Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAntônia Furtado Espírito Santo Alterado mais de 7 anos atrás
1
Aspectos naturais do continente africano
2
Localização Geográfica
O continente africano é o único continente do globo situado nos quatro hemisférios (Norte, Sul, Leste, Oeste) Oeste: Oceano Atlântico. Leste: Oceano Índico. Norte: Mar Mediterrâneo. Nordeste: Mar Vermelho.
4
Acidentes geográficos do continente africano
Ilhas – Próximo ao litoral existe uma grande quantidade de ilhas que pertencem a países do continente europeu. - Arquipélago de Açores: Pertence a Portugal. - Ilha da Madeira: Pertence a Portugal. - Ilhas Canárias: Pertence a Espanha. - Ilha de Santa Helena: Pertence ao Reino Unido. - Ilha de Madagascar: Localiza-se no Oceano Índico. Penínsulas - Península do Sinai: Localiza-se no Canal de Suez que interliga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo. (Egito) - Península da Somália: Localiza-se no Oceano Índico, também chamada de “chifre da África”.
6
Acidentes geográficos do continente africano
Elevações do relevo – As elevações do continente africano se apresentam-se sob forma de cadeia montanhosa ou forma de planaltos. - Cadeia do Atlas: Junto a costa mediterrânea. (Extremo norte). - Cadeia de Drakensberg: Próximo ao Cabo da Boa Esperança. (Extremo sul). - Planalto de Camarões: Próximo ao Golfo da Guiné (Centro este). - Rift Valley: Constituído pelo Planalto da Etiópia e o Planalto dos Grandes Lagos. (porção leste).
8
Acidentes geográficos do continente africano
Hidrografia – Rio Nilo: Mais importante rio da África, originário da junção (confluência) do Nilo Branco (nascente planalto dos grandes lagos) e Nilo Azul (nascente: planalto da Etiópia), atravessa o Egito e desagua ao norte no Mar Mediterrâneo. Rio Níger: Nasce em terrenos elevados na fronteira entre Guiné e Serra Leoa e desagua no golfo da Guiné no sul da Nigéria. Rio Zambeze: Ao longo do seu curso encontram-se muitas quedas d’água (ex: cataratas de vitória). Nasce em Zâmbia, demarca a fronteira entre Zâmbia e Zimbábue, atravessa o Moçambique e desagua no Oceano Índico. Rio do Congo: 2º rio mais extenso da África, famoso por seus extensos trechos navegáveis (rios de planície), fator que favorece o transporte comercial. Nasce na República Democrática do Congo e desagua no Oceano Atlântico.
10
Os climas africanos Clima Equatorial = O clima equatorial se caracteriza por ser um clima quente e úmido o ano todo, com temperaturas que variam entre 25ºC e 30ºC e índices pluviométricos que atingem até mm ao ano Abrange parte da região Centro-Oeste do continente, onde existe a predominância da floresta equatorial. Vegetação dominante = Floresta equatorial (floresta densa e diversificada.
11
Clima Tropical = Este tipo de clima apresenta duas estações bem definidas : verão quente e chuvoso , inverno com temperaturas amenas e seco. O inverno é marcado por temperaturas médias acima dos 20ºC, com períodos de seca, e verão com temperatura média superior a 25ºC, com período de chuvas abundante. Se localiza entre o semiárido e a floresta equatorial. A vegetação predominante neste clima são as savanas (que constituem o tipo de vegetação mais abundante no continente).
12
Clima Subtropical = O verão é marcado por temperaturas entre 15 e 20ºC e o inverno marcado por temperaturas entre 0 a 10ºC. Portanto seu verão é quente e o inverno é rigoroso. Se localiza em pequenas regiões principalmente no extremo sul do continente africano.
13
Clima Semiárido = Possui temperatura elevada com baixa umidade atmosférica. O clima semiárido é aquele que apresenta precipitação de chuvas média entre 300 mm e 800 mm ao ano Selocaliza nas faixas de transição entre o clima tropical (savanas) e o clima desértico. Vegetação predominante = O tipo de vegetação predominante neste clima são as estepes, aparecem entre as savanas e os desertos.
14
Clima Desértico = Esse clima possui temperaturas médias entre 20ºC e 30ºC(podem ultrapassar os 40ºC). É caracterizado por ser bastante seco (pela pequena quantidade de chuvas), outra característica marcante é a grande amplitude térmica ( variação entre as máximas e mínimas temperaturas). Se localizam nas porções norte (Deserto do Saara) e na porção sul (Deserto do Kalahari). A vegetação predominante deste tipo de clima são plantas xerófilas, porém eventualmente podem haver oásis, onde se desenvolvem tamareiras, arbustos e gramíneas.
15
Clima Mediterrâneo = Este tipo de clima se caracteriza por apresentar altas temperaturas no verão e invernos com temperaturas amenas. Esse clima é resultado de uma combinação de correntes marítimas frias e zonas de alta pressão, que formam: Verões quentes, com médias em torno de 27°C, e secos, com precipitação inferior a 100mm. Os invernos são brandos, com médias acima de 10°C, e úmidos, com precipitação máxima em torno de 750mm. Localiza-se em pequenos trechos do extremo norte (Mar Mediterrâneo) e do extremo sul do continente (Cabo da boa esperança). A vegetação predominante neste tipo de clima são os Maquis, Garrigues e bosques de oliveiras.
16
Clima frio de Montanhas = Este clima se caracteriza por possuir temperatura variável de acordo com a altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor é a temperatura. Mesmo em regiões tropicais, o clima de montanha é predominante nesse relevo. Se localiza nas regiões com maiores altitudes do continente (O planalto da Etiópia, a cordilheira do Atlas, no norte africano, e enclaves de grandes altitudes estão presentes no centro do continente e na parte central de Madagascar). A vegetação predominante neste tipo de clima é a floresta de coníferas, e no alto das montanhas musgos e herbáceas (tundra).
17
Formações Vegetais africanas
Floresta Equatorial = O clima úmido e quente favorece a grande biodiversidade encontrada nessas áreas. Essas florestas apresentam conjunto da copa das árvores, em três níveis: superior, de 50 a 60 metros, médio, de 20 a 40 metros, e inferior, de cinco a 15 metros. - Essa vegetação encontra-se muito devastada pelas indústrias extrativistas (mineral e vegetal). É encontrada principalmente no litoral centro oeste da África, com um pequeno enclave na região da Costa do Marfim e no litoral leste de Madagascar.
19
Savana = Apresentam grandes campos cobertos por gramíneas, em combinação com árvores esparsas, que apresentam copas planas. Em áreas mais secas, as gramíneas crescem em forma de moita e as árvores desaparecem. A savana tropical é a formação vegetal que cobre a maior parte do continente africano, pode ser encontrada desde o sul do deserto do Saara até o sul da África do Sul, além do oeste de Madagascar, e fazem a transição entre a floresta equatorial e os desertos africanos.
21
Vegetação Semiárida = A vegetação predominante no semiárido africano são os estepes, constituído por vegetação seca e baixa, pouca pastagem. Se localiza nas áreas de transição entre os desertos e as savanas.
23
Vegetação Mediterrânea = Este tipo de vegetação caracteriza-se por ter um grande número de arbustos lenhosos, perenifólios (sempre verdes), e esclerofilos, com folhas e caule duros, de modo a reter a umidade e evitar a transpiração. Esse complexo arbustivo também é formado por bosques de oliveiras, maquis, garrigues sobreiros e pinheiros, em associação com gramíneas. Essa vegetação pode ser encontrada próximo ao mar mediterrâneo (extremo norte) e próximo ao Cabo da Boa Esperança (extremo sul).
25
Vegetação Desértica = Vegetação composta por arbustos xerófitos apresentam raízes profundas a capilarizadas, aumentando a área de absorção da umidade, e caules e folhas duros e cobertos por cera ou pelos, para evitar a transpiração da planta. Encontra-se também plantas de caule suculento, como os cactos, que armazenam água nos seus caules. Este tipo de vegetação se localiza nas regiões do Deserto do Saara e Deserto do Kalahari.
27
Vegetações de frio de montanha = Essa vegetação se constitui de pinheiros de grande porte e pouca variação e no alto das montanhas encontramos a tundra alpina, com musgos e herbáceas cobrindo o solo, e raros arbustos lenhosos. Pode ser encontrada nas partes mais altas do relevo africano, a floresta de coníferas domina o planalto da Etiópia, a cordilheira do Atlas, no norte africano, e enclaves de grandes altitudes presentes no centro do continente e na parte central de Madagascar.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.