

18 O clima

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24 Tipos de climas organizacionais

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