A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A agricultura e a Fome.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A agricultura e a Fome."— Transcrição da apresentação:

1 A agricultura e a Fome

2

3 Faz tempo que a idéia de combate à fome é relacionada com a necessidade de aumento da produção de alimentos. O crescimento da população mundial e o aumento de pessoas que passam fome são constantemente usados para justificar a introdução do “progresso técnico” na agricultura.

4 Mas será que essa concepção é correta e até que ponto a agricultura pode contribuir, de fato, no combate à fome?

5 Em 2007 o Brasil produziu 133 milhões de toneladas de alimentos
Em 2007 o Brasil produziu 133 milhões de toneladas de alimentos. Uma pessoa ingere, em média, 3 quilogramas de alimento por dia, incluindo líquidos. Ou seja, somente a produção de grãos do país já seria suficiente para alimentar muito mais que 133 milhões de pessoas.

6 Mas ninguém se alimenta só de grãos!

7 E o Brasil é um grande produtor de frutas

8 E hortaliças

9 E somando tudo da pra dizer que produzimos alimento suficiente para alimentar nossos 180 milhões de habitantes e ainda sobra para a exportação. E, no entanto, no Brasil existe cerca de 40 milhões de pessoas passando fome, sendo que dessas pessoas 15 milhões estão na área rural.

10 Por que isso acontece?

11 A produção e demasiada;
Se antigamente a humanidade convivia com uma produção de alimentos muito baixa e em períodos de catástrofes naturais muitos morriam em decorrência da falta de comida, atualmente estamos confrontados com uma situação totalmente diferente: A SUPERPRODUÇÃO A produção e demasiada; Alimentos são desperdiçados durante o transporte; Estragam nos armazéns; O pior: grandes quantidades de alimentos são intencionalmente eliminadas para evitar a queda de preços.

12 De acordo com dados oficiais da ONU, existem alimentos suficientes para prover
em torno de 2kg de comida diária por pessoa.

13 tempo cerca de 1,02 bilhão de pessoas passam fome no mundo.
Desde 1961, a quantidade per capita de alimentos disponível superou a correspondente necessidade humana. Mas, apesar disso, ao mesmo tempo cerca de 1,02 bilhão de pessoas passam fome no mundo.

14 E para maior revolta: Em cidades como Viena Um quarto do lixo doméstico é composto de alimentos não consumidos,em condições perfeitas de consumo.

15 POR QUE TEMOS ESSA DISTRIBUIÇÃO
TÃO DESUNIFORME DE ALIMENTOS?

16 Por causa do dinheiro!

17 o produto à ser cultivado é em grande escala e produzido para
Isso é explicado pela agricultura baseada na exportação, onde o produto à ser cultivado é em grande escala e produzido para ser mandado para outros paises. Esse tipo de agricultura gera mais lucros para os produtores. Ninguém vai ter interesse em produzir alimentos para alimentar os pobres se pode vender para os mais ricos por um preço melhor, mesmo que esse produtor já leve uma vida confortável e luxuosa, ele vai continuar sempre dando preferência ao lucro do que ao bem-estar do outros seres humanos.

18 de comprar além do que conseguem consumir e jogar o resto no lixo para
E as pessoas “ricas” que compram esse alimento, se acham no direito de comprar além do que conseguem consumir e jogar o resto no lixo para as baratas e ratos.

19 Com o fortalecimento da agricultura familiar.
A fome pode ser solucionada através de ações políticas: Com o fortalecimento da agricultura familiar.

20 A manutenção dos pequenos agricultores na atividade agrícola adquire
uma grande importância para a redução da pobreza, já que a maioria destes é responsável pelo abastecimento alimentar da própria família. Um conjunto de experiências com agricultura no Brasil demonstra que o modelo da agricultura familiar é o mais eficiente e o mais apropriado para a garantia da soberania alimentar e pode ser combinado com programas de combate à fome


Carregar ppt "A agricultura e a Fome."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google