A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marx – Ideologia Sociologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marx – Ideologia Sociologia."— Transcrição da apresentação:

1 Marx – Ideologia Sociologia

2 Esclarecimentos Meio de produção e modo de produção são a mesma coisa?
‘Infraestrutura x superestrutura’ versus ‘proletário x burguês’ Obs: proletariado e burguesia são os termos coletivos para proletário e burguês

3 A questão da revolução Se o proletariado é assim tão explorado, por que a revolução ainda não aconteceu? Os proletários são burros, por acaso? Segundo a teoria marxista, os explorados são explorados mas nem sempre sabem que o são! A isso Marx e Engels deram o nome de Ideologia

4 Ideologia Ideologia: falsa consciência do indivíduo que atribui sua situação econômico-social a fatores que não passam pela luta de classes, nem pela história e política econômicas. Exemplo: estudo no Magno por merecimento pessoal Essa afirmação pode até ser verdadeira, desde que se exclua aproximadamente 50% dos alunos de 1EM que possuem uma condição econômico-social abaixo da de vocês (nutrição, estrutura e instrução familiar, localização e possibilidade de transporte, educação, cultura geral)... ...e aproximadamente uns 10%, 20% que possuem uma condição acima da de vocês. E nada disso é culpa de ninguém: nem de vocês, nem de seus pais, nem de sua família... É uma situação histórica, econômica e social na qual vocês, eu, nós todos já nascemos.

5 Ideologia Lembrem da famosa citação do Marx:
“Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defronta diretamente, legadas e transmitidas do passado... a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos”.

6 Ideologia Assim, há uma série de ideias que temos que servem para justificar a nossa posição social e econômica, seja de explorador (burguês: possui os meios de produção), seja de explorado (proletário: vende sua força de trabalho em troca de um salário para trabalhar na fábrica), seja de explorado que assume a defesa dos interesses de seus exploradores (classe média: profissionais liberais, microempresários, trabalhadores no setor de serviços) que mascaram as relações de exploração.

7 Ideologia Vocês, muito provavelmente, são e serão, e eu também, de acordo com a teoria marxista, pertencemos à classe média: não somos burgueses pois não dispomos da posse dos meios de produção. E mesmo assim muitas vezes defendemos interesses contrários à nossa classe social – defendemos os interesses da classe dominante porque, como metaforizou Machado de Assis, todo brasileiro quer, no fundo, ser o Prudêncio: aguentamos uma exploração brutal de quem está acima de nós porque desejamos um dia ascender socialmente e explorar os demais...

8 Ideologia X Ideologias
O conceito de Ideologia na teoria marxista denota especificamente a má consciência que esconde, mascara, conscientemente ou não, a relação de exploração econômica no sistema capitalista. Após o desenvolvimento desse conceito marxista de Ideologia, outros pensadores também utilizaram esse conceito, mas para expressar o conjunto de ideias que sustentam e baseiam uma opinião ou posição intelectual (exemplo: isso é típico da ideologia positivista/cristã/pentecostal/marxista/comunista...) Então, cuidado: no contexto da filosofia marxista, entende-se por ideologia apenas as ideias, opiniões e posições que maqueiam a luta de classes e a relação de exploração.

9 Exemplos de Ideologia Os negros devem ser restritos a trabalhos manuais, graças à sua própria constituição psicofísica. Todos são iguais perante a lei. O lucro é natural. Desempregado/grevista é vagabundo.


Carregar ppt "Marx – Ideologia Sociologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google