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das intervenções no Brasil

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Apresentação em tema: "das intervenções no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 das intervenções no Brasil
Avanços no desenho das intervenções no Brasil Barcelona, 15 de Março de 2016

2 Conteúdos 2. Plataforma de profissionais 3. Seleção dos problemas
1. Devolução dos resultados ao CCL, profissionais e gerentes 2. Plataforma de profissionais 3. Seleção dos problemas 4. Seleção das intervenções 5. Dificuldades e soluções durante o processo 6. Documentação do processo 7. Cronograma das etapas do desenho e implantação das intervenções.

3 1. Processo de devolução dos resultados
Apresentação dos resultados ao Comitê Condutor Local (CCL), em 22/10/15 Resultados preliminares dos inquéritos COORDENA e CCAENA da Rede Intervenção (RI); Resultado do estudo qualitativo - Comentários e sugestões sobre os aspectos mais relevantes; - Envio do material e relatório executivo aos participantes

4 1. Processo de devolução dos resultados
Preparação da estratégia de devolução dos resultados - out/ 2015 Planejamento da devolução dos resultados - Rede de Intervenção - Reunião interna com Equipe técnica do Equity - Reunião com CCL Conteúdo: IV Oficina Internacional da Pesquisa Equity, México – set-2015 – Ênfase no papel do CCL, no processo do desenho e implementação das intervenções - Passos necessários à construção da agenda estratégica Método: Exposição dialogada (apresentação) - discutido formato e, conteúdo da divulgação, material de apoio e estratégia de mobilização Capacitação - Introdução a Pesquisa Ação Participativa Compartilhar conhecimentos, subsídio para etapa de devolutiva aos profissionais e gerentes

5 1. Processo de devolução dos resultados
3. Devolução dos resultados a Rede Intervenção Profissionais e Gerentes – Atenção Básica (AB) e Atenção Especializada (AE) Dificuldade - conciliar agenda de médicos da AE Estratégia metodológica: Dois momentos: reunião com os médicos e gerentes da AB e reunião com médicos e apoiadores AE; Exposição dialogada sobre o estudo linha de base, envio do material apresentado a todos os profissionais e relatório executivo; Foram elaborados dois tipos de informes com os principais resultados da pesquisa: modelo direcionado aos profissionais da gestão e outro para as unidades de saúde (“linguagem amigável”)

6 1. Processo de devolução dos resultados
Data, local, tipos e número de participantes

7 1. Processo de devolução dos resultados -conteúdos
Inquérito de continuidade entre os níveis assistenciais (CCAENA) Características da amostra Experiências de continuidade entre níveis de atenção: continuidade da gestão clínica (coerência da atenção e acessibilidade entre níveis de atenção) Qualidade da atenção recebida Barreiras de acesso entre níveis: interrupções na atenção (na procura, na entrada e no tratamento/exames) Percepção da continuidade da atenção entre níveis: análise da escala Fatores associados a continuidade da atenção entre níveis: vínculo paciente-profissional, estabilidade da equipe profissional, fonte regular de atenção Inquérito de coordenação entre os níveis assistenciais (COORDENA) Características da amostra Percepção da coordenação entre níveis de atenção: análise da escala Conhecimento dos mecanismos de coordenação Utilização dos mecanismos de coordenação Características do uso do formulário de referência e contrarreferência Características da utilização do resumo de alta Características de protocolos compartilhados entre níveis de atenção Sessões clínicas conjuntas Utilização do “bilhete” Sugestões para a melhoria da coordenação entre níveis de atenção Fatores relacionados com a coordenação entre níveis de atenção Estudo qualitativo sobre a coordenação da atenção entre níveis na rede de intervenção Fatores que influem na coordenação entre níveis de atenção nas redes de saúde Consequências da (in) existência de coordenação para a qualidade Estratégias propostas para melhorar a coordenação e utilização dos mecanismos de coordenação

8 1. Devolução dos resultados
Reunião com médicos e apoiadores da AE – SMS Caruaru 22/12/2015 Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Caruaru, 2015 Reunião com médicos e gerentes AB - da UFPE – Campus Agreste. Caruaru 19/11/2015

9 1. Devolutiva - informes Informe - material de divulgação para Unidades de Saúde

10 1. Devolutiva por meio de informes
Informes da gestão

11 1. Devolução dos resultados - Rede Controle
Planejamento Reuniões internas equipe do Equity – preparação do material e articulação com atores chaves Método: Exposição dialogada, entrega de material para divulgação e posterior envio do relatório de cada reunião

12 2. Plataforma dos Profissionais (PP)
1 Preparação para constituição da PP -Convite aos profissionais com perfil (interessados, liderança) identificados pela gestão e CCL. Obs. Participação voluntária - Capacitação para participar do processo de intervenção. 2. Reuniões com profissionais da AB e AE: 19/11/15 e 22/12/15 - Apresentação do referencial teórico – principais conceitos Pesquisa Ação Participativa , objetivos e etapas operativas para o desenho e desenvolvimento das intervenções; - Grupo de trabalho (2) - Reflexão sobre os principais problemas de coordenação (linha de base) e o exercicio de hieraquização, utilizando a matriz de critérios ; - Recursos materiais: apresentação (power point), sintese e tradução dos documentos: “considerações gerais para o desenho e implementação das intervenções, “ priorização de problemas de coordenação” e matrizes de critérios. Sendo estes disponibilizados aos participantes . . Descrição a plataforma: Tipo e número de profissionais que a constituem: 12 médicos da AB; 10 médicos da AE; 04 profissionais do NASF = 26 profissionais *

13 2. Plataforma dos profissionais
4. Método para a seleção dos profissionais: - Identificação dos profissionais Entrevistas (médicos) Na fase do inquérito Reuniões de devolutiva dos resultados CCL Convidados pessoalmente ou via telefone a ser membros da PP e receberam esclarecimentos sobre as atividades a serem desempenhadas por esse grupo.

14 2. Plataforma dos profissionais
5. Estratégia para assegurar a participação dos profissionais da PP: Contatos permanentes com a gestão da Secretaria Municipal de Saúde-SMS (apoiadoras AB e AE). Acordo prévio com as gerências para a liberação dos profissionais para as reuniões. Contato prévio com os profissionais (telefone, ...) para reforçar a importância da participação nas reuniões. Incentivo curricular, com a certificação dos participantes; Manter o interesse dos profissionais na participação

15 2. Plataforma dos profissionais
6. Plano para estender a participação aos demais profissionais da rede: Profissionais de nível médio e superior, que atuam na rede Participação de representante da pesquisa em Reunião da gestão com os profissionais de saúde – espaço para ampliar a divulgação e buscar o apoio dos profissionais. Captação de profissionais para envolvimento na intervenção Seminário com experts convidados para discutir os temas com profissionais; Apresentação de experiências exitosas de intervenções em outros municípios; Construção de um documento - produto da discussão coletiva de propostas para operacionalização das intervenções

16 3. Seleção dos problemas Preparação do processo de seleção dos problemas:

17 3. Seleção dos problemas 2. Descrição do processo de seleção
Métodos utilizados para a seleção dos problemas: Foram elaboradas duas listas de problemas identificados na linha de base; Os problemas mais importantes foram selecionados mediante discussões com a PP e CCL, utilizando técnicas de consenso; Para seleção dos problemas foram utilizados os seguintes critérios: 1. Relevância do problema 2. Factibilidade política da intervenção 3. Vulnerabilidade ou Resolutividade

18 3. Seleção dos problemas - Tipo e número de participantes no processo
Médicos da AB Médicos da AE NASF CCL PP Datas das reuniões Profissionais participantes 19 de novembro Representantes do CCL e gestão municipal da saúde: 10 Médicos da AB: 22 26 de novembro Representantes do CCL e gestão municipal da saúde: 7 22 de dezembro Representantes do CCL e gestão municipal da saúde: 5 Representantes do NASF: 3 Médicos da AE: 12 29 de dezembro Médicos AB: 6 Médicos AE: 6

19 3. Seleção dos problemas - Desenvolvimento do processo Critérios
Pontuação 1 Relevância do problema 0-5 2 Factibilidade política da intervenção 3 Vulnerabilidade ou Resolutividade Os problemas foram definidos tendo como referência o protagonismo dos atores envolvidos, sendo pontuados conforme os critérios acima e a real possibilidade de execução; Após três reuniões, foi construído um banco de dados contendo as pontuações de todos os critérios; A partir desse banco foram calculadas as médias da pontuação final (soma da pontuação dos critérios) para cada problema, sendo destacados os de maiores médias. Os problemas com suas respectivas médias de pontuação foram apresentados em reuniões com PP e CCL.

20 3. Seleção dos problemas - Problemas e suas respectivas pontuações
Média da pontuação 1. Falta de acordo dos critérios e dificuldade de acesso para utilização/realização de R e CR 14,60 2. Baixa freqüência de reuniões conjuntas e discussão de casos clínicos 12,45 3. Ausência de diretório de contatos (lista) 11,91 4. Precária comunicação entre os profissionais 11,79 5. Comunicação: maioria das vezes por canais informais de transferência da informação 11,76 6. Informatização precária 7. Condução inadequada no processo de atenção 11,45 8. Encaminhamentos desnecessários da AB para a AE 11,24 9. Desproporção entre demanda e oferta de exames e consultas na AE 10. Falta de mecanismos estabelecidos para intercâmbio entre as unidades de saúde 11,06 11. Falta de adequação clínica da transferência do paciente 11,03 12. Restrições normativas impedindo médicos da AB de prescrever/solicitar alguns medicamentos e exames 10,97

21 3. Seleção dos problemas - Problemas e suas respectivas pontuações
Média da pontuação 13. Incipiência na Central de Regulação e entraves no sistema informatizado de marcação de procedimentos – INFOCRAS 10,91 14. Indefinição do responsável clínico 10,88 15. Pouca disponibilidade de tempo dos profissionais: por pressão de demanda c/ aumento da cota de pacientes; outros vínculos e atribuições 10,82 16. Inexistência de compartilhamento de informações entre níveis de atenção 10,39 17. Inexistência de formulário de R e CF* 10,21 18. Precariedade de infraestrutura das unidades 10,18 19. Desvalorização/falta de confiança na AB por parte dos médicos especialistas 9,50 20. Desinteresse em desenvolver trabalho de articulação entre níveis 9,24 21. Persistência do modelo hospitalocêntrico 8,64

22 3. Seleção dos problemas 3. Problemas selecionados

23 Encaminhamentos desnecessários da AB para AE
Causas Consequências Deficiência na formação profissional Falta de anamnese e exame do paciente Falta de comunicação Cultura de valorização do especialista Falta de vínculo (entre profissionais e com pacientes) Desinteresse dos profissionais Pouca disponibilidade de tempo Muita demanda Sobrecarga na AB (refletir sobre as causas) Desproporção entre demanda e oferta (causa e consequência) Sobrecarga na AE Usuários que realmente precisam, deixam de ser atendidos Maior insatisfação do usuário Aumento da fila de espera "Cota" usada inadequadamente Prejudica a equidade Desproporção entre demanda e oferta Aumento do custo Aumento de pedido de exames Baixa resolutividade Problema Encaminhamentos desnecessários da AB para AE Problemas específicos: Falta de formação profissional; Cultura do cuidado fragmentado Médico que quer se livrar do paciente; Restrição normativa que impede que os médico AB solicite exames/medicamentos; INFOCRAS precário; Inexistência de compartilhamento de informações entre os níveis Mídia sensacionalista Modelo hospitalocêntrico

24 4. Seleção das intervenções
1. Preparação do processo de seleção das intervenções A seleção das intervenções foi realizada a partir da análise dos estudos de linha de base e devolução destes para CCL, PP, gerentes e usuários Seleção dos problemas e construção das causas e conseqüências dos diferentes problemas encontrados Identificação e priorização das possíveis intervenções para resolução dos problemas selecionados Desenho destas intervenções foi realizado com o CCL, PP e apoio da equipe técnica da pesquisa.

25 4. Seleção das intervenções
2. Descrição do processo de seleção Método utilizado para a seleção das intervenções Divisão dos participantes da PP e CCL em dois grupos de trabalho; Para a seleção das intervenções foram utilizadas as intervenções sugeridas no inquérito e estudo qualitativo; Foi realizada a caracterização das causas e consequências dos problemas selecionados.

26 4. Seleção das intervenções
Foi utilizado instrumento de apoio contendo critérios de valoração para pontuação e seleção. combinação – momento de reflexão individual e grupo nominal para definir prioridades Critério Pontuação 1 Factibilidade técnica 0 - 5 2 Impacto a curto prazo 0 – 5 3 Sustentabilidade a longo prazo 4 Visibilidade política 0 = nula 1 = muito baixa 2 = baixa 3 = regular 4 = alta 5 = muito alta

27 4. Seleção das intervenções
Tipo e número de participantes no processo: Médicos da AB e AE, profissionais do NASF, profissionais da gestão e demais profissionais (residentes, acadêmicos e profissionais da unidade de saúde, como, enfermeira). Foram 22 profissionais:

28 4. Seleção das intervenções
Descrição do desenvolvimento do processo: Análise dos resultados Seleção dos problemas Possíveis intervenções O instrumento utilizado para as sugestões de intervenção teve como fonte as propostas de melhoria nos estudos de linha de base, experiências mencionadas por profissionais membros da plataforma e do comitê e experiência nos países do Equity-LA II.

29 4. Seleção das intervenções
3. Intervenções sugeridas e pontuadas

30 4. Seleção das intervenções

31 5. Dificuldades e soluções durante o proceso
Na devolução dos resultados: Na constituição e funcionamento da plataforma de profissionais: Na seleção de problemas e intervenções: Dificuldades Soluções Conseguir coro Pactuação com a gestão Conseguir liberação dos profissionais dos serviços para as reuniões Interesse dos profissionais em participar do processo Sensibilização dos profissionais sobre a sua importância como co-participante do processo Faltou a participação de representantes dos usuários nas reuniões Retoma contato com o Conselheiro de Saúde para conseguir pauta nas reuniões Dificuldades Soluções Conseguir médicos da AE Relembrar as reuniões aos profissionais ( e ligações) Conseguir a participação até o final da apresentação Atividades dialogadas, dinâmicas e exercícios práticos. Dificuldades Soluções Conseguir selecionar os problemas conforme o critério de governança Retomada das intervenções e seu objetivo Fazer com que eles se entendam como atores atuantes no processo

32 6. Documentação do processo
Materiais: Fotos; Informes da pesquisa; Informes a gestão; Informes para as unidade. Atas, apresentações: Frequência das reuniões e capacitações (equipe técnica) Material em slides das apresentações, das reuniões e das capacitações da equipe técnica Documentos básicos de planejamento: Relatório de cada reunião com os participantes da intervenção;

33 7. Cronograma das etapas do projeto e implementação

34 7. Cronograma das etapas do projeto e implementação

35 OBRIGADA!


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