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PublicouEduarda Lage Alterado mais de 9 anos atrás
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Mesa Redonda: DESVENDANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL
Profa. Dra. Regina Márcia Brolesi de Souza
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O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
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CULTURA ORGANIZACIONAL
“É um conjunto de pressupostos básicos, de valores, inventados ou descobertos por um grupo para resolver problemas tanto de adaptação externa e/ou integração interna” (SCHEIN, 1986); “Um sistema de valores e crenças compartilhados que modelam o estilo de administração de uma empresa e o comportamento cotidiano de seus empregados.” (ERNEST, 1985)
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Cultura organizacional envolve:
Métodos de produção Habilidades no trabalho e conhecimento técnico Atitudes em direção à disciplina e punição Costumes e hábitos do comportamento gerencial Objetivos da empresa As formas de condução dos negócios Os métodos de recompensas Os valores colocados nas diversas modalidades de trabalho (JACQUES, 1952)
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Para Criar e manter a CULTURA ORGANIZACIONAL
A rede de concepções, normas e valores devem ser afirmados e comunicados aos membros da organização de uma forma tangível; A formação da cultura organizacional se dá por intermédio do compartilhamento das crenças, pensamentos, sentimentos e valores; É um aprendizado coletivo em busca de objetivos comuns. (FLEURY,1991)
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ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Símbolos Heróis Rituais Práticas Valores Schein, 1979
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Valores compartilhados Valores Declarados X Praticados
Como pode ser percebida? Artefatos Valores compartilhados Valores Declarados X Praticados Pressupostos básicos
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VALORES Formam o coração da cultura;
Estabelecem os padrões que devem ser alcançados na organização; Os valores representam a essência da filosofia da organização para atingimento do sucesso; Os valores fornecem um senso de direção comum para todos os empregados e um guia para o comportamento diário”.
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DESVELAR ESSA CULTURA SIGNIFICA...
Desvelar ou desvendar = descobrir, expor, revelar. Trazer a tona o que está velado, aquilo que está escondido.
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DESVELAR A CULTURA ORGANIZACIONAL SIGNIFICA...
Ter que ir além... Entrar nas entrelinhas... Conhecer o que as pessoas pensam e sentem... Compreender como a organização e as pessoas funcionam; Como as pessoas se sentem na organização Ir para a realidade de trabalho
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COMO O RH PODE CONTRIBUIR?
Sensibilidade aos aspectos subjetivos do trabalho Considerar os elementos da cultura organizacional Conhecer a história da organização Ouvir as pessoas
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COMO O RH PODE CONTRIBUIR?
Ao implantar qualquer processo de mudança... Não esqueça que as pessoas mudam de dentro para fora... São diferentes! Isso merece cuidado!
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A única maneira viável de mudar uma organização é mudar a sua cultura.
Os sistemas dos quais as pessoas vivem e trabalham.
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