A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias da Aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias da Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias da Aprendizagem
Behaviorismo Teorias da Aprendizagem

2 Behaviorismo: origem 1900… Véspera da Primeira Guerra Mundial
Início do uso generalizado de combustíveis a base de petróleo Pragmatismo econômico Revolução tecnológica (Marie Curie, Einstein, Darwin, Pavlov) … Necessidade de eficácia freiava Psicologia

3 Behaviorismo: origem Valor aos fins, não aos processos
Pressão por resultados Valor aos fins, não aos processos

4 Ivan Pavlov Fisiologista russo
Pesquisava a biologia da digestão em cães 1904: Nobel (salivação ocorria mesmo sem a presença do alimento) Respostas reflexas X condicionadas

5

6 Condicionamento Clássico

7

8 Condicionamento Clássico
Estímulo – resposta incondicionados  Reflexo REFLEXO ESTÍMULO RESPOSTA Sucção Objeto na boca sugar Rotação da cabeça Toque na bochecha Virar cabeça Engolir Alimento na boca Espirrar Irritação nas vias aéreas Reflexo de nadar Bebê na horizontal, segurado pela barriga Movimentos de natação Reflexo de garra Toque na palma da mão ou planta do pé Fechamento da mão ou pé Reflexo de caminhar Bebê na vertical, tocando superfície Movimentos de caminhada

9 Condicionamento Clássico
Fenômenos: Aquisição – número de repetições necessárias para emparelhamento Recuperação – condicionamento é duradouro Extinção – apresentar estímulo condicionado sem estímulo incondicionado repetidamente Generalização – Mesma resposta (similar) ao apresentar variações do estímulo Discriminação – aprender a não generalizar Condicionamento de ordem superior – acrescentar um estímulo

10

11 John Watson Psicólogo americano (1878 – 1958)
1913 – Manifesto Behaviorista “A psicologia como o behaviorista a vê” Marco histórico na psicologia – uniu outros manifestos Defendia abandono da instrospecção e adoção da observação direta do comportamento como único método possível para psicologia científica Observação possibilitaria mensurar e replicar Psicologia: ciência capaz de prever e controlar comportamento

12 John Watson Achados de Pavlov embasam sua teoria
Homem nasce com reflexos que, com o tempo, são associados a respostas emocionais (Ex. Sentimentos de amor ao ser acariciado) “Anti-eugenia” – tudo seria aprendido pelas experiências Ambientalismo Tábula rasa de Locke

13 “Dê-me a criança e meu mundo para criá-la, eu a farei engatinhar ou andar, eu a farei escalar e usar suas mãos para construir prédios de pedra ou madeira, eu farei dela um ladrão, um atirador ou um viciado em narcóticos. A possibilidade de moldá-la em qualquer direção é quase infinita.” (Watson, 1928, p. 35)

14 Pequeno Albert

15

16

17

18

19 Condicionamento Clássico
Até hoje é usado para explicar sintomas de alguns quadros psicopatológicos (Ex. Fobias, evitações e TEPT) Preceitos da habituação são considerados “padrão ouro” para tratamento de alguns quadros, como fobias Todas as pessoas respondem da mesma forma aos mesmos estímulos?

20 Neobehaviorismo Burrhus Frederic Skinner (1904 – 1990) foi um dos maiores nomes da psicologia do século XX Inspirado em Pavlov e Watson, mas critica limitação do estudo dos reflexos Comportamento seria essencialmente produto do ambiente / fora do organismo Método objetivo e descritivo (sem especulações) Não nega processos mentais

21 https://www. youtube. com/watch
=PLSheHleldxKTw3UwWr3Ka7ccwIda2P5AK&index=1 1

22 Neobehaviorismo Aprendizagem resultaria da associação de um estímulo a outro Responsável por perceber que determinadas contingências, e a forma como eram apresentadas, influenciavam a frequência do comportamento Respostas eliciadas por um estímulo – RESPONDENTES (Clássico) Respostas emitidas por organismo – OPERANTES Maioria dos comportamentos seria OPERANTE

23 Não existem contingências universais!
Neobehaviorismo CONTINGÊNCIAS: O que organismo faz Sob quais condições faz Consequências das ações Não existem contingências universais!

24 Neobehaviorismo Influência das ideias de Darwin
Natureza age para selecionar características que contribuem para sobrevivência Efeito das consequências – respostas selecionadas “Tanto na seleção natural quanto no condicionamento operante, as consequências assumem o papel previamente atribuído a uma mente criativa antecedente”

25 Condicionamento Operante
“Um operante é uma resposta que opera no ambiente e modifica-o” Estímulo antecedente Comportamento Estímulo consequente

26 Condicionamento Operante
Tipos de operante REFORÇO PUNIÇÃO EXTINÇÃO

27 Condicionamento Operante
Reforço: aumenta a probabilidade da ocorrência do comportamento Positivo: Quando a contingência é adicionada Lavar louça Receber elogio Aumenta probabilidade Negativo: Quando a contingência é retirada Fazer tema Não precisar ajudar na casa Aumenta probabilidade

28 Condicionamento Operante
Punição: reduz a probabilidade da ocorrência do comportamento Positiva: Quando a contingência é adicionada Dirigir alcoolizado Multa Reduz probabilidade Negativa: Quando a contingência é retirada Não fazer o tema Ficar sem TV Reduz probabilidade

29 Condicionamento Operante
Extinção: reduz probabilidade da ocorrência da resposta pela ausência da contingência Birra no mercado Ignorar Reduz probabilidade

30 Supernanny (16min, 31min)

31 Condicionamento Operante
CAIXA DE SKINNER

32 Impacto na educação Artigo As Teorias da Aprendizagem são necessárias?
Embora agradáveis para seus criadores, teorias têm pouco valor prático Ficções não observadas – Comportamento não pode ser estudado pelo método hipotético-dedutivo – sem especulações

33 Impacto na educação Vamos conhecer a Máquina de ensinar de Skinner:


Carregar ppt "Teorias da Aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google