A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O CONTROLE AVERSIVO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O CONTROLE AVERSIVO"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O CONTROLE AVERSIVO

2 Quase todos os seres vivos agem buscando livrar-se de contatos prejudiciais...
Provavelmente, esse tipo de comportamento desenvolve-se devido ao seu valor de sobrevivência.

3 Controle Aversivo: ocorre quando há modificação na frequência do comportamento utilizando-se o reforço negativo e punição (positiva ou negativa).

4 O controle aversivo ocorre através de três tipos de consequência:
REFORÇO NEGATIVO PUNIÇÃO POSITIVA PUNIÇÃO NEGATIVA

5 O controle exercido pelos três tipos de consequência é aversivo porque o individuo se comporta para que algo não aconteça, ou seja, para subtrair um estímulo do ambiente ou para fazer com que ele nem mesmo ocorra.

6 REFORÇO NEGATIVO O comportamento tem como consequência a retirada de um estimulo do ambiente. Fala-se reforço pois aumenta a probabilidade do comportamento ocorrer novamente.

7 Exemplos: O comportamento de tomar analgésicos é provável de ocorrer em circunstancias semelhantes no futuro, pois o comportamento teve como consequência à retirada de um estímulo do ambiente, a dor de cabeça. O comportamento de passar protetor solar ao tomar sol é provável de ocorrer em circunstâncias semelhantes no futuro, pois o comportamento teve como consequência à retirada de um estimulo do ambiente, queimaduras na pele. O comportamento de tirar um sapato que está causando dor no pé é provável de ocorrer em circunstancias semelhantes no futuro, pois o comportamento teve como consequência à retirada de um estímulo do ambiente, calos nos pés.

8 Vários estímulos aversivos controlam nossos comportamentos cotidianos:
Leis Normas Códigos de ética Todos estes estabelecem consequências para nossos comportamentos que queremos evitar: Mentir Inventar histórias Dar desculpas “esfarrapadas”

9 COMPORTAMENTO DE FUGA: COMPORTAMENTO DE ESQUIVA:
REFORÇO NEGATIVO COMPORTAMENTO DE FUGA: Ocorre quando um determinado estímulo aversivo está presente no ambiente e, esse comportamento retira-o do ambiente COMPORTAMENTO DE ESQUIVA: Esse comportamento evita ou atrasa o contato com um estimulo aversivo.

10 Exemplos: FUGA Se a mãe vê o quarto desarrumado pela manhã e começar a brigar, você o arruma para que ela pare. Fazer uma revisão no carro após esse apresentar uma falha mecânica. Chegar tarde de uma festa e seu pai começar a brigar, você inventa a história de que teve que trocar o pneu para seu pai parar. OBS: para ocorrer o comportamento de fuga o estímulo aversivo tem que estar presente no ambiente.

11 ESQUIVA Comer pouco chocolate na páscoa, pois no anos passado você comeu muito e apresentou várias espinhas no rosto. Levar o carro para uma revisão pois você irá viajar. Estudar para a prova de Experimental, pois tirei uma nota baixa no trabalho e não quero ir com nota baixa na disciplina. OBS: o estimulo aversivo não está presente no ambiente.

12 A esquiva pode ser considerada um comportamento de prevenção, enquanto que a fuga pode ser de remediação.

13 PUNIÇÃO Refere-se a uma relação de contingência entre um comportamento e uma consequência, sendo que o efeito da contingencia é a redução da frequência ou da probabilidade de ocorrência desse comportamento no futuro.

14 - Ao ingerir grande quantidade de bebida alcoólica e ter ressaca no dia seguinte poderá diminuir a probabilidade da ingestão da bebida alcoólica futuramente. Diz-se que o comportamento foi punido pela ressaca do dia seguinte. Ao trair o namorado amado e este, ao descobrir, termina o relacionamento poderá diminuir a probabilidade de você trair novamente um próximo namorado. O comportamento de trair foi punido pelo termino do namoro. Ao comer camarão você apresenta manchas vermelhas na pele. A probabilidade de comer camarão vai diminuir, pois a reação alérgica puniu esse comportamento.

15 PUNIÇÃO PUNIÇÃO POSITIVA: diminui a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente pela adição de um estimulo aversivo ao ambiente PUNIÇÃO NEGATIVA: diminui a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente pela subtração de um estimulo aversivo ao ambiente

16 Exemplos: Punição Positiva Você espremeu um limão e ao sair ao sol aparecem manchas nas mãos. Você não espreme limão mais quando for sair ao sol. Você discute com o namorado um dia antes da prova e tira uma nota ruim. Você não discute mais com o namorado na véspera de avaliações. Voce ultrapassa o sinal vermelho e recebe uma multa. Voce não ultrapassa mais sinais vermelhos.

17 Punição Negativa: Você acessa sites indevidos na internet e aparecem vírus em seu computador que fazem com ele não funcione mais. Você não acessa mais sites indevidos, pois o computador não funciona mais. Você engorda um pouco perde a maioria das roupas. Você emagrece e procura não engordar mais. Você está dirigindo alcoolizado e perde a carteira de motorista. Você não dirige mais alcoolizado.


Carregar ppt "APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O CONTROLE AVERSIVO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google