A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #12 TEMA II | EU CAPÍTULO 1 | A COGNIÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #12 TEMA II | EU CAPÍTULO 1 | A COGNIÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #12 TEMA II | EU CAPÍTULO 1 | A COGNIÇÃO
Objetivo: Explicar as teorias e o papel da aprendizagem. → aprendizagem

2 aprendizagem Qual a importância da aprendizagem?

3 aprendizagem MUDANÇA RELATIVAMENTE ESTÁVEL E DURADOURA DO COMPORTAMENTO OU DAS CAPACIDADES DO INDIVÍDUO, ADQUIRIDA COMO RESULTADO DA OBSERVAÇÃO PRÁTICA, ESTUDO OU EXPERIÊNCIA E QUE SE TRADUZ NUM AUMENTO DO SEU REPERTÓRIO DE COMPETÊNCIAS E SABERES. NÃO SE REDUZ A CONHECIMENTOS FACTUAIS. NÃO É SEMPRE CORRETA. NÃO É NECESSARIAMENTE INTENCIONAL E DELIBERADA. NÃO É DIRETAMENTE OBSERVÁVEL. O que é a aprendizagem?

4 aprendizagem A APRENDIZAGEM IMPLICA SEMPRE A EXISTÊNCIA DE MUDANÇAS RELATIVAMENTE PERMANENTES NO COMPORTAMENTO OU NOS PROCESSOS MENTAIS. ESTAS MUDANÇAS TERÃO DE SER ESTÁVEIS E DE AFETAR O COMPORTAMENTO OU OS PROCESSOS MENTAIS. Que características devem ter as mudanças no comportamento ou processos mentais para serem consideradas aprendizagem?

5 aprendizagem De forma simples, PODEMOS distinguir ENTRE APRENDIZAGEM COMPORTAMENTAL E APRENDIZAGEM COGNITIVA. APRENDIZAGEM COMPORTAMENTAL Condicionamento clássico Exemplo: cães de Pavlov Condicionamento operante Exemplo: gatos de Thorndike APRENDIZAGEM COGNITIVA Insight Exemplo: chimpanzés de Köhler Latente, através de mapas cognitivos Exemplo: ratos de Tolman Por observação e imitação Exemplo: boneco Bobo de Bandura Que teorias da aprendizagem existem e como se podem agrupar?

6 condicionamento clássico
O que se defende na teoria do condicionamento clássico?

7 condicionamento clássico
ALGUNS DOS PRESSUPOSTOS DO CONDICIONAMENTO CLÁSSICO RESULTAM DA APLICAÇÃO PRÁTICA DAS EXPERIÊNCIAS LABORATORIAIS DE IVAN PAVLOV COM CÃES. PAVLOV APRESENTOU AOS CÃES ESTÍMULOS DISTINTOS (POR EXEMPLO, O SOM DE UMA CAMPAINHA) SEGUIDOS DE IMEDIATO DE ALIMENTO OU DE UM ÁCIDO QUE OS FAZIA SALIVAR. CONSTATOU QUE, DEPOIS DE REPETIR SUCESSIVAMENTE A ASSOCIAÇÃO ENTRE ESTÍMULOS, OS CÃES COMEÇAVAM A SALIVAR DIRETAMENTE EM CONSEQUÊNCIA DO SOM, SEM NECESSIDADE DA APRESENTAÇÃO DO ALIMENTO OU DO ÁCIDO. IVAN PAVLOV ( ) Que autor associamos à teoria do condicionamento clássico? O que descobriu Ivan Pavlov nas suas experiências?

8 O alimento é o estímulo incondicionado (EI)…
… já que desencadeia uma resposta automática e incondicionada (RI): a salivação do cão. Por outro lado, o som da campainha, antes do condicionamento, designa-se estímulo neutro (EN)… O adjetivo condicionado indica que o EC provoca a RC exclusivamente após um processo de aprendizagem. À salivação em função do som da campainha chamamos resposta condicionada (RC). …e, após o condicionamento, estímulo condicionado (EC). Como ocorre o condicionamento clássico? Catarina Pires | Sara Barndão

9 condicionamento clássico
ANTES DO CONDICIONAMENTO, O ESTÍMULO NEUTRO NÃO PROVOCA QUALQUER REAÇÃO O que é um estímulo neutro? Que reação provoca, antes do condicionamento?

10 condicionamento clássico
EC RC Depois do condicionamento, o EC (aprendido) Provoca, só por si, a RC (aprendida) Por que falamos em estímulo condicionado? Que resposta provoca, depois do condicionamento? Porquê?

11 condicionamento operante
O que se defende na teoria do condicionamento operante?

12 condicionamento operante
RESPONSÁVEL PELA FORMULAÇÃO DA LEI DO EFEITO, THORNDIKE DEFENDIA QUE OS COMPORTAMENTOS QUE PRODUZEM UM ESTADO DE COISAS SATISFATÓRIO SÃO MANTIDOS (REFORÇADOS) ENQUANTO AQUELES QUE GERAM UM ESTADO DE COISAS INCÓMODO OU NULO SÃO ENFRAQUECIDOS OU ELIMINADOS. EDWARD THORNDIKE ( ) Quem formulou a lei do efeito? O que postula esta lei?

13 condicionamento operante
PARA REALIZAR A SUA PESQUISA, CONSTRUIU UMA CAIXA- PROBLEMA: UMA CAIXA DE MADEIRA EQUIPADA COM UMA PORTA QUE PODIA SER ABERTA A PARTIR DE UM MECANISMO SITUADO NO SEU INTERIOR. A LEI DO EFEITO PRESSUPÕE NÃO SÓ A LIGAÇÃO ENTRE O ESTÍMULO E A RESPOSTA COMO TAMBÉM A SUA RELEVÂNCIA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DE COMPORTAMENTO. EDWARD THORNDIKE ( ) Que tipo de experiências realizou Thorndike?

14 … o resultado pode ser satisfatório (como escapar de uma jaula).
A ligação entre a ação e o acontecimento reforça-se. AAVV. (2012). The Psychology Book, p. 63 Londres: DK Publishing. As respostas benéficas permanecem gravadas; as que não trazem qualquer benefício são rejeitadas. Quando um animal responde a um estímulo,… … o resultado pode ser insatisfatório (como continuar preso na jaula). A ligação entre a ação e o acontecimento enfraquece. Como ocorre a lei do efeito?

15 condicionamento operante
ASSUMINDO QUE AS CONSEQUÊNCIAS DE UM COMPORTAMENTO SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE QUALQUER ESTÍMULO QUE O PRECEDA, SKINNER APROFUNDOU OS PRINCÍPIOS DO COMPORTAMENTO OPERANTE. COM BASE EM DIVERSAS EXPERIÊNCIAS (SENDO AS MAIS CONHECIDAS AS REALIZADAS COM RATOS COLOCADOS EM CAIXAS COM UMA ALAVANCA), MOSTROU A DIFERENÇA ENTRE REFORÇO POSITIVO E REFORÇO NEGATIVO. BURRHUS SKINNER ( ) Que autor associamos à teoria do condicionamento operante? O que descobriu Skinner com as suas experiências? Quais são os conceitos estruturantes do condicionamento operante?

16 condicionamento operante
Reforço positivo: Quando o rato pressiona a alavanca da gaiola e recebe alimentO, ele age sobre o meio e recebe uma recompensa que reforça o seu comportamento. Reforço negativo: quando o rato pressiona a alavanca e suspende um som alto ou eletrochoques, ele age sobre o meio e elimina um estímulo aversivo. BURRHUS SKINNER ( ) O que distingue o reforço positivo do negativo?

17 condicionamento operante
SKINNER CLARIFICOU TAMBÉM OS PROCESSOS ASSOCIADOS À PUNIÇÃO, DISTINGUINDO ENTRE: PUNIÇÃO POSITIVA OU AVERSIVA (QUE ENVOLVE A APRESENTAÇÃO DE UM ESTÍMULO AVERSIVO EM CONSEQUÊNCIA DE UM DETERMINADO COMPORTAMENTO). PUNIÇÃO NEGATIVA (QUE ENVOLVE A ELIMINAÇÃO DE UM ESTÍMULO EM CONSEQUÊNCIA DE UM DETERMINADO COMPORTAMENTO). AO CONTRÁRIO DO REFORÇO, QUE PRETENDE AUMENTAR A FREQUÊNCIA DO COMPORTAMENTO, A PUNIÇÃO VISA REDUZIR A SUA OCORRÊNCIA. NUM CASO E NO OUTRO, O POSITIVO E O NEGATIVO QUEREM DIZER ADICIONAR E ELIMINAR, RESPETIVAMENTE, NÃO TENDO NADA A VER COM BOM OU MAU, PRAZEROSO OU DOLOROSO. Para além da noção de reforço, que outro conceito é fundamental para o condicionamento operante? Que diferenças existem entre reforço e punição? O que significa positivo e negativo no âmbito do reforço e da punição?

18 condicionamento operante
Lei do efeito Reforço positivo/reforço negativo Como descrevemos as experiências de Thorndike e Skinner?

19 aprendizagem por insight
O que defende a teoria da aprendizagem por insight?

20 condicionamento operante
PARA KÖHLER A APRENDIZAGEM NÃO RESULTAVA APENAS, COMO PROPUNHA THORNDIKE, DE UM PROCESSO DE TENTATIVA E ERRO, MAS TAMBÉM DO INSIGHT OU COMPREENSÃO SÚBITA . A COMPREENSÃO SÚBITA DA LIGAÇÃO ENTRE ELEMENTOS DE UMA MESMA SITUAÇÃO, É UM ELEMENTO CHAVE, COMO DEMONSTROU NAS EXPERIÊNCIAS QUE REALIZOU COM CHIMPANZÉS. WOLFGANG KÖHLER ( ) Que autor associamos à teoria da aprendizagem por insight? O que se entende por insigth?

21 condicionamento operante
PRESOS EM JAULAS, OS CHIMPANZÉS CONSEGUIAM VER BANANAS E VARAS (EM ALGUMAS EXPERIÊNCIAS TAMBÉM CAIXAS) QUE TINHAM QUE SER PERCEBIDAS COMO ELEMENTOS DO MESMO PROBLEMA. SÓ ASSIM CONSEGUIRAM USAR OS UTENSÍLIOS À DISPOSIÇÃO PARA CHEGAR ÀS BANANAS. WOLFGANG KÖHLER ( ) Que elementos envolviam as experiências de Köhler com chimpanzés? Qual o objetivo das experiências de Köhler com chimpanzés?

22 aprendizagem por insight
EMBORA INICIALMENTE OS CHIMPANZÉS NÃO FIZESSEM ASSOCIAÇÕES ENTRE OS VÁRIOS ELEMENTOS, ATRAVÉS DA REESTRUTURAÇÃO PERCETUAL LIGAVAM- NOS SUBITAMENTE ENTRE SI (POR VIA DO INSIGHT RESULTANTE DE VÁRIAS TENTATIVAS QUE FORNECEM A ASSIMILAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OS ELEMENTOS) E RESOLVIAM O PROBLEMA. O que descobriu Köhler sobre a reestruturação percetual nas suas experiências? REESTRUTURAÇÃO DO CAMPO PERCETUAL

23 aprendizagem latente O que defende a teoria da aprendizagem latente?

24 aprendizagem latente EDWARD TOLMAN (1886-1959)
AS EXPERIÊNCIAS DE EDWARD TOLMAN, COM RATOS DE LABORATÓRIO, DESAFIAVAM TAMBÉM A EXCLUSIVIDADE DA APRENDIZAGEM COMPORTAMENTAL E MOSTRAVAM A RELEVÂNCIA DOS PROCESSOS MENTAIS QUE ESTÃO NA BASE DE MUITAS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO. PARA TOLMAN ERAM CLARAS AS EVIDÊNCIAS DE UMA APRENDIZAGEM LATENTE, BASEADA EM MAPAS COGNITIVOS, COMO DEMONSTROU ATRAVÉS DE UM GRUPO DE EXPERIÊNCIAS EM LABIRINTOS. EDWARD TOLMAN ( ) Que autor associamos à teoria da aprendizagem latente?

25 aprendizagem latente GRUPO 1
Os ratos circulavam pelo labirinto e não recebiam recompensa à saída. Cometiam erros e demoravam a sair do labirinto. GRUPO 2 Os ratos circulavam pelo labirinto e recebiam recompensa à saída. Cometiam poucos erros e corriam para o fim do labirinto. GRUPOS 3 Os ratos circulavam pelo labirinto e não recebiam recompensa à saída durante parte da experiência. A partir de um certo momento recebiam recompensa. Então, deixaram de cometer erros e corriam para a saída. Que resultados foi possível retirar das experiências de Tolman sobre a aprendizagem latente? TOLMAN ACREDITAVA QUE OS RATOS QUE NÃO RECEBIAM RECOMPENSA TINHAM CRIADO MENTALMENTE O MAPA DO LABIRINTO, MAS NÃO MANIFESTARAM ESTA APRENDIZAGEM LATENTE ATÉ O REFORÇO SER INTRODUZIDO NA EXPERIÊNCIA.

26 APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO
O que defende a teoria da aprendizagem por observação?

27 APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO E IMITAÇÃO
BANDURA DEFENDIA A POSSIBILIDADE DE HAVER MUDANÇA COMPORTAMENTAL SEM EXISTÊNCIA DE REFORÇO DIRETO, ATRAVÉS DO QUE DENOMINOU REFORÇO VICARIANTE (O MODELO OBSERVADO TEM UM DADO COMPORTAMENTO REFORÇADO). ALBERT BANDURA (N. 1925) Que autor associamos ao conceito de reforço vicariante e à teoria da aprendizagem por observação? O que é o reforço vicariante?

28 APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO E IMITAÇÃO
O REFORÇO VICARIANTE É PARTE DA TEORIA DE BANDURA SOBRE A APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO, REUNINDO ESTA QUATRO CONDIÇÕES PARA SER EFICAZ: ATENÇÃO AO MODELO. RETENÇÃO DO QUE SE VIU OU OUVIU. REPRODUÇÃO OU IMITAÇÃO SEM ERRO. MOTIVAÇÃO PARA QUE O COMPORTAMENTO SEJA INTEGRADO NO CONJUNTO DE RESPOSTAS DO SUJEITO, POR EXEMPLO, A EXPECTATIVA DE UMA RECOMPENSA. ALBERT BANDURA (N. 1925) Que condições são necessárias para uma eficaz aprendizagem por observação?

29 Bibliografia AAVV. (2010). Dicionário de Psicologia APA. Porto Alegre: Artes Médicas. AAVV. (2012). The Psychology Book. Londres: DK Publishing. GAZZANIGA, M. e HEATHERTHON, T. (2005). Ciência Psicológica. Porto Alegre: Artes Médicas. JIMÉNEZ, S. (1995). Procesos Psicológicos Básicos. Madrid: Universitas. NAVAS, J. M. M. e CANTERO, F. P. (2004). Procesos Psicológicos Básicos. Madrid: MacGrawHill. PINTO, A. (1997). Cognição, Aprendizagem e Memória. Porto: FPCE da Universidade Do Porto.


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #12 TEMA II | EU CAPÍTULO 1 | A COGNIÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google