A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“UMA PRÁTICA PSICOLÓGICA INCLUSIVA EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO: DO CUIDADO DE SER AO RESGATE DA CIDADANIA” O texto aborda uma prática psicológica em hospital.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“UMA PRÁTICA PSICOLÓGICA INCLUSIVA EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO: DO CUIDADO DE SER AO RESGATE DA CIDADANIA” O texto aborda uma prática psicológica em hospital."— Transcrição da apresentação:

1 “UMA PRÁTICA PSICOLÓGICA INCLUSIVA EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO: DO CUIDADO DE SER AO RESGATE DA CIDADANIA” O texto aborda uma prática psicológica em hospital psiquiátrico de curta permanência que atende pacientes do sexo feminino. O convívio denota a ausência de um existir autêntico. O movimento de exclusão do diferente é uma construção social a partir do Renascimento e está ligado ao projeto de racionalidade que liga a loucura ao erro e à desrazão. Proposta da psiquiatria italiana (Basaglia): a desinstitucionalização questiona o mandato social da instituição e sua repercussão na subjetividade, além de ocupar-se da promoção da cidadania. Sofrimento mental → interação de fatores do meio externo e vicissitudes individuais construídas no existir. Trata-se de um modo possível de lidar com o contexto existencial. Doença (Binswanger) = existência malograda

2 As relações entre cuidador e cuidado possibilitam a ressignificação da experiência de vida, a percepção de onde a pessoa se perdeu de si mesma. A ruptura do projeto de vida pode causar desestruturação progressiva e profunda da identidade, delírio como estrutura de sustentação existencial, alterações na dimensão da temporalidade e restrição da liberdade. Tais comportamentos são tentativas de voltar ao convívio compartilhado. Adoecer - Como o sujeito lida com a angústia e o desalojamento. Serviço de Psicologia: grupos de atenção psicológica(diários, grupo aberto, até 3x/semana), atendimentos individualizados (pedido explícito da pessoa) e plantões psicológicos (familiares e usuários). Cuidado = constituição ontológica do humano. Sofrimento mental: modo malogrado de cuidar do Ser. Resgatar o cuidado de si = Resgatar a autonomia. Autonomia é compreendida como autenticidade.

3 As ações do psicólogo também buscam refletir sobre o modo como aequipe aborda o úsuário no intuito de possibilitar outras aproximações com a diferença. Autenticidade ↔ Cidadania (sentido grego de condição natural); a autenticidade pretende a recuperação dos atos e das falas. Inicia-se no cuidado de si, no viver a condição de finitude e desamparo como abertura para possibilidades. A divergência pode ser um simulacro existencial (sofrimento e impropriedade) e tb uma forma autêntica de ser no mundo. A exclusão do divergente significa o não poder deparar-se com a multiplicidade de ser possíveis do homem, abertura necessária à autenticidade. “ É na possibilidade de assumir sua autenticidade no espaço público, lançado em um mundo de pluralidade, que o homem se faz homem” (p.159) Convite ao espaço institucional, profissionais, usuários e familiares para a ressignificação da “divergência”, resgate da autenticidade e da convivência.


Carregar ppt "“UMA PRÁTICA PSICOLÓGICA INCLUSIVA EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO: DO CUIDADO DE SER AO RESGATE DA CIDADANIA” O texto aborda uma prática psicológica em hospital."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google