A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos de marketing, seus instrumentos e procedimentos para aplicação ao turismo e hotéis Profª. Sandra Pereira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos de marketing, seus instrumentos e procedimentos para aplicação ao turismo e hotéis Profª. Sandra Pereira."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos de marketing, seus instrumentos e procedimentos para aplicação ao turismo e hotéis
Profª. Sandra Pereira

2 Na aula passada: Eras do Marketing:
Era da Produção (demanda superava a oferta); Era das Vendas (excedente da produção); Era do Marketing (foco no cliente).

3 Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade. (LAS CASAS, 2004)

4

5 "O marketing não é a arte de encontrar maneiras inteligentes de vender o que você produz. É a arte de criar valor genuíno para o cliente." Philip Kotler

6 VALOR Lembra de interagir com os alunos: Paulo, o que é valor? Simm muito bem!

7 (é aquilo que se recebe)
PREÇO (é aquilo que se paga) VALOR (é aquilo que se recebe)

8 Valor < Preço: Decepção Valor = Preço: Satisfação Valor > Preço: Encantamento

9 Por que o VALOR é tão importante?
Gerar valor é fundamental pq as empresas vivem em um quadro acentuado de COMPETITIVIDADE”

10 Competitividade Em um mundo no qual a competitividade é crescente, oferecer valores (produtos / serviços) que encantem os consumidores é a chave do sucesso! Valor só pode ser criado (e entregue) se você entende e atende aos anseios do seu consumidor. MARKETING

11 Marketing x Venda

12 (LEVITT (1960) apud KOTLER, 2000)
Venda x Marketing Foco nas necessidades do vendedor: converter seu produto em dinheiro Foco nas necessidades do consumidor: satisfazer as necessidades do cliente. (LEVITT (1960) apud KOTLER, 2000)

13 O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua
O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto pra comprar. A partir daí basta deixar o produto ou o serviço disponível. Peter Drucker

14 “A melhor surpresa é não ter surpresas” - Kemmons Wilson

15 Criar RELAÇÃO com o consumidor
“Vender é só a ponta do iceberg” - Peter Drucker Criar RELAÇÃO com o consumidor

16 Produtos X Serviços

17 Marketing: PRODUTOS SERVIÇOS Tangível Estocável Homogêneo
Separabilidade (produção e consumo são separados) Intangível Inestocável Heterogêneo (não se repete jamais) Inseparabilidade (prestado e consumo simultâneo) (COOPER et al, 2002, p.391)

18 Os consumidores não estão apenas buscando produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades, mas também buscando experiências que toquem seu lado espiritual. Proporcionar significado é a futura proposição de valor do marketing. (KOTLER; KARTAJAYA; SETIAWAN, 2010, p.21).

19 Turismo:

20 Viajar é uma experiência Se hospedar é uma experiência
Visitar um destino é uma experiência Ser atendido em um restaurante é uma experiência Consumir uma refeição é uma experiência Experiências: POSITIVAS NEGATIVAS

21 Conceber produtos que maximizem a experiência do consumidor é a função do marketing aplicado ao turismo e à hotelaria.

22 Como fazer isso?

23 Instrumentos de marketing aplicados ao turismo/hotelaria (composto mercadológico-mix de marketing)

24

25 Instrumentos para desenho de produtos / serviços

26 Segmentação do Mercado

27 Accor

28 Canvas

29

30 É um modelo de pensamento para explorar novos desafios usando criatividade e estratégia como elemento holístico na solução de problemas e busca de oportunidades. (BROWN, 2010)

31

32 INOVAÇÃO

33 Ponte Moisés (Fortaleza For de Roovere, Sec. XVII - Holanda)

34

35

36

37

38 Instrumentos para determinação de prEÇO

39 Precificação (pricing)
Política de preços com referência nos custos Política de preços orientada pela demanda Decisões difíceis de tomar: Sazonalidade da demanda; Perecibilidade do produto; (COOPER et al, 2002, p.436)

40 Yield Management Ferramenta flexível de ajustes contínuos das tarifas.

41 Instrumentos para promoção

42

43

44 Banana Ambassador

45 Instrumentos para praça

46 Praça em Turismo/Hotelaria:
Canais de Distribuição

47

48

49 Digital Influencers - youtubers
Kéfera, Whindersson

50

51 Atingimos as competências da aula de hoje?
Compreendemos os conceitos do marketing e sua importância para a área de turismo e hotelaria? Distinguimos as principais singularidades do produto turístico e hoteleiro? Conhecemos os 4P’s (Produto, Preço, Praça e Promoção) do Mix de Marketing? Compreendemos as bases dos instrumentos e procedimentos para aplicação ao turismo e hotéis?

52 Para próxima aula(Roteiro da Atividade):
Equipes (4 a 6 componentes) Escolher uma empresa turística / hoteleira (que atue em Pernambuco): Identificar os 4 P’s e analisar de que forma a empresa trabalha seu mix de marketing. Usar o modelo de mapa mental, já trabalhado em sala, como base para a apresentação. Cada equipe terá 10 minutos para apresentar.


Carregar ppt "Conceitos de marketing, seus instrumentos e procedimentos para aplicação ao turismo e hotéis Profª. Sandra Pereira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google