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A Cultura Organizacional e Seus Componentes.... Definição: A Cultura compreende um conjunto de propriedades do ambiente de trabalho, percebidas pelos.

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1 A Cultura Organizacional e Seus Componentes...

2 Definição: A Cultura compreende um conjunto de propriedades do ambiente de trabalho, percebidas pelos empregados, constituindo-se numa das forças importantes que influenciam o comportamento. Compreende além das normas formais, também o conjunto de regras não escritas, que condicionam as atitudes tomadas pelas pessoas dentro da organização.

3 Nascimento da Cultura Organizacional e Papel dos Fundadores Nascimento da Cultura Organizacional e Papel dos Fundadores A Cultura Organizacional começa quando os costumes, as tradições e a maneira de fazer as coisas dão certo; um certo grau de sucesso é alcançado e se inicia a cultura de uma organização. Neste processo o papel dos fundadores é fundamental; é a fonte primária da cultura, ele deve ter uma visão geral daquilo que a organização deve ser.

4 Processo de Criação da Cultura Contratação; Ensinamento e socialização; Referência.

5 Níveis da Cultura Organizacional Artificialidades observáveis: constituem-se da disposição física, vestimenta, maneira como as pessoas se tratam, odor e "clima" do lugar, intensidade emocional e outros fenômenos (inclusive registros, produtos, filosofias e anuários da empresa); Concepções básicas: essas concepções determinam o modo de perceber processos mentais, sentimentos e comportamento, sendo apresentado de forma inconsciente; se constituindo o nível mais profundo de entendimento da cultura organizacional.

6 Elementos da Cultura Organizacional Normas: São padrões ou regras de conduta nos quais os membros da organização se enquadram. A norma é um padrão que as pessoas obedecem sem levar em conta o lado bom ou mau; Valores: O conjunto daquilo que a força de trabalho julga positivo ou negativo numa organização constitui o sistema de valores da organização;

7 Recompensa: Segundo um postulado das ciências do comportamento: "as pessoas se comportam como uma função daquilo que recebem de recompensa ou reforço“; Poder: Quem tem poder na organização? Até que ponto esse poder é distribuído? Qual o grau de centralização ou descentralização da autoridade? Quem determina as recompensas?;

8 Crenças e pressupostos; Ritos, rituais e cerimônias; Tabus; Heróis; Processo de comunicação; Símbolos.

9 Função da Cultura Organizacional Primeiro lugar: proporciona um senso de identidade aos membros da organização, Segundo lugar: tem papel de divisor de fronteiras entre uma organização e outra. Terceiro lugar: favorece o comprometimento com algo maior que os interesses individuais de cada um. Quarto lugar: estimula a estabilidade do contexto social, mostrando os padrões adequados aos funcionários, diminuindo a ambigüidade no ambiente de trabalho.

10 Administração de Recursos Humanos O papel fundamental do departamento de Recursos Humanos nas organizações é o de "guardião”, com as funções estratégicas de: Disseminar; Promover; Manter; Implementar as mudanças culturais.

11 Barreiras da Cultura Organizacional Barreiras às mudanças: necessidade de enfrentar processos de mudança, em função de mudanças externas. Barreira à diversidade: dificulta a contratação de novos funcionários que não sejam parecidos com a maioria dos membros da organização. A diversidade de pessoas é muito importante para a organização, pois propicia novas fórmulas da solução de problemas. Barreira a fusões e aquisições: há algum tempo atrás, a preocupação nas fusões das empresas se concentrava nas vantagens financeiras ou sinergia dos produtos, agora está relacionada à compatibilidade cultural, devido ao fracasso das fusões quando há conflito entre culturas.

12 Bibliografia FLEURY, Maria Tereza Leme e FISCHER, Rosa Maria (coord.) Cultura e Poder nas Organizações. São Paulo, Atlas, 1989; FREITAS,MARIA ESTER de "Cultura organizacional, grandes temas em debate" Revista de Administração de Empresas (RAE) da FGV, São Paulo, julho/setembro de 1991; ROBIN, STEPZZEN, P. Comportamento Organizacional. Edt. Pren<|ice-Hall, Sp, 2002 WAGNER III, John A. Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva, 1999; WOOD, R. Org. Mudança organizacional, Aprofundando temas atuais em Administração de Empresas. Ed. Atlas, 1995; FERRETTI, C. et ai. "Novas tecnologias, trabalho e educação. Ed. Vozes, 1994.

13 Integrantes Ana Paula Dantas, 05 Diana Martins, 10 Jaqueline Soares, 13 Jennifer Rodrigues, 14 Márcia Rodrigues, 23 SEC3BM


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