A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação Multimédia #30 Tema VI | A psicologia aplicada em Portugal Capítulo 1 | O trabalho dos psicólogos em Portugal Objetivos: Caracterizar os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação Multimédia #30 Tema VI | A psicologia aplicada em Portugal Capítulo 1 | O trabalho dos psicólogos em Portugal Objetivos: Caracterizar os."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação Multimédia #30 Tema VI | A psicologia aplicada em Portugal Capítulo 1 | O trabalho dos psicólogos em Portugal Objetivos: Caracterizar os principais níveis e áreas de trabalho da psicologia em Portugal. Analisar a intervenção do psicólogo como promotora de desenvolvimento e de autonomia. → Os principais níveis e áreas de trabalho da psicologia em Portugal

2 intervenção psicológica
O que é a intervenção psicológica?

3 intervenção psicológica
Enquanto agentes promotores de mudança, os psicólogos intervêm com o objetivo de capacitar os indivíduos para o autoconhecimento e para a manutenção da saúde mental. Neste sentido, contribuem num esforço colaborativo para a construção da autonomia dos indivíduos (no sentido lato) em quem se foca a intervenção. Sendo que o principal objetivo da intervenção PSICOLÓGICA é ajudar a existir, ESTA pode assumir diferentes configurações, dependendo da orientação TEÓRICO- PRÁTICA do psicólogo, do contexto, da natureza das questões e/ou dos problemas e do momento da intervenção. Qual o objetivo da intervenção psicológica? Que fatores podem influenciar o tipo de relação de ajuda mantida entre psicólogo e o alvo da intervenção?

4 problemas e momentos de intervenção
Que diferenças existem quanto aos tipos de problemas e momentos de intervenção?

5 problemas e momentos de intervenção
No que respeita ao problema em foco e ao momento da intervenção, distinguimos a intervenção para a remediação, para a prevenção e para a promoção. INTERVENÇÃO PARA A REMEDIAÇÃO PROBLEMA: CRISE INSTALADA MOMENTO: PASSADO INTERVENÇÃO PARA A PREVENÇÃO PROBLEMA: PRESENÇA DE UM RISCO MOMENTO: PRESENTE INTERVENÇÃO PARA A PROMOÇÃO PROBLEMA: DESENVOLVIMENTO MOMENTO: FUTURO O que distingue intervenção para a remedição, para a prevenção e para a promoção?

6 níveis de intervenção Que níveis de intervenção existem na prática psicológica?

7 níveis de intervenção Além do problema e do momento de intervenção, distinguem-se também diversos níveis de intervenção: orientadas para o indivíduo. Orientadas para grupos. Orientadas para organizações ou para comunidades. Para além do problema em que foca e do momento em que ocorre, a intervenção pode ter vários níveis. Quais?

8 Áreas de intervenção Quais as áreas de intervenção do psicólogo?

9 áreas de intervenção De forma simples, podemos dizer que o trabalho dos psicólogos se organiza em três categorias distintas, mas complementares: Naturalmente, é possível que um mesmo psicólogo preencha a sua semana de trabalho com atividades das três categorias. PRÁTICA PSICOLÓGICA ENSINO INVESTIGAÇÃO Em que categorias se organiza a atividade do psicólogo?

10 áreas de intervenção Prática psicológica
Na prática psicológica existem várias áreas de intervenção ou de especialização. Podemos encontrar psicólogos a trabalhar no contexto da educação, no contexto clínico e da saúde e no contexto do trabalho, social e organizacional, por exemplo. Estas são as áreas mais tradicionais e, por isso, aquelas que reúnem maior número de profissionais. Mas podemos também encontrar psicólogos em contextos como a justiça, o desporto ou a reabilitação neuropsicológica. Quais as principias áreas de intervenção ou de especialização quando falamos em prática psicológica?

11 Áreas de intervenção investigação
No que se refere à investigação (muitas vezes diretamente ligada ao ensino), podem considerar-se dois domínios distintos, mas complementares: a investigação pura – preocupada com a produção de conhecimento; a investigação aplicada – empenhada na aplicação do conhecimento disponível. Nos dois casos encontramos um conjunto alargado de áreas de estudo que têm atraído a atenção dos psicólogos contemporâneos (ligadas, por exemplo, à psicologia social, experimental, do desenvolvimento, da personalidade, da psicometria e à biopsicologia, entre outras). O que distingue a investigação pura e investigação aplicada? Que áreas de estudo têm atraído a atenção dos psicólogos contemporâneos?

12 ética e deontologia Qual a importância do código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses?

13 ética e deontologia Por intervir no ser humano, com o ser humano e para o ser humano, Os psicólogos orientam a sua prática por um código deontológico, isto é, por um conjunto de deveres, princípios ou normas adotados por este grupo profissional. Publicado em 2011 pela ordem dos psicólogos portugueses, o código deontológico é baseado em princípios gerais e específicos. Por que razão existe um código deontológico para os psicólogos em Portugal? Que princípios gerais e específicos são elencados no código em questão? PRINCÍPIOS GERAIS RESPEITO PELA DIGNIDADE DAS PESSOAS COMPETÊNCIA RESPONSABILIDADE BENEFICÊNCIA NÃO-MALEFICÊNCIA PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS CONSENTIMENTO INFORMADO RESPEITO PELA PRIVACIDADE CONFIDENCIALIDADE RELAÇÕES PROFISSIONAIS

14 Bibliografia AAVV. (2010). Dicionário de Psicologia APA. Porto Alegre: Artes Médicas.


Carregar ppt "Apresentação Multimédia #30 Tema VI | A psicologia aplicada em Portugal Capítulo 1 | O trabalho dos psicólogos em Portugal Objetivos: Caracterizar os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google