A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 6 Melhoria a Atenção à Saúde do Idoso, na UBS Devide Júnior, Serra Caiada , RN Diego Holanda Barbosa Orientadora: Dariane dos Santos Oleiro Natal, 2015

2 Introdução => Transição Demográfica no Brasil: Queda da Fecundidade e redução das taxas de Mortalidade Geral. => Transição Epidemiológica no Brasil: Redução das doenças transmissíveis e aumento das não transmissíveis ( HAS, DM-2, Neoplasia). (Brasil, 2007)

3 Fonte: IBGE

4 Introdução Serra Caiada: 8768 habitantes (BRASIL, 2010);
Região Agreste do Rio Grande do Norte; Economia: comercialização de produtos agrícolas; 01 equipe de NASF; 01 hospital público; 2 Unidades Básicas de Saúde urbanas. 5 Equipes de Saúde da Família com ESF implantada, sendo 2 urbanas e 3 rurais.

5

6 Introdução Unidade de Saúde Devide Júnior: Zona urbana; 01 Equipe:
01 médico, 01 enfermeira, 01 técnico de enfermagem, 01 dentista, 01 auxiliar de saúde bucal, 04 agentes comunitários de saúde. Atendimentos em UBS própria.

7

8 Introdução Unidade de Saúde Devide Júnior: 3000 habitantes;
103 idosos cadastrados.

9 Introdução Unidade de Devide Júnior (antes da intervenção):
Ausência de protocolo direcionado para atendimento do público idoso; Não era realizado nem um tipo de evento ou campanha para orientações e atividades com o público da terceira idade.; Pressão arterial e peso não eram aferidos com assiduidade durante acolhimento.

10 Objetivo Geral Melhorar a atenção aos idosos do Bairro da Saudade atendidos na Unidade de Saúde Devide Júnior.

11 Metodologia Capacitação da equipe;
Cadernos da Atenção Básica sobre a atenção a saúde do idoso; Registros - prontuários, fichas-espelho e planilha de coleta de dados; Levantamento dos usuários idosos; Busca ativa;

12 Metodologia Acolhimento e agendamento; Solicitação de exames;
Orientações durante as consultas ; Realização de eventos para o público da terceira idade; Apoio da equipe do NASF.

13 Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura do Programa de Saúde do Idoso. Meta: 1.1: Ampliar a cobertura de atenção à saúde do idoso da área da unidade de saúde para 100 %. Figura 1: Cobertura do programa de atenção à saúde do idoso na unidade de saúde.

14 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde. Meta 2.1: Realizar Avaliação Multidimensional Rápida de 100% dos idosos da área de abrangência utilizando como modelo a proposta de avaliação do Ministério da Saúde. Figura 2: Proporção de idosos com avaliação multidimensional rápida em dia

15 Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão dos idosos ao Programa de Saúde do Idoso. Referentes à Meta 3.1: Buscar 100% dos idosos faltosos às consultas programadas. Figura 3: Gráfico com a proporção de idosos faltosos às consultas que receberam busca ativa.

16 Resultados Referente ao objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Referente a meta 4.1 : Manter registro específico de 100% das pessoas idosas. Figura 4: Gráfico com a proporção de idosos com caderneta de saúde da pessoa idosa.

17 Resultados Referente ao objetivo 5: Mapear os idosos de risco da área de abrangência. Meta 5.1: Rastrear 100% das pessoas idosas para risco de morbimortalidade. Figura 5: Gráfico com a proporção de idosos com avaliação de risco para morbimortalidade em dia

18 Resultados Objetivo 6: Promover a saúde dos idosos
Meta 6.1: Garantir orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis a 100% das pessoas idosas. Figura 6: Gráfico com a proporção de idosos que receberam orientação nutricional para hábitos saudáveis

19 Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura da atenção a Saúde Bucal do Idoso. Referente à meta 1.1: Ampliar a cobertura da primeira consulta odontológica a 100% dos idosos da área de abrangência. Figura 7: Gráfico com a proporção com a avaliação da necessidade de atendimento odontológico. .

20 Discussão Maior integração entre a equipe;
Capacitação dos profissionais para uma melhor atenção aos idosos; Melhoria da qualidade do atendimento; População satisfeita; Intervenção incorporada a rotina do serviço.

21 Reflexão sobre o processo pessoal de aprendizagem
Aprofundamento dos conhecimentos; Orientação; Melhoria refletida na atuação profissional.

22

23

24

25 Referências bibliográficas
1) Ministério da Saúde, Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, Caderno de Atenção Básica. Brasília, 2006. 2) Políticas públicas para a saúde do idoso: revisão sistemática, revista eletrônica de enfermagem, Brasília, 63(2): , mar-abr, 2010. 3) Uma reflexão sobre a assistência à saúde do idoso no Brasil, revista eletrônica de enfermagem, v.09, n.01, p , 2007. 4) Fatores determinantes do envelhecimento saudável em idosos residentes em centro urbano: Projeto Epidoso, São Paulo, Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19(3): , mai-jun, 2003. 5) Saúde da população idosa brasileira na véspera do século 21: os problemas atuais,previsões e alternativas. Rev.Saúde Pública [online]1997,vol.31, n.2, pp 6) Estatuto do idoso, decreto número de 2007, publicado em Diário Oficial da União. 

26 Obrigado!


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google