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Fusões e Aquisições.

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Apresentação em tema: "Fusões e Aquisições."— Transcrição da apresentação:

1 Fusões e Aquisições

2 Objetivo da Aula Discutir aspectos de estratégia envolvidos em fusões e aquisições, relacionando a teoria com casos práticos e com demais conceitos vistos anteriormente na disciplina.

3 O que são fusões e aquisições?
Qual a diferença entre fusões e aquisições? Quais exemplos que temos de fusão? E de aquisição? Razões para realizar uma estratégia de fusão e aquisição Redução dos custos de produção e distribuição Economias de Escala Integração Vertical Adoção de tecnologia mais eficiente Maior utilização da equipe gerencial da compradora Redução dos custos de agência (ativos especificos) Motivos Financeiros Poder de Mercado Remoção da equipe responsável pela gestão da empresa Fonte: Jensen, Ruback, 1983

4 Tipos de Fusão FUSÃO VERTICAL Integração na cadeia de valor
Ex. Aquisição de fornecedores – integração vertical para trás Redes de distribuição – integração vertical para frente FUSÃO HORIZONTAL Adquirir um concorrente FUSÃO DE EXTENSÂO DO PRODUTO Acesso a produtos complementares por meio de uma aquisição. Ex. Pepsi e Salgadinhos Torcida FUSÃO DE EXTENSÂO DE MERCADO Acesso a novos mercados Ex. Hoteis FUSÃO DE CONGLOMERADO Fusões entre empresas não estrategicamente relacionadas

5 Potencial de Criação de Valor em F&A
ECONOMIAS OPERACIONAIS Atividades Compartilhadas Core Competences ECONOMIAS FINANCEIRAS Alocação Interna de Capital Redução de Risco Vantagens Fiscais ECONOMIAS COM PRÁTICAS COMPETITIVAS Competição em múltiplos mercados INCENTIVO S EMPREGADOS Remuneração Executiva, carreira INTERESSE DE OUTROS STAKEHOLDERS Diluição de risco , beneficios proprios

6 Captura de Valor Econômico criado pelas F&A
Empresa A R$10 MM Empresa B R$11 MM Empresa - alvo Empresa C R$12 MM Valor de mercado da empresa: R$10MM Quais as condições para que a empresa C obtenha lucro econômico com a compra?

7 Estratégia do Comprador
Explorar imperfeições de mercado a seu favor, devido a assimetria das informações Procurar mercados pouco desenvolvidos Procurar economias de escopo valiosas e raras Omitir informações para possíveis compradores Omitir informações das empresas alvo Fechar o negocio rápido Evitar guerras de preços

8 Estratégia do Vendedor
Promover mecanismo de competição e reduzir a assimetria de informações Compreender economias de escopo do comprador Encontrar outros possíveis compradores Retardar o fechamento do negocio

9 Integração Por onde começar? Definição da liderança
Confirmação e priorização das economias de escopo Estratégia de comunicação e gerenciamento da mudança Público Interno Público Externo Dificuldades em realizar economias de escopo Estimativas excessivamente otimistas Estimativa com base em informações imprecisas (passivos não percebidos, complexidade não avaliada) Resistência interna a mudança Impactos de mercado (concorrentes, perda de foco)

10 Desafios das Organizações Imersas em culturas distintas
Dimensões Culturais Liderança ORIENTAÇÃO SOCIAL Coletivismo ORIENTAÇÃO QUANTO AO PODER Tolerância Respeito ORIENTAÇÃO QUANTO A INCERTEZA Aceitação Rejeição ORIENTAÇÃO QUANTO AS METAS Agressividade Passividade ORIENTAÇÃO QUANTO AO TEMPO Longo Prazo Curto Prazo Hofsteade, 1980

11 FIBRIA - Fusão VCP e Aracruz
Fusão Horizontal Razaõ: Economia de Escala Empresa atua em um mercado que o volume é fator de vantagem competitiva

12 VCP e Aracruz - Sinergias

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