A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA: uma introdução Qual é o problema? O que eu tenho com isso? Que posso fazer?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA: uma introdução Qual é o problema? O que eu tenho com isso? Que posso fazer?"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA: uma introdução Qual é o problema? O que eu tenho com isso? Que posso fazer?

2 ÉTICA: uma introdução Pressupostos necessários. –Primeiro: uma consistente teoria sobre o Homem. –Depois: uma análise do papel do conhecimento –Terceiro: conhecimento e sentido do mundo Questões norteadoras. Que é o ser humano? Como surgem os valores? Que é moral? Que é ética? Que é lei? Quais as diferenças entre ética, moral e lei?

3 ÉTICA: uma introdução I – A incompletude humana –As necessidades. –A ação do homem no mundo. II – Conhecimento –Processo. –Produto.

4 ÉTICA: uma introdução A incompletude humana –Necessidades Biológicas Sociais Transcendentais O ser humano é essencialmente incompleto.

5 ÉTICA: uma introdução A incompletude humana –Necessidades Biológicas Sociais Transcendentais Você se reconhece como alguém essencialmente incompleto?

6 ÉTICA: uma introdução A incompletude humana –Necessidades Biológicas –Alimentação –Vestuário –Reprodução –Saúde »O desafio existencial é sobreviver.

7 ÉTICA: uma introdução A incompletude humana –Necessidades Sociais –Contar com o outro »Trabalhar »Comunicar »Festejar »Brincar »O desafio existencial é conviver.

8 ÉTICA: uma introdução A incompletude humana –Necessidades Sociais –Contar com o outro »Trabalhar »Comunicar »Festejar »Brincar »O desafio existencial é conviver.

9 ÉTICA: uma introdução A incompletude humana –Necessidades Transcendentais –Ir além; vencer limites. »Níveis de conhecimento »O desafio existencial é acreditar.

10 ÉTICA: uma introdução A incompletude humana –Necessidades Transcendentais –Ir além; vencer limites. »Níveis de conhecimento »O desafio existencial é acreditar.

11 ÉTICA: uma introdução A incompletude humana –Acreditar Níveis de conhecimento –Senso comum –Teológico (religioso) –Filosófico –Científico –Tecnológico –Estético

12 ÉTICA: uma introdução A incompletude humana –Necessidades Biológicas Sociais Transcendentais O homem é um feixe de relações

13 ÉTICA: uma introdução Ação Humana –Pretende satisfazer as necessidades Realização (estado de felicidade) Frustração (estado de infelicidade) –O BEM maior do ser humano: A VIDA!

14 ÉTICA: uma introdução Ação Humana –Ações melhores Distribuem o BEM de modo mais apropriado. –Justiça –Ações piores Distribuem o BEM de modo inadequado. –Injustiça

15 ÉTICA: uma introdução Ação Humana –Valores “Os valores não são, mas valem” –Essência do valor: a não-indiferença –Ex.: Reação emocional diante de uma ação injusta.

16 ÉTICA: uma introdução Ação Humana –Valores “Os valores não são, mas valem” –Essência do valor: a não-indiferença –Ex.: Reação emocional diante de uma ação cruel.

17 ÉTICA: uma introdução Ação Humana –Justiça Critério distributivo do bem....

18 ÉTICA: uma introdução Ação Humana –Ações melhores Conjunto dos hábitos desejáveis, costumes efetivamente vivenciados por um grupo.

19 ÉTICA: uma introdução Ação Humana –Ações piores Conjunto das proibições (interdições e censuras).

20 ÉTICA: uma introdução Ação Humana –VALORES MORAL LEI –ÉTICA Ações melhores = recomendações Ações piores = interdições

21 ÉTICA: uma introdução Ação Humana –MORAL Conjunto de hábitos e costumes, efetivamente vivenciados por um grupo humano (SANTOS, 1997, p. 10). Conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social dos homens (Vázquez, 1999, P. 63).

22 ÉTICA: uma introdução Ação Humana –LEI Acordos de caráter obrigatório, estabelecido entre pessoas de um grupo. Para garantir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser (SANTOS, 1997, p. 11)

23 ÉTICA: uma introdução Ação Humana –ÉTICA É a reflexão sobre a ação humana, para extrair dela o conjunto excelente de ações (SANTOS, 1997, p. 14). É teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens, ou da moral, considerado porém na sua totalidade, diversidade e variedade (VÁZQUEZ, 1999, p. 21).


Carregar ppt "ÉTICA: uma introdução Qual é o problema? O que eu tenho com isso? Que posso fazer?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google