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PublicouEmanuel Leveck Lancastre Alterado mais de 7 anos atrás
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APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O REFORÇO
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O Behaviorismo radical de SKINNER explica o comportamento através do modelo de seleção por consequência. Essa seleção pode ocorrer através de 3 níveis:
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Filogenético: corresponde aos aspectos biológicos da espécie e da hereditariedade do individuo (EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES). Ontogenético: corresponde a toda a história de vida do individuo (EVOLUÇÃO DO SUJEITO). Cultural: compreende os aspectos culturais que influenciam a conduta humana (PRÁTICAS SOCIAIS).
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Condicionamento Operante
Comportamento Operante: conceito de comportamento que produz consequências (modificações no ambiente) e é afetado (controlado) por elas. Assim, as consequências daquilo que fazemos nos mantem no mesmo caminho, ou nos afasta dele.
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No condicionamento respondente, de acordo com o diagrama da Figura 1, o estímulo controla a resposta do organismo, ou seja, E elicia (evoca) uma resposta reflexa (R) ou respondente, ao invés de provoca, produz ou causa, uma vez que a resposta está pronta no organismo.
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O segundo tipo de respostas identificadas por Skinner, são aquelas que não estão correlacionadas com nenhum estímulo. Estas RESPOSTAS emitidas são denominadas como OPERANTES. Os movimentos espontâneos do organismo, (abrir uma porta, nadar, etc.) podem ser denominados como operantes no sentido em que operam ou atuam sobre o meio externo, sem serem evocadas.
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Uma alteração no ambiente elicia uma resposta do organismo (é limitado às respostas autônomas do organismo.) Uma resposta emitida pelo organismo produz uma alteração no ambiente (essas consequências são mudanças no ambiente).
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Para investigar como ocorre o condicionamento operante, Skinner projetou um aparelho que passou a ser denominado caixa de Skinner. Numa parede do aparelho há uma alavanca, ou barra, em forma de um pequeno bastão, ligada a um mecanismo de liberação de alimento (ou água) fora da caixa. Quando a barra é pressionada, cai uma porção de alimento ou uma gota d'água num recipiente próximo à barra.
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Via de regra, o condicionamento operante nesse aparelho ocorre mais ou menos do seguinte modo: um rato faminto (ou privado de água por algumas horas) é colocado na Caixa de Skinner e logo começa a explorar seu novo ambiente, colocando-se de pé nas patas traseiras, farejando e dando voltas. Esta é uma sequência de respostas operantes. Num desses movimentos exploratórios, ele pressiona a barra. A cigarra toca e o alimento é liberado (ou a água).
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Na primeira vez em que isto ocorre, geralmente o animal não vê o alimento e continua seus movimentos exploratórios. Mais cedo ou mais tarde encontrará o alimento. Depois de algumas sessões em que esta situação tiver ocorrido, o rato passará a discriminar a relação entre o pressionar a barra e encontrar alimento.
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O comportamento operante é aprendido através do CONDICIONAMENTO OPERANTE.
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PARADIGMA DO COMPORTAMENTO OPERANTE
S R C (algum acontecimento no (a resposta do (a consequência ambiente é anterior organismo frente do comportamento) ao comportamento) a esse acontecimento) contingência de três termos
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O condicionamento operante segue o modelo S R C, onde S é o estímulo discriminativo (Sd) e aumenta a probabilidade de ocorrência da resposta (R). O condicionamento ocorre se, após a resposta (R) seguir-se uma consequência que será um estímulo reforçador (C) para o comportamento.
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Essa consequência será um reforço (positivo ou negativo) que provoque o comportamento (aumenta sua probabilidade de ocorrência) ou uma punição (positiva ou negativa) que iniba o comportamento em situações semelhantes.
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As consequências determinarão, em algum grau, se os comportamentos que as produziram ocorrerão ou não outra vez, ou se ocorrerão com maior ou menor frequência.
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Só temos uma infinidade de atitudes diárias porque determinadas consequências ocorrem. Abandonamos outras atitudes, também em função de suas consequências.
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Se o comportamento é controlado por suas consequências, podemos: 1) Manipular as consequências dos comportamentos para compreendermos melhor como a interação comportamento (R) consequência (C ) se dá;
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2) Podemos modificar o comportamento das pessoas baseados em consequências especiais para seus comportamentos.
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O REFORÇO Reforço é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer.
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Essa relação é expressa na forma Se. então
Essa relação é expressa na forma Se... então... Se eu fizer toda a lição de casa, então vou andar de bicicleta. Se eu não fizer muitas perguntas, então ele não ficará nervoso.
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Para determinar se um estímulo é um reforçador, ou se uma sequência é um reforço, deve-se considerar a relação entre o comportamento e sua consequência, verificando se a consequência afeta um determinado comportamento traduzida no aumento de sua probabilidade de ocorrência.
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Reforçadores Naturais X Arbitrários
Reforçadores Naturais: ocorre quando a consequência reforçadora do comportamento é o produto direto do próprio comportamento. Ex: o comportamento de um musicista ao compor uma partitura musical.
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Reforçadores Arbitrários: ocorre quando a consequência reforçadora do comportamento é o produto indireto do próprio comportamento. Ex: o comportamento de um músico que recebe dinheiro para tocar.
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Outros efeitos dos reforçadores
Diminuição da frequência de outros comportamentos Ex: criança birrenta – reduzir o comportamento reforçando outros mais saudáveis. Diminuição da variabilidade da topografia(forma de pressionar) da resposta (comportamento) reforçado. Ex: a forma como você escreve, fala, brinca, é, provavelmente, da mesma forma. Outros efeitos dos reforçadores
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Extinção Operante É a suspensão do reforço e o retorno da frequência do comportamento ao nível operante
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Resistência a Extinção
Um organismo continua emitindo uma resposta (comportamento) após a suspensão do seu reforço.
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