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PublicouIsaque Lemos Machado Alterado mais de 6 anos atrás
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Conceitos de marketing, seus instrumentos e procedimentos para aplicação ao turismo e hotéis
Profª. Sandra Pereira
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Na aula passada: Eras do Marketing:
Era da Produção (demanda superava a oferta); Era das Vendas (excedente da produção); Era do Marketing (foco no cliente).
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Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade. (LAS CASAS, 2004)
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"O marketing não é a arte de encontrar maneiras inteligentes de vender o que você produz. É a arte de criar valor genuíno para o cliente." Philip Kotler
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VALOR Lembra de interagir com os alunos: Paulo, o que é valor? Simm muito bem!
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(é aquilo que se recebe)
PREÇO (é aquilo que se paga) ≠ VALOR (é aquilo que se recebe)
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Valor < Preço: Decepção Valor = Preço: Satisfação Valor > Preço: Encantamento
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Por que o VALOR é tão importante?
Gerar valor é fundamental pq as empresas vivem em um quadro acentuado de COMPETITIVIDADE”
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Competitividade Em um mundo no qual a competitividade é crescente, oferecer valores (produtos / serviços) que encantem os consumidores é a chave do sucesso! Valor só pode ser criado (e entregue) se você entende e atende aos anseios do seu consumidor. MARKETING
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Marketing x Venda
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(LEVITT (1960) apud KOTLER, 2000)
Venda x Marketing Foco nas necessidades do vendedor: converter seu produto em dinheiro Foco nas necessidades do consumidor: satisfazer as necessidades do cliente. (LEVITT (1960) apud KOTLER, 2000)
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O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua
O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto pra comprar. A partir daí basta deixar o produto ou o serviço disponível. Peter Drucker
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“A melhor surpresa é não ter surpresas” - Kemmons Wilson
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Criar RELAÇÃO com o consumidor
“Vender é só a ponta do iceberg” - Peter Drucker Criar RELAÇÃO com o consumidor
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Produtos X Serviços
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Marketing: PRODUTOS SERVIÇOS Tangível Estocável Homogêneo
Separabilidade (produção e consumo são separados) Intangível Inestocável Heterogêneo (não se repete jamais) Inseparabilidade (prestado e consumo simultâneo) (COOPER et al, 2002, p.391)
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Os consumidores não estão apenas buscando produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades, mas também buscando experiências que toquem seu lado espiritual. Proporcionar significado é a futura proposição de valor do marketing. (KOTLER; KARTAJAYA; SETIAWAN, 2010, p.21).
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Turismo:
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Viajar é uma experiência Se hospedar é uma experiência
Visitar um destino é uma experiência Ser atendido em um restaurante é uma experiência Consumir uma refeição é uma experiência Experiências: POSITIVAS NEGATIVAS
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Conceber produtos que maximizem a experiência do consumidor é a função do marketing aplicado ao turismo e à hotelaria.
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Como fazer isso?
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Instrumentos de marketing aplicados ao turismo/hotelaria (composto mercadológico-mix de marketing)
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Instrumentos para desenho de produtos / serviços
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Segmentação do Mercado
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Accor
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Canvas
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É um modelo de pensamento para explorar novos desafios usando criatividade e estratégia como elemento holístico na solução de problemas e busca de oportunidades. (BROWN, 2010)
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INOVAÇÃO
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Ponte Moisés (Fortaleza For de Roovere, Sec. XVII - Holanda)
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Instrumentos para determinação de prEÇO
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Precificação (pricing)
Política de preços com referência nos custos Política de preços orientada pela demanda Decisões difíceis de tomar: Sazonalidade da demanda; Perecibilidade do produto; (COOPER et al, 2002, p.436)
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Yield Management Ferramenta flexível de ajustes contínuos das tarifas.
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Instrumentos para promoção
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Banana Ambassador
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Instrumentos para praça
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Praça em Turismo/Hotelaria:
Canais de Distribuição
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Digital Influencers - youtubers
Kéfera, Whindersson
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Atingimos as competências da aula de hoje?
Compreendemos os conceitos do marketing e sua importância para a área de turismo e hotelaria? Distinguimos as principais singularidades do produto turístico e hoteleiro? Conhecemos os 4P’s (Produto, Preço, Praça e Promoção) do Mix de Marketing? Compreendemos as bases dos instrumentos e procedimentos para aplicação ao turismo e hotéis?
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Para próxima aula(Roteiro da Atividade):
Equipes (4 a 6 componentes) Escolher uma empresa turística / hoteleira (que atue em Pernambuco): Identificar os 4 P’s e analisar de que forma a empresa trabalha seu mix de marketing. Usar o modelo de mapa mental, já trabalhado em sala, como base para a apresentação. Cada equipe terá 10 minutos para apresentar.
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