A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Período Republicano (509 – 27 a.C.)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Período Republicano (509 – 27 a.C.)"— Transcrição da apresentação:

1 O Período Republicano (509 – 27 a.C.)
ROMA ANTIGA – PARTE 2 O Período Republicano (509 – 27 a.C.)

2

3 Ascensão da plebe

4 Expansão Romana

5 Exército Romano Exército organizado com fama de forte e invencível, todavia, nem sempre foi assim. Comparando com os dias atuais, o exército republicano tinha mais cara de uma milícia do que aquele famoso exército profissional, que engoliria várias terras da Europa, norte da África e Ásia Menor. Disciplina rígida com castigos aos soldados, mas havia elogios e medalhas Recompensas de guerra para os generais que doavam aos soldados. Utilizavam disso para tornar seus legionários (soldados) fiéis Tinham de construir pontes e estradas. Quanto maior o império, mais estradas para deslocar os exércitos.

6 Guerras Púnicas

7 Crise da República Romana
As Guerras Púnicas alteraram profundamente a sociedade romana. A antiga cidade, de base agrária, transformara- se numa próspera realidade mercantil. A acumulação de riquezas, em função da expansão imperial, provocou, simultaneamente, a concentração de riquezas nas mãos de uma nova classe - plebeus enriquecidos agora denominados de "equestres" - e o empobrecimento das camadas médias e populares. Esse segmento social, recrutado para o exército, quando retornava à vida cotidiana, encontrava suas propriedades menos produtivas ou devastadas pelos conflitos militares. 

8 Irmãos Graco Irmãos Tibério e Caio Graco, eleitos Tribunos da Plebe, defendiam reformas para atender aos desempregados e diminuir problemas sociais causados pelo expansionismo romano. 133 a.C.: Tibério criou projeto de reforma agrária, para distribuir parte das terras para os necessitados. Tibério e 500 de seus partidários foram assassinados pela nobreza. Dez anos mais tarde, Caio Graco, perseguido pela nobreza, pediu para ser morto para seu escravo.

9 Ditaduras de Mario e Sila
Militares, com popularidade alta devido às conquistas territoriais, ocuparam cargos políticos no Senado. Mario: apoiado pelas camadas populares, profissionalizou o exército e tornou suas legiões fiéis ao seu comando e não a Roma. Sila: representante dos patrícios, defendia os interesses dessa classe social. Venceu Mario e submeteu o Senado a seu controle, se tornando ditador até 79 a.C.


Carregar ppt "O Período Republicano (509 – 27 a.C.)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google