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Saúde do Idoso na Unidade Básica de Saúde Paraí, em Paraí, RS

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Apresentação em tema: "Saúde do Idoso na Unidade Básica de Saúde Paraí, em Paraí, RS"— Transcrição da apresentação:

1 Saúde do Idoso na Unidade Básica de Saúde Paraí, em Paraí, RS
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Saúde do Idoso na Unidade Básica de Saúde Paraí, em Paraí, RS Wagner Titton Coordenadora: Ana Paula Rodrigues Pelotas, Janeiro de 2015

2 INTRODUÇÃO Paraí, RS: 7257 habitantes1; 1165 idosos2; IDH 0,8433
Renda média per capita R$1071,253 Índice de Gini 0,47723 IBGE, 2014; SIAB, 2014; PNUD/2000.

3 INTRODUÇÃO Sistema de Saúde Implantado:
Atividades divididas entre UBS e Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida; Gestão Plena da Saúde; Acesso a Atenção Especializada: Disponíveis: Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia. Demais especialidades: Ausência de profissionais contratados; “Convênios” com especialistas.

4 INTRODUÇÃO Caracterização da Unidade Básica da Saúde
Infraestrutura implantada: capaz de suprir as demandas preventivas e curativas; Medicina curativa; Atividades preventivas: inexistentes. ESF: sem funcionalidade prática.

5 INTRODUÇÃO Caracterização da Unidade Básica da Saúde
Atendimento orientado via INAMPS; Protocolos de atendimento, referência e contra-referência: Inexistentes; Indicadores de Saúde: não condizentes com a situação de saúde do município.

6 INTRODUÇÃO Situação da Ação Programática Anterior a intervenção:
Saúde do Idoso: Implantação teórica; Objetiva obtenção de recursos financeiros; Sem efetividade prática

7 INTRODUÇÃO Benefícios da Ação Programática:
Mudanças demográficas populacionais; Características da população atendida no município; Busca de características preventivas a medicina anteriormente aplicada

8 OBJETIVO Objetivo geral:
Implantação da ação programática de Saúde do Idoso na UBS Paraí, Paraí/RS.

9 METODOLOGIA Ações Realizadas:
Ampliar a cobertura do Programa de Saúde do Idoso; Melhorar a qualidade da Atenção ao idoso; Melhorar a Adesão ao programa; Melhorar o registro das informações; Mapear os idosos na área de Risco; Promoção de Saúde.

10 METODOLOGIA Logística:
Recadastramento dos idosos, comorbidades e presença de problemas de locomoção; Criação de ficha de atendimento específica para os idosos; Implantação de protocolos de atendimento presentes nos Cadernos de Atenção Básica;

11 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 1: Ampliar a cobertura do Programa de Saúde do Idoso;

12 Objetivo 1: Ampliar a cobertura do Programa de Saúde do Idoso;
Ampliar a cobertura de atenção à saúde do idoso da área da unidade de saúde para 50%. Meta alcançada: 166 idosos (14,3%);

13 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde

14 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde
Realizar Avaliação Multidimensional Rápida de 100% dos idosos da área de abrangência Meta Alcançada: 69,9%;

15 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde
Realizar exame clínico apropriado em 100% das consultas Meta alcançada: 72,3%;

16 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde
Realizar a solicitação de exames complementares periódicos em 100% dos idosos hipertensos e/ou diabéticos Meta alcançada: 82,3%;

17 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde
Priorizar a prescrição de medicamentos da Farmácia Popular a 100% dos idosos Meta alcançada: 81,3%;

18 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde
Cadastrar 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção: Meta Alcançada: 74,2%;

19 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde
Realizar visita domiciliar a 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção. Meta alcançada: 47,2%;

20 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde
Rastrear 100% dos idosos para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Meta alcançada: 98,2%;

21 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde
Rastrear 100% dos idosos com pressão arterial sustentada maior que 135/80 mmHg para Diabetes Mellitus (DM) Meta alcançada: 97,2%;

22 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde
Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos idosos. Meta alcançada: 31,9%;

23 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 3: Melhorar a adesão dos idosos ao Programa de Saúde do Idoso

24 Objetivo 3: Melhorar a adesão dos idosos ao Programa de Saúde do Idoso
Buscar 100% dos idosos faltosos às consultas programadas. Meta não desenvolvida visto pela unidade básica de Saúde não permitir o agendamento de consulta, sendo todo o atendimento a livre demanda, inexistiam pacientes faltosos, bem como inexistiam as consultas programáticas.

25 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 4: Melhorar o registro das informações

26 Objetivo 4: Melhorar o registro das informações
Manter registro específico de 100% das pessoas idosas Meta alcançada: 53,0%

27 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 5: Mapear os idosos de risco da área de abrangência

28 Objetivo 5: Mapear os idosos de risco da área de abrangência
Rastrear 100% das pessoas idosas para risco de morbimortalidade Meta alcançada: 45,8%;

29 Objetivo 5: Mapear os idosos de risco da área de abrangência
Investigar a presença de indicadores de fragilização na velhice em 100% das pessoas idosas. Meta alcançada: 47%

30 Objetivo 5: Mapear os idosos de risco da área de abrangência
Avaliar a rede social de 100% dos idosos Meta alcançada: 54,8%;

31 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 6: Promover a saúde dos idosos

32 Objetivo 6: Promover a saúde dos idosos
Garantir orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis a 100% das pessoas idosas

33 Objetivo 6: Promover a saúde dos idosos
Garantir orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis a 100% das pessoas idosas Meta Alcançada: 63,3%;

34 Objetivo 6: Promover a saúde dos idosos
Garantir orientação para a prática regular de atividade física a 100% idosos Meta Alcançada: 65,7%;

35 Avaliação dos Indicadores
Indicadores anteriores e posteriores a ação: Desconhecimento do situação de saúde da população adscrita; Desconhecimento das diretrizes e protocolos de funcionamento do SUS e ESF; Incapacidade de comparativo pela ausência de indicadores anteriores.

36 Avaliação dos Indicadores
Metas objetivadas e alcançadas: Falta do funcionamento da UBS como ESF; Necessidade de mudança no funcionamento da UBS, visando uma adaptação as normas vigentes e melhora na qualidade de saúde do município.

37 Discussão Importância para a população atendida:
Padronização no diagnóstico e acompanhamento das doenças crônicas; Melhora no acompanhamento das doenças crônico-degenerativas;

38 Discussão Incorporação da Ação ao Serviço:
Não houve incorporação das atividades ao serviço. Para ocorrer a incorporação das atividades: Educação dos gestores de saúde para a conscientização do que é ESF, Atenção Primária a Saúde e SUS; Reformulação do Atendimento Público no município; Implantação efetiva da ESF.

39 Reflexão sobre o Processo de Abordagem
Propicia pleno conhecimento do profissional para a implantação de uma ESF e sua adequação as normas do SUS; Demanda teórica adequada para o funcionamento de uma ESF;

40 Reflexão sobre o Processo de Abordagem
Curso inadequado para o profissional do PROVAB: Curso realizado por 14 meses para os outros profissionais é realizado em 8 meses;


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