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EAD: PERMANÊNCIA E ÊXITO DEAD/PROEN

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Apresentação em tema: "EAD: PERMANÊNCIA E ÊXITO DEAD/PROEN"— Transcrição da apresentação:

1 EAD: PERMANÊNCIA E ÊXITO DEAD/PROEN
Apresentação: Prof. Carlos Bezerra Coordenação Acadêmica e Pedagógica DEAD/PROEN Guaramiranga, 25 de agosto de 2017

2 CENÁRIO E PRESSÕES... AVANÇOS NECESSÁRIOS: PERMANÊNCIA E ÊXITO!!!
Governo Metas CENÁRIO E PRESSÕES... Controle Captação Resultados Superação CAMPUS com falta de salas ou de laboratórios CAMPUS com falta de professores CAMPUS com professores com baixa carga horária CAMPUS com baixa permanência AVANÇOS NECESSÁRIOS: FUNCIONAR EM REDE: permitir que docentes ou recursos atendam compartilhadamente. IFCE como referência em TECNOLOGIAS EXPANSÃO POR EAD PRÓPRIA (sem bolsas!): novas ofertas de cursos OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E REDUÇÃO DE CUSTOS: implantação do 20% PERMANÊNCIA E ÊXITO!!! Coordenação Acadêmica e Pedagógica DEAD/PROEN

3 Governo Metas Controle Captação Resultados 1. Quais os pontos fortes da EaD? 2. Quais investimentos ou esforços do campus serão necessários? 3. Quais resultados esperados? Superação PERMANÊNCIA E ÊXITO!!! Coordenação Acadêmica e Pedagógica DEAD/PROEN

4 1. QUAIS OS PONTOS FORTES DA EAD?
PARA O ESTUDANTE: TEMPO E ESPAÇO FLEXÍVEIS Conciliar trabalho autônomo ou intermitente Estudantes embarcados ou casos assemelhados Estudantes com crianças ou outras demandas familiares Democratização no acesso à educação Coordenação Acadêmica e Pedagógica DEAD/PROEN

5 1. OS PONTOS FORTES DA EAD PARA O IFCE
CURSO EAD (20% presencial e 80% a distância) CURSO PRESENCIAL (80% presencial e 20% a distância) 20% DE EAD NO CURSO PRESENCIAL: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E INFRAESTRUTURA Liberação de sala (potencialidade para o Curso EaD) Oferta intercampi BAIXO IMPACTO NA INFRAESTRUTURA, OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E AUMENTO NA BASE DE ALUNOS Cursos EaD = reduzido impacto em ocupação de sala Aluno EaD = 80% do Aluno Presencial (CONIF) na matriz orçamentária Oferta intercampi PONTO DE ATENÇÃO Uso de laboratório aos sábados, preferencialmente, para aplicação das provas das disciplinas totalmente a distância Coordenação Acadêmica e Pedagógica DEAD/PROEN

6 1. PONTOS FORTES DA EAD NO PRESENCIAL
20% DE EAD NO CURSO PRESENCIAL: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E INFRAESTRUTURA Liberação de sala (potencialidade para o Curso EaD) Oferta intercampi Coordenação Acadêmica e Pedagógica DEAD/PROEN

7 1. PONTOS FORTES DO CURSO EAD
BAIXO IMPACTO NA INFRAESTRUTURA, OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E AUMENTO NA BASE DE ALUNOS Cursos EaD = reduzido impacto em ocupação de sala Aluno EaD = 0,8 Aluno Presencial (CONIF) Oferta intercampi Coordenação Acadêmica e Pedagógica DEAD/PROEN

8 2. QUAIS INVESTIMENTOS OU ESFORÇOS DO CAMPUS SERÃO NECESSÁRIOS?
2.2 Implantar Curso EaD 2.1 Implantar a EaD em Curso Presencial i. Implantar a ETM no Campus i. Implantar o NTEaD ii. Aprovar a PROEAD (Proposta de Implantação da EaD em Curso Presencial) ii. Criar o Curso PONTO DE ATENÇÃO Regulamentação das Disciplinas a Distância (RDD) Coordenação Acadêmica e Pedagógica DEAD/PROEN

9 2.1 IMPLANTAÇÃO DA EAD EM CURSO PRESENCIAL
Ponto de partida: ETM e Infra...! EQUIPE TÉCNICA MULTIDISCIPLINAR - ETM DESIGNER EDUCACIONAL = Docente ou Técnico Administrativo, preferencialmente com formação em Letras ADMINISTRADOR DO AVA (Moodle) = Técnico em Informática ou Administrativo CCA ASSISTENTE PEDAGÓGICO DE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA = Preferencialmente um Técnico Pedagógico (CTP) ou um Técnico de Assuntos Educacionais ASSISTENTE DE PROVAS = Docente ou Técnico Administrativo (em caso de oferta intercampi) INFRAESTRUTURA (COMPARTILHADA) Laboratório de informática Laboratórios especiais, conforme necessidades do curso Coordenação Acadêmica e Pedagógica DEAD/PROEN

10 2.1 IMPLANTAÇÃO DA EAD EM CURSO PRESENCIAL
Quais os passos da PROEaD? 1. Campus implanta a ETM PROEaD - Proposta de Implantação de Educação a Distância em Curso Presencial. O Campus implanta a ETM. O Colegiado do Curso aprova as alterações no PPC: Previsão de atividades a distância de até 20% da matriz Uso da metodologia de avaliação da EaD e do AVA, em conformidade com o ROD O Colegiado do Curso deverá listar quais disciplinas de sua matriz poderão ser ofertadas a distância e quais professores serão responsáveis por ministra- las. Coordenação submete PROEaD à analise da DEaD/PROEN DEaD/PROEN aprova ou orienta ajustes na PROEaD Aprovação da atualização do PPC no CONSUP 2. Colegiado ajusta PPC 3. Colegiado lista disciplinas e docentes 4. Coordenação apresenta a PROEaD 5. DEaD / PROEN aprova 6. Aprovação no CONSUP FIM Coordenação Acadêmica e Pedagógica DEAD/PROEN

11 2.2 IMPLANTAÇÃO DE CURSO EAD
NTEAD CAMPUS (COORDENADORIA ) Bibliotecário Qual o investimento do campus para ofertar ou receber Cursos EaD? Secretário TI Implantar o Núcleo Tecnológico de EaD (NTEaD) ou Polo Próprio – “ESPAÇO EaD” Oferta de Cursos EaD Intercampi Coordenação do Núcleo / Polo Bibliotecário Polo (do Campus) Secretário do Polo (Secretário da CCA) Técnico de Informático do Polo (Laboratório do Campus) Manutenção do Polo (do Campus) Tutor presencial por curso ou por área (professor responsável pelos laboratórios específicos do curso, pelas atividades complementares e pelos estágios obrigatórios) ETM Coord. Polo IFCE Manutenção Tutor Curso EaD Tutor Curso EaD Tutoria Presencial Tutor Curso EaD Designer Educ. Assist. AVEA ETM A. Pedagógico Assist. Provas Coordenação Acadêmica e Pedagógica DEAD/PROEN

12 ESTRUTURA DA EAD IFCE DEAD/PROEN DG CAMPUS
NTEAD de outro Campus IFCE DEAD/PROEN DG CAMPUS NTEAD CAMPUS (COORDENADORIA ) NTEAD de outro Campus IFCE CURSOS A DISTÂNCIA COM FOMENTO EXTERNO CURSOS PRESENCIAIS ou CURSOS A DISTÂNCIA DO CAMPUS Coord. Polo IFCE NTEAD de outro Campus IFCE Tutoria Presencial NTEAD de outro Campus IFCE ETM Coordenação Acadêmica e Pedagógica DEAD/PROEN

13 CARGA HORÁRIA DO PROFESSOR INFRAESTRUTURA DO CURSO
Implantação de ofertas de fomento próprio – O CASO DE GUARAMIRANGA HOTEL-ESCOLA CAMPUS GUARAMIRANGA 3 salas (25 vagas, cada) 3 professores de TI 1 laboratório Somente de 2ª a 5ª feira P1 = 2ª feira CURSO PRESENCIAL 2 anos [4 salas] CURSO EAD 2 anos [1 sala] P2 = 3ª feira P3 = 4ª feira P4 = 5ª feira SOLUÇÃO CURSO Técnico em Informática Entrada semestral 20 vagas 10 vagas por município 4 municípios atendidos por ano CARGA HORÁRIA DO PROFESSOR 320 horas = 16 horas INFRAESTRUTURA DO CURSO 1 sala de aula 1 laboratório

14 3. RESULTADOS ESPERADOS AUMENTO NA CAPTAÇÃO
Governo Metas Controle Captação Resultados AUMENTO NA CAPTAÇÃO Acessar novo perfil de estudante (nicho) Cada aluno EaD equivale a 80% de aluno presencial - CONIF OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E REDUÇÃO DE CUSTOS Liberação de salas com o 20% Otimização de salas com o 80% Aumento de carga horária docente Oferta intercampi RETENÇÃO ESPELHADA (redução de evasão) Presencial e a Distância duplicados, com mesma matriz e no mesmo Departamento Superação CRESCER!!! Coordenação Acadêmica e Pedagógica DEAD/PROEN

15 Agradecimentos: Coordenação Acadêmica e Pedagógica DEAD/PROEN IFCE: Permanência e êxito!


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