A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:"— Transcrição da apresentação:

1 Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
compreender a noção do conceito de esportivização. conhecer e reconhecer os diferentes tipos de esportivização encontrados na sociedade e, em especial, a esportivização das práticas corporais. entender diferentes aspectos constitutivos do fenômeno esportivo e os componentes de sua forma institucionalizada, como técnica, tática e rendimento. vivenciar práticas corporais esportivizadas. valorizar as atividades propostas, realizando-as com empenho e responsabilidade, assumindo postura de cooperação com os colegas.

2 Esportivização é um termo utilizado para designar atividades ou práticas que se revestem da
forma esportiva. Esportivizar é o ato ou efeito de converter ou transformar uma prática corporal em esporte ou de levar uma prática social a assumir os códigos próprios desse fenômeno. (GONZÁLES, 2005, p. 170).

3 São exemplos de práticas corporais que se transformaram em esporte:
luta – judô e caratê; ginástica – ginástica aeróbica; atividades de lazer – skate; dança – dança de salão; jogo – peteca. .

4 Salto em distância – prova do atletismo: é esporte.
Jogo de bolinha de gude : não é esporte. Basquetebol : é esporte. Jogging : não é esporte.

5

6 O código esportivo é o que confere identidade ao esporte e dá sentido à sua prática.
O código esportivo define o aspecto comum a todos os esportes e permite classificá-los como tal, caracterizando o que se chama de “forma esportiva”.

7 Entre os elementos constitutivos do código esportivo, são centrais: a competição, o rendimento e o recorde. Competição: processo pelo qual o sucesso é medido diretamente pela comparação das realizações daqueles que estão executando a mesma atividade com regras e condições padronizadas. Rendimento: domínio de habilidades motoras e intelectivas e desenvolvimento de capacidades físicas necessárias para a resolução de problemas complexos nas situações de disputa. Conseguido por meio de treinamento realizado com bases científicas para o aprimoramento físico, técnico e tático. Recorde: atuação que ultrapassa as anteriores, no mesmo gênero e em condições idênticas. (Miniaurélio, 2009, p. 688).

8 Tipo de atividade realizada: prática corporal que envolve esforço físico e/ou cognitivo.
Nessas condições , o xadrez, que não envolve as destrezas físicas, pode ser considerado um esporte. Condições em que a atividade se realiza: envolve a padronização das comparações pela imposição de regras em caráter universal e pelo desenvolvimento formal de habilidades. Neste caso , o esporte está vinculado a uma instituição formal que gerencia a modalidade, como a FIVB – Federação Internacional de Voleibol. Motivação dos participantes envolvidos: prevalece m motivações externas na realização da atividade, tais como: premiações, medalhas e troféus, remunerações, entre outras. No esporte de lazer predomina a motivação interna do praticante. Quanto mais o esporte se aproxima do alto rendimento, são mais fortes os fatores externos da motivação, por exemplo, a remuneração e os prêmios.

9 Algumas possibilidades de encontrar a presença do
código esportivo nas diferentes esferas da vida em sociedade: Código esportivo na política: concorrência dos candidatos por votos e por cargos políticos; disputa entre a situação e a oposição na votação de leis e na definição das políticas públicas federal, estadual e municipal. Código esportivo nas empresas: concorrência para ganhar a liderança no mercado; disputa de empresas em licitações para execução de obras públicas. Código esportivo no trabalho: concorrência para a ocupação dos melhores cargos e pelos melhores salários; concorrência entre departamentos de uma empresa para ganhar maior verba orçamentária. Código esportivo no vestibular: concorrência entre estudantes pelas vagas nas melhores universidades.

10 Diferentes práticas corporais que, a princípio, não tinham o código esportivo, acabaram por incorporá-lo, dando origem ao fenômeno da esportivização. Quando uma prática corporal assume o código esportivo e se esportiviza, normalmente ela passa a existir nas duas formas: forma original e esportivizada. Porém, a mais divulgada, quase sempre, passa a ser a esportivizada. Ginástica origem: exercitação corporal; forma esportivizada: ginástica olímpica e rítmica. Lutas origem: desenvolver as artes marciais para o autoconhecimento e para a guerra; forma esportivizada: judô e tae-kwon-do. Jogos origem: recreação, diversão e encontro; forma esportivizada: basquetebol e tênis de mesa. Danças comemorações, rituais religiosos; forma esportivizada: dança de salão competitiva.

11 Apesar de os jogos indígenas não incorporarem todos os elementos do código esportivo, a competição em torno de modalidades e regulamentações específicas caracteriza um grau moderado de esportivização.

12

13 Quando um esporte é institucionalizado, organiza-se com regras oficiais que valem para as competições realizadas em qualquer lugar do mundo. Exemplos de instituições: Confederações – Federações –Ligas.

14 No Brasil, o vôlei de praia passou a ser cada vez mais divulgado pela mídia, tornando-se um negócio lucrativo para anunciantes, o que contribuiu para a profissionalização do esporte.

15 Vôlei de praia @EDF096 Para visualizar este conteúdo digital, é preciso ter instalado o plugin Slides de Aula, disponível no Livro Digital Atenção: não altere o conteúdo deste slide

16 Uma prática esportiva pode incorporar os elementos do código esportivo com maior ou menor intensidade, implicando diferentes graus de esportivização. É possível encontrar práticas corporais com grau de esportivização fraco, intermediário e forte. Pode-se, também, estabelecer graus em cada um dos indicadores do quadro e no cruzamento entre eles.

17 Características da canoagem ribeirinha:
não institucionalizada; baixo rendimento; amadorismo; sem patrocínios; pouca presença da mídia; esporte não olímpico. Classificação do esporte: grau fraco de esportivização.

18 Professor, explicar aos alunos que uma atividade cotidiana de uso de canoa em uma comunidade ribeirinha da Ilha de Marajó, por exemplo, pode ganhar elementos de esportivização, tais como os descritos neste slide.

19

20 Qualquer prática corporal, seja ela jogo, dança, luta ou ginástica, pode receber elementos de esportivização. O exercício aqui é seguir os passos para tornar uma prática corporal qualquer em prática esportivizada.

21 Esportivização – Código Esportivo
@EDF1878 Para visualizar este conteúdo digital, é preciso ter instalado o plugin Slides de Aula, disponível no Livro Digital Atenção: não altere o conteúdo deste slide


Carregar ppt "Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google