A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BEHAVIORISMO “Daí-me uma dúzia de crianças sadias, bem formadas e um ambiente de acordo com as minhas especificações e garanto que poderei tomar qualquer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BEHAVIORISMO “Daí-me uma dúzia de crianças sadias, bem formadas e um ambiente de acordo com as minhas especificações e garanto que poderei tomar qualquer."— Transcrição da apresentação:

1 BEHAVIORISMO “Daí-me uma dúzia de crianças sadias, bem formadas e um ambiente de acordo com as minhas especificações e garanto que poderei tomar qualquer uma ao acaso e treiná-la para que se torne qualquer tipo de especialista – médico, advogado, artista, comerciante, executivo, mendigo ou mesmo um ladrão, independente de suas inclinações, tendências, talentos, habilidades, vocações e da raça de seus ancestrais”. Watson.

2 BEHAVIORISMO A aprendizagem, para Thorndike, obedece às seguintes leis: 1 – Lei do exercício – a conexão é tanto mais forte quanto mais freqüentemente é exercitada; portanto sua força diminui quando não é exercitada; Intensidade do estímulo – quanto mais intenso o estímulo, menos exercício é necessário. Recentidade do estímulo – quanto mais recente a conexão, mais fácil é a lembrança.

3 BEHAVIORISMO 2 – Lei do efeito – a conexão entre S – R é fortalecida diante de resultados agradáveis e enfraquecida diante de resultados desagradáveis. A recompensa é mais poderosa que a punição, que afeta diretamente o apredizado. 3 – Lei da predisposição ou da prontidão – as reações do indivíduo são determinadas pelos neurônios, preparando-os para reagir ou não. Se uma conexão está pronta para agir, o agir satisfaz e o não-agir desagrada. A aprendizagem é a formação de conexões entre estímulo-resposta, ou a modificação de conexões já formadas. Conexões fixadas pelo exercício.

4 BEHAVIORISMO Watson, 1913, iniciou uma nova era da Psicologia Científica. O objeto de estudo não era mais a consciência, mas o comportamento, entendido como o fenômeno observável diretamente e explicável como mera resposta do organismo a modificações ambientais ou estímulos. Todo comportamento pode ser previsto desde que identificado o estímulo atuante. O comportamento animal e humano são regidos pelos mesmos princípios, diferenciando apenas a complexidade. O comportamento animal e humano são regidos pelos mesmos princípios, diferenciando apenas a complexidade. O behaviorismo propõe-se, através da manipulação dos estímulos ambientais, a planejar e formar seres humanos. O behaviorismo propõe-se, através da manipulação dos estímulos ambientais, a planejar e formar seres humanos. Não nega que certos padrões de comportamento são inatos. Não nega que certos padrões de comportamento são inatos. Os estímulos poderiam ser manipulados de acordo com as características individuais desejadas. Os estímulos poderiam ser manipulados de acordo com as características individuais desejadas.

5 BEHAVIORISMO CONCEITOS: Comportamento respondente É a resposta que o organismo dá a um estímulo específico. O estímulo está diretamente relacionado à resposta. Salivação ao comer, luz – dilatação dos olhos, arrepios da pele em ambientes de temperatura diferente etc. Comportamento operante É aquele de reação ao meio externo, sem que se possa identificar os estímulos que provocam a resposta emitida. Se manifesta em conseqüência da maturação e dos condicionamentos acumulados ao longo da vida do indivíduo. Fala, andar etc.

6 BEHAVIORISMO Reforço: é um fator que aumenta a possibilidade de uma resposta ocorrer em uma determinada situação. Reforço positivo – aumenta a freqüência da resposta quando ocorre contingentemente a ela. (alimento) Reforço negativo – é um estímulo que aumenta a freqüência resposta quando eliminado contingentemente à sua emissão. (choque elétrico)

7 BEHAVIORISMO Reforço secundário – estímulo que associado a um reforço primário, adquiriu capacidade de condicionar. (campainha – alimento, quando privado) Extinção – respostas reflexas, como operantes, condicionadas, podem ser extintas. É a perda gradual do poder do estímulo condicionado. Punição – consiste na apresentação de um estímulo aversivo (reforçador negativo) ou na retirada de um estímulo positivo após a emissão de uma resposta. Explo: travessura – palmada ou retirada da sobremesa.

8 BEHAVIORISMO Na empresa, o reforçamento, a extinção e a punição produzem diferentes efeitos sobre o comportamento. O reforçamento positivo ou negativo aumentam a probabilidade de ocorrência da resposta. A extinção leva a um gradual enfraquecimento da resposta e mesmo à eliminação da mesma. A punição suprime a resposta, se bem que temporariamente, na maioria das vezes. Exemplo: não dar aumento para os que não se adaptam ao trabalho = gera tensão = diminui a produtividade. A punição não ensina a agir, como deve ser o comportamento adequado. Uma vez passada a irritação dos funcionários, o mesmo comportamento tente a voltar.

9 BEHAVIORISMO Generalização de estímulos: passagem de estímulos de uma situação para situações similares. Ex.: criança com medo de rato braço, passa a ter medo de coelho branco, de algodão etc. Discriminação de estímulos: dá respostas diferentes a situações similares. Ex.: criança com medo de animais pretos (aranha, urso, pantera), mas que não se assusta ao ver um coelho preto.

10 BEHAVIORISMO Motivação: podemos dizer que esta é uma dificuldade que os behavioristas não resolveram. Para eles, a motivação é um processo interno, não podendo ser observado, portanto não faz parte da sua filosofia. Emoções: predisposições dos organismos para agir de certos modos, resultantes das experiências de vida dos organismos. Ex.: um indivíduo com raiva está predisposto a agredir, a insultar, assim como um indivíduo amado é capaz de fazer favores, delicadezas etc. As emoções não são estímulos, mas forças capazes de intensificar ou enfraquecer as respostas dos indivíduos. Ex.: Fome – motivo, frustração – emoção. Percepção: é uma função dos nervos sensoriais que registram os estímulos e os transmitem ao cérebro. Então, o comportamento humano é reduzido a uma cadeia central sensório-motora de estímulos e respostas.

11 BEHAVIORISMO Personalidade: é a totalidade dos padrões de comportamento do indivíduo. Produto final de nosso sistema de hábitos. Não existem padrões de comportamento fixos. Tomada de decisões: toma as decisões em função dos estímulos ambientais. Não existe o EU interior, apenas o exterior, os estímulos. A tomada de decisão pode ser controlada através da manipulação de estímulos e reforços socialmente administrados, que aumentam a probabilidade da resposta ou da decisão.

12 BEHAVIORISMO Fatores que interferem no resultado: SaciaçãoPrivação Tempo de resposta Significado para o indivíduo QUEM DÁ O REFORÇO NÃO PODE PREVER OS DIFERENTES SIGNIFICADOS QUE ESTE VAI TER PARA CADA INDIVÍDUO.

13 BEHAVIORISMO Na empresa: Não é possível controlar todas as variáveis. Não é possível controlar todas as variáveis. Não é possível controlar a intervenção de outros fatores. Não é possível controlar a intervenção de outros fatores. Behaviorismo estuda cada elemento isoladamente. Behaviorismo estuda cada elemento isoladamente. O controle da saciação e privação é uma tarefa sumamente difícil e praticamente inviável. O controle da saciação e privação é uma tarefa sumamente difícil e praticamente inviável. Usa-se mais a punição como forma de condicionamento. Resultado: indivíduos menos criativos e dependentes, instabilidade e desmoralização. Usa-se mais a punição como forma de condicionamento. Resultado: indivíduos menos criativos e dependentes, instabilidade e desmoralização. Políticas de incentivos pode ser usada para reforçamento positivo. Políticas de incentivos pode ser usada para reforçamento positivo.

14 BEHAVIORISMO Limitações: Limita a liberdade e criatividade humana Limita a liberdade e criatividade humana Nega a autodeterminação. Nega a autodeterminação. Limita-se à observação dentro de um espaço limitado. Limita-se à observação dentro de um espaço limitado. Não consegue observar todas as variáveis. Não consegue observar todas as variáveis.


Carregar ppt "BEHAVIORISMO “Daí-me uma dúzia de crianças sadias, bem formadas e um ambiente de acordo com as minhas especificações e garanto que poderei tomar qualquer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google