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Engenharia de Software I

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Apresentação em tema: "Engenharia de Software I"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Software I

2 Conferencia 2. Enfoques de engenharia de software
Conferencia 2. Enfoques de engenharia de software. Modelos, metodologias e processos de desenvolvimento de software. Parte II

3 Lembrando… Enfoques de Engenharia de Software | 01 |
- Tamaño del equipo de desarrollo. - Documentación generada. - Tiempo de entrega. - Planificación. | 01 |

4 Quais são os tipos de Enfoques de Engenharia que existem?
Quais são as variáveis que determinan o tipo de enfoque para aplicar num projecto?

5 Enfoque Prescriptivo - Características
Uma documentação exhaustiva de todo o projecto. Centram sua atenção em cumprir com um plano detalhado. Baseiam-se na gestão de todo o processo. Jacobson, I.; Booch, G. y Rumbaugh, J.; “El Proceso Unificado de Desarrollo de software” Pág. 13. | 01 |

6 Enfoque Ágil - Características
Concorrência. Enfoque comum. Colaboração. Habilidade para a tomada de decisões. Capacidade de resolução de problemas confusos. Confiança e respeito mútuo. Organização própria. Jacobson, I.; Booch, G. y Rumbaugh, J.; “El Proceso Unificado de Desarrollo de software” Pág. 13. | 01 |

7 Variáveis Complexidade Tamanho do equipa de desenvolvimento.
Documentação gerada. Tempo de entrega. Planificação.

8 Lembrando… Modelos de Engenharia de Software | 01 |
- Tamaño del equipo de desarrollo. - Documentación generada. - Tiempo de entrega. - Planificación. | 01 |

9 Modelos de Procesos Definem um conjunto de elementos do processo que permitem de alguma maneira predizer os resultados a obter e a forma na que executar-se-ão. Classificação: Prescriptivos ou convencionais Ágeis | 01 |

10 Modelos de Procesos Prescriptivos
Modelos nos quais se descreveram os fluxos de trabalho, as atividades e a inter-relação entre os componentes de um projecto, permitindo a existência de diferentes maneiras de executar os processos de desenvolvimento de acordo às condições do meio onde se ocorrem. Modelos en los cuales se han descrito los flujos de trabajo, las actividades y la interrelación entre los componentes de un proyecto, permitiendo la existencia de diferentes maneras de ejecutar los procesos de desarrollo de acuerdo a las condiciones del entorno donde se ocurren. | 01 |

11 Modelos de Processos Ágeis
Centram-se em: Os indivíduos e suas relações sobre os processos e as ferramentas. O software em funcionamento sobre a documentação extensa. A colaboração do cliente sobre o respeito a um contrato. A resposta a uma mudança sobre o rastreamento de um plano. | 01 |

12 Perguntas de control de estudo
Segundo as seguintes definições diga qual modelo corresponde

13 Os requisitos estão bem definidos mas é necessário satisfazer ao cliente de forma rápida com conjuntos limitados de funcionalidade em pequenas porções que aumentam gradualmente e se refinam e expandem na cada entrega. | 01 |

14 Aplicam de maneira integrada vários dos modelos de engenharia de software de acordo à um tipo específico de sistema ou grupo destes. | 01 |

15 São utilizados para projectos de engenharia de software empotrados ou de inteligencia artificial que tenhan muitas personas com alto nível. | 01 |

16 Os requisitos finais não estão bem definidos, mas sim o esquema geral de necessidades do cliente. É necessário satisfazer ao cliente de forma rápida ante a pressão do mercado, se dedicando inicialmente a satisfazer requisitos essenciais e depois trabalhar sobre as extensões destes requisitos. | 01 |

17 As necessidades e soluções evoluem através de uma estreita colaboração entre as equipes multidisciplinares. Eles são caracterizados por enfatizar a comunicação sobre a documentação, por o desenvolvimento evolutivo e por sua flexibilidade. | 01 |

18 Desenvolvem suas atividades de forma contínua sem retrocessos a atividades prévias e sem repetição das já executadas. Nestes é necessário que os requisitos estejam bem estabelecidos inicialmente e que sua probabilidade de mudança seja muito baixa. | 01 |

19 Modelos de Proceso de SW
Estáticos Incrementais Evolutivos Especializados Modelos Prescriptivos Modelos de Proceso de SW Modelos Ágeis Modelo Ágil

20 Como saber qual modelo de desenvolvimento utilizar???
Junio 2008 Junio 2008

21 Utilizando o Método de Boehm y Turner
Junio 2008 Junio 2008

22 Método de Boehm y Turner
Propõe 5 critérios fundamentais mediante os que estar-se-á a valorizar o projecto; estes são: tamanho da equipa, criticidad do produto, dinamismo das mudanças, cultura da equipa e pessoal com que se conta. | 01 |

23 Fundamentos…

24 Método de Boehm y Turner
Tamanho: Quantidade de desenvolvedores. Criticidad: Valoriza as consequências de danos por ocorrência de defeitos. Dinamismo: Rapidez com que se possam mudar os requerimentos. Pessoal: Experiência da equipa de trabalho. Cultura: Nível de organização e relações entre o pessoal. | 01 |

25 Estrela de Boehm y Turner
| 01 |

26 ¿Quais consideram seria melhor utilizar?
Resumindo… ¿Que importância lhes conferem aos modelos de processo de desenvolvimento? ¿Quais consideram seria melhor utilizar? | 01 |

27 Resumindo… Tendo as capas da IS , as 4P, e um modelo de processo já definido.. ¿Acham que é suficiente? ¿Que faltaria? | 01 |

28 Uma metodología de software…!!!

29 ¿Que é uma metodología? É um processo.
Num projecto de desenvolvimento de software um processo define: “QUEM” deve fazer “QUE”, “QUANDO”, e “COMO” para obter um produto de software. Las metodologías se basan en una combinación de los modelos de proceso genéricos (cascada, evolutivo, incremental, etc.). | 01 |

30 Características gerales
Não podem-se aplicar a todo o tipo de projectos. Estão orientadas em função dos novos princípios de desenvolvimento do software. Podem ser ajustávels de acordo às características do projecto. | 01 |

31 Criterios para sua clasificação
Notações utilizadas para especificar os artefatos produzidos. Filosofía de desenvolvimento (modelo ou enfoque) Para clasificar las metodologías de desarrollo de software existen 2 criterios fundamentales: uno de acuerdo a las notaciones utilizadas para especificar artefactos producidos en actividades de análisis y diseño (Metodologías estructuradas y Metodologías Orientadas a Objetos), y según la filosofía de desarrollo (Metodologías Tradicionales o pesadas y Metodologías ágiles). | 01 |

32 Clasificação Metodologias estruturadas e Metodologias Orientadas a Objetos. Metodologias Tradicionais ou pesadas e Metodologias ágeis. Para clasificar las metodologías de desarrollo de software existen 2 criterios fundamentales: uno de acuerdo a las notaciones utilizadas para especificar artefactos producidos en actividades de análisis y diseño (Metodologías estructuradas y Metodologías Orientadas a Objetos), y según la filosofía de desarrollo (Metodologías Tradicionales o pesadas y Metodologías ágiles). | 01 |

33 Tradicionais ou pesadas
Métrica V3 Open Source Development Software MSF (Microsoft Solution Framework) RUP (Rational Unified Process) | 01 |

34 Metodologías ágeis Extreme Programming (XP). SCRUM. Crystal Clear.
Feature -Driven Development (FDD). Dynamic Systems Development Method (DSDM). | 01 |

35 Conclusões ¿Existe uma forma de desenvolver software?
¿Qual é o melhor modelo de desenvolvimento de software? ¿Que é uma metodologia de desenvolvimento de software? | 01 |

36 Conclusões ¿Qual é a melhor das metodologias?
¿Que relação existe entre modelo e metodologia de desenvolvimento de software? ¿Como identificar o modelo e metodologia a utilizar para o desenvolvimento de determinado software? Resaltar que no existe una metodología mejor que otra, sino que todas pueden útiles para resolver una situación determinada. | 01 |

37 Seminario 1: «Metodologías de desenvolvimento de software»
Objetivo: Comparar metodologías de desenvolvimento de software tendo en conta os criterios para su selección. El profesor debe explicarles que el objetivo del seminario es comparar metodologías de desarrollo de software teniendo en cuenta los criterios para su selección. (RUP, SCRUM, XP, MSF, OpenUP y Crystal Methodologies en específico Crystal Clear) Orientaciones en el plan de clases. | 01 |

38 Atividades Caracterizar as metodologías de desenvolvimento de software correspondente. (Informe digital) Mostre numa apresentação o resumen com as principais características das metodologías presentadas El profesor debe explicarles que el objetivo del seminario es comparar metodologías de desarrollo de software teniendo en cuenta los criterios para su selección. (RUP, SCRUM, XP, MSF, OpenUP y Crystal Methodologies en específico Crystal Clear) Orientaciones en el plan de clases. | 01 |

39 Equipa 6 e 7: Crystal Clear)
Equipa 1 e 12: RUP Equipa 2 e 11: SCRUM Equipa 3 e 10: XP Equipa 4 e 9: MSF Equipa 5 e 8: OpenUP Equipa 6 e 7: Crystal Clear) El profesor debe explicarles que el objetivo del seminario es comparar metodologías de desarrollo de software teniendo en cuenta los criterios para su selección. (RUP, SCRUM, XP, MSF, OpenUP y Crystal Methodologies en específico Crystal Clear) Orientaciones en el plan de clases. | 01 |

40 Criterios a ter em conta
Ano em que surge (versões y melhoras) Dinamismo Pessoal Práticas que utiliza Planejamento Roles Cantidade de iterações recomendadas Atividades definidas (restrições vs flexibilidade) Duração recomendada das iterações Tamanho do equipa Experiencia do equipo Criticidade El profesor debe explicarles que el objetivo del seminario es comparar metodologías de desarrollo de software teniendo en cuenta los criterios para su selección. (RUP, SCRUM, XP, MSF, OpenUP y Crystal Methodologies en específico Crystal Clear) Orientaciones en el plan de clases. | 01 |

41 Engenharia de Software I


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