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SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS PARA A ABERTURA DE POLOS EaD : Uma tomada de decisão baseada em uma modelagem multicritério Autores: Joel Peixoto Filho – UCAM/IFSEMG.

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1 SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS PARA A ABERTURA DE POLOS EaD : Uma tomada de decisão baseada em uma modelagem multicritério Autores: Joel Peixoto Filho – UCAM/IFSEMG Milton Erthal Júnior – UCAM/IFF

2 Educação Superior (público e privado)
EXPANSÃO DOS CURSOS EAD NO BRASIL Educação Superior (público e privado) Fonte: Quantitativo de Cursos de Graduação. Fonte: Inep; 2013 Crescimento : Superior: 7,8% EaD: 35,3%

3 Fonte: Quantitativo de Cursos de Graduação. Fonte: Inep; 2013
EXPANSÃO DOS CURSOS EAD NO BRASIL Número de Matrículas Fonte: Quantitativo de Cursos de Graduação. Fonte: Inep; 2013 Crescimento : Superior: 13% EaD: 24%

4 DESAFIOS PARA NA GESTÃO DA EaD
A Educação a Distância cresceu muito rápido e em um curto espaço de tempo, criando desafios: Falta de conhecimento sobre o EaD ; Preconceito ; Regulamentação ainda em andamento ; Familiarização dos alunos com as tecnologias ; Dificuldade na adaptação da metodologia, Adequação de perfil dos docentes ; Qualidade ; Evasão ; e ainda :  Planejamento da oferta de cursos ; Abertura de novos Polos (crescimento) ; Aplicação eficiente dos recursos públicos ou privados ; Aproximação da oferta de cursos com as demandas locais do mercado de trabalho

5 Objetivos Desenvolvimento de uma nova metodologia a ser implementada pelas Instituições de Ensino, no processo de abertura de novos Polos EaD : confiável (dados e informações para o processo de tomada de decisão) ; maior amplitude na matriz de critérios (considerando um maior número de fatores que podem interferir no sucesso ou fracasso de um Polo).

6 Auxílio Multicritério à Decisão (AMD)
REFERENCIAL TEÓRICO Auxílio Multicritério à Decisão (AMD) Método AHP (Método da Análise Hierárquica) SAATY (1990)

7 Etapas : Teoria da Decisão (Costa, 2006)
Identificação do Decisor; Identificação do Analista; Seleção das Alternativas; Levantamento dos Critérios e Subcritérios; Julgamento das Alternativas (IPE); Validação da Modelagem METODOLOGIA

8 Alternativas : Cenário 1 : (3 alternativas de municípios)
RESULTADOS Alternativas : Cenário 1 : (3 alternativas de municípios)

9 Critérios : RESULTADOS

10 Estrutura Hierárquica
RESULTADOS Estrutura Hierárquica

11 RESULTADOS Tabela de Pagamentos

12 Matriz de Peso dos Critérios
RESULTADOS Matriz de Peso dos Critérios Figura 4 - Matriz de pesos dos critérios da modelagem. Fonte: Elaborado pelos autores

13 Julgamento das Alternativas
RESULTADOS Julgamento das Alternativas

14 RESULTADOS Conclusão A modelagem proposta mostrou-se eficaz para definir um local para se implantar um novo polo de EaD. O modelo proposto foi validado em um cenário e apontou que o local mais adequado para a instalação de um novo polo de EaD é o "município 1". O município escolhido se destacou na maioria dos critérios e subcritérios (C 1.1; C 1.2; C.2; C.3; C 4.1; C 4.2), com exceção dos subcritérios (C 5.1 e C 5.2). O modelo mostrou-se consistente, flexível, e com grande aplicabilidade para o uso em Instituições de ensino, públicas ou privadas que estão ou desejam aderir a um processo de expansão na oferta de cursos na modalidade EaD ou presencial;

15 Obrigado !!!! Joel Peixoto Filho – joel.peixoto@ifsudestemg.edu.br
Telefone de Contato: (32) Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – IFSEMG Campus Muriaé


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