A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CUSTEIO DE PRODUTOS E SERVICOS PARA DECISOES GERENCIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CUSTEIO DE PRODUTOS E SERVICOS PARA DECISOES GERENCIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 CUSTEIO DE PRODUTOS E SERVICOS PARA DECISOES GERENCIAIS
A contabilidade de custos sob um enfoque predominantemente gerencial deve estar concentrada em gerar informações mais analíticas, produto de analises e interpretações mais detalhada dos fatos, assumindo assim um caráter preditivo e não mas histórico. Para desenvolver suas atividades no ambiente de competição, de Filosofia de Excelência Empresarial, é necessário que o “contador gerencial”, tenha o completo conhecimento e domínio técnico da contabilidade de custos, da sua base conceitual, do seu esquema básico, dos seus métodos e sistemas de acumulação, mensuração, custeio e da própria estrutura organizacional como um todo.

2 TERMINOLOGIAS GASTOS Gastos são todas as ocorrências de pagamentos ou recebimentos de ativos, custos ou despesas. Significa receber os serviços e produtos para o consumo para todo o processo operacional, bem como os pagamentos e recebimentos de ativos. Como se pode verificar, gastos são as ocorrências de grande abrangência e generalização.

3 INVESTIMENTOS São os gastos efetuados em ativo ou despesas e custos que serão imobilizados ou diferidos. São gastos ativados em função de sua vida útil ou benefícios futuros.

4 CUSTOS São os gastos, não investimentos, necessários para fabricar os produtos da empresa. São os gastos efetuados pela empresa que farão nascer os seus produtos. Portanto, podemos dizer que os custos são os gastos relacionados aos produtos, posteriormente ativados quando os produtos objeto desses gastos forem gerados. De modo geral são os gastos ligados à área industrial da empresa.

5 PAGAMENTOS São os atos financeiros de pagar uma dívida, um serviço ou um bem ou direito adquirido. É a execução financeira dos gastos e investimentos da empresa.

6 DESPESAS Despesas são os gastos necessários para vender para vender e enviar os produtos. De modo geral, são os gastos ligados ás áreas administrativas e comerciais. O custo dos produtos, quando vendidos, transforma-se em despesas.

7 PREJUÍZOS É a resultante negativa da soma das receitas menos as despesas de um período. Decorre da apuração do resultado de um período, onde as despesas suplantam as receitas desse período.

8 PERDAS São fatos ocorridos em situações excepcionais que fogem à normalidade das operações da empresa. São considerados não operacionais e não fazem parte dos custos de produção dos produtos. São eventos econômicos negativos ao patrimônio empresarial, não habituais e eventuais, tais como a deterioração anormal de ativos, perdas de créditos excepcionais, capacidade ociosa anormal etc.

9 Gastos para o Produto São os gastos efetuados para o processo de produção dos produtos. São os gastos industriais. São denominados custos. A característica básica é que tais gastos, durante o processo de fabricação, não são considerados como despesas redutoras das receitas do período. “É importante salientar que a contabilização dos custos, gastos para o produto, como ativos, parte do pressuposto de que está havendo durante o processo de fabricação um aproveitamento total e ideal dos gastos incorridos para a manufatura dos produtos.”

10 Gastos para o Período São os gastos efetuados para o processo de venda e envio dos produtos. São os gastos administrativos e comerciais. Entende-se que esses gastos ocorrem durante os meses e o ano, independente do processo produtivo. São gastos mensais ou anuais. São associados ao período de venda, ou seja, ao período escolhido para apuração dos resultados da empresa.

11 Gastos para o Período Assim as despesas impactam o resultado do período, independentemente da quantidade produzida ou mesmo se houve produção naquele período. “O custo dos produtos vendidos é uma despesa, de valor igual ao custo anteriormente estocado até antes do momento da venda, e são despesas confrontadas com as vendas do período.”

12 SISTEMAS DE CUSTOS Para Dutra (2003, p. 226) “O estudo do custo de produção pode ser feito sob dois enfoques: o econômico e o contábil. Onde o primeiro diz respeito aos custos para tomada de decisões e o segundo para apuração de resultados. Muitos são os métodos existentes, no entanto, os mais utilizados são: por absorção, variável, baseado em atividades (ABC), o padrão e o meta.”

13 POR ABSORÇÃO Neste sistema, os custos variáveis são alocados diretamente ao objeto de custeio, enquanto que os custos indiretos são rateados. Portanto, todos os custos são absorvidos pelo objeto de custeio. No aspecto legal, este é o sistema que, segundo a legislação do imposto de renda, deve ser utilizado pelas empresas de forma integrada com a contabilidade geral, pois só reconhece como custo do período o que foi efetivamente realizado (Vendido).

14 VARIÁVEL OU DIRETO Neste sistema, apenas os custos variáveis são alocados ao objeto de custeio, enquanto que, os custos indiretos são transferidos diretamente para o resultado. O custeio variável, de certa forma, fere os Princípios Contábeis, notadamente quando reconhece despesas do período antes da sua realização. Isto ocorre quando os custos indiretos são lançados no resultado do exercício independentemente da sua venda.

15 SISTEMA BASEADO NA ATIVIDADE - ABC
Neste sistema, os custos variáveis são alocados diretamente ao objeto de custeio, enquanto que, os custos indiretos são rastreados e na impossibilidade de efetuar-se tal rastreamento, eles são rateados. Portanto, todos os custos são absorvidos pelo objeto de custeio, seja através da alocação do rastreamento, ou do rateio.

16 SISTEMA BASEADO NA ATIVIDADE – ABC
“O ABC é um sistema que permite rastrear os custos de um negócio ou departamento para as atividades realizadas e verificar como essas atividades estão relacionadas para geração de receitas e consumo de recursos. O ABC avalia o valor que cada atividade agrega para a performance do negócio ou departamento”

17 SISTEMA BASEADO NA ATIVIDADE - ABC
A principal crítica dos defensores do custeio por atividades está relacionada com o custeio convencional, pois ele ignora as diferenças importantes entre produtos e serviços, mercados e clientes, sobre os quais incorrem diferentes custos indiretos. Quanto mais linhas de produtos, maiores distorções irão resultar das práticas de custeio descritas acima. Com o custo distorcido, alguns produtos são sobrecarregados, enquanto outros são subsidiados.

18 Tipos de Gastos Métodos de Custeio Matéria Prima, Materiais Diretos e Embalagens Teoria das Restrições Custeio Direto / Variável Custeio por Absorção / Integral Custeio ABC RKW Despesas Variáveis (ex. comissão) Mão-de-obra direta Mão-de-obra indireta Despesas Gerais Industriais Depreciação Mão-de-obra Administrativa / Comercial Despesas Administrativas / Comerciais Despesas Financeiras


Carregar ppt "CUSTEIO DE PRODUTOS E SERVICOS PARA DECISOES GERENCIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google