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PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM Profa. Íris Cristine Odízio

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Apresentação em tema: "PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM Profa. Íris Cristine Odízio"— Transcrição da apresentação:

1 PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM Profa. Íris Cristine Odízio
O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. REDAÇÃO.

2 HISTÓRIA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior.

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6 Composição das notas: Ao final, o participante receberá cinco notas, uma para cada área da prova objetiva e a nota da redação. Cada faculdade/universidade tem regras próprias para utilizar as notas de ingresso: colocando peso nas notas das áreas que julgue ser mais importantes para o curso que está sendo pleiteado ou fazendo uma média aritmética simples.

7 A Teoria de Resposta ao Item (TRI)

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10 COMO É AVALIADA A REDAÇÃO
COMO É AVALIADA A REDAÇÃO ? Seu desempenho é avaliado de acordo com os seguintes critérios: Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

11 COMO É A PONTUAÇÃO ? 200 PONTOS EXCELENTE 160 PONTOS BOM 120 PONTOS
MEDIANO 80 PONTOS INSUFICIENTE 40 PONTOS PRECÁRIO 0 PONTOS DESCONHECIMENTO

12 QUEM AVALIA A REDAÇÃO ? A redação do Enem é corrigida por dois professores, os quais atribuem uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) para cada uma das cinco competências; podendo a nota, portanto, chegar a 1000 (mil) pontos. Se a diferença total da nota de cada corretor ultrapassar mais de 100 pontos, ou se ultrapassar mais de 80 pontos em cada competência, a redação é corrigida por um terceiro corretor e, nesse caso, a nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem. Se a discrepância continuar, a redação será avaliada por uma banca presencial composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.

13 QUANDO SE ATRIBUI NOTA 0 (ZERO) A UMA REDAÇÃO?
A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características: Fuga total ao tema; não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; texto com até 7 (sete) linhas; impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto; desrespeito aos direitos humanos; e folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

14 Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
ausência de marcas de oralidade e de registro informal; precisão vocabular; e obediência às regras de: concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; pontuação; flexão de nomes e verbos; colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos); grafia das palavras (inclusive acentuação gráfica e emprego de letras maiúsculas e minúsculas); e divisão silábica na mudança de linha (translineação).

15 Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. O texto dissertativo-argumentativo é organizado na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. Texto em prosa é texto com parágrafos, não é texto com diálogos (discursos diretos).

16 Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. A coerência se estabelece a partir das ideias apresentadas no texto e dos conhecimentos dos interlocutores, garantindo a construção do sentido de acordo com as expectativas do leitor. Está, pois, ligada à compreensão, à possibilidade de interpretação dos sentidos do texto.

17 Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta a sequenciação coerente do texto e a interdependência entre as ideias. Esse encadeamento pode ser expresso por conjunções, por determinadas palavras, ou pode ser inferido a partir da articulação dessas ideias. Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto, porque estabelecem uma inter- relação entre orações, frases e parágrafos.

18 oferecer uma proposta de intervenção na vida social; e
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. A sua redação, além de apresentar uma tese sobre o tema, apoiada em argumentos consistentes, deve: oferecer uma proposta de intervenção na vida social; e respeitar os direitos humanos. SUGESTÃO: Leitura da “Declaração dos Direitos Humanos” e do “Estatuto da Criança e do Adolescente”.

19 A REDAÇÃO DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA
TEMA Fazer uma leitura atenciosa dos textos motivadores da proposta de redação, buscando entender bem o tema. TESE Defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto. ARGUMENTOS Apoiar em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

20 Mãos á obra Faremos a análise de uma redação nota 1000, do Enem de 2012, observando os parágrafos de introdução; de desenvolvimento e de conclusão. Ao lado está a proposta de redação.

21 PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO
Declaração inicial Divisão de assunto Trechos narrativos  Sequência interrogativa  Definição  Alusão histórica  Enumeração de argumentos

22 Redação de GABRIELA ARAUJO ATTIE - Uberlândia/MG A imigração no Brasil
Durante, principalmente, a década de 1980, o Brasil mostrou-se um país de emigração. Na chamada década perdida, inúmeros brasileiros deixaram o país em busca de melhores condições de vida. No século XXI, um fenômeno inverso é evidente: a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios, com indivíduos de países subdesenvolvidos latino-americanos. No entanto, as condições precárias de vida dessas pessoas são desafios ao governo e à sociedade brasileira para a plena adaptação de todos os cidadãos à nova realidade.

23 PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS: exemplos; dados estatísticos; pesquisas; fatos comprováveis; citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto; alusões históricas; e comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.

24 A ascensão do Brasil ao posto de uma das dez maiores economias do mundo é um importante fator atrativo aos estrangeiros. Embora o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional , segundo previsões, seja menor em 2012 em relação a anos anteriores, o país mostra um verdadeiro aquecimento nos setores econômicos, representado, por exemplo, pelo aumento do poder de consumo da classe C. Esse aspecto contribui para a construção de uma imagem positiva e promissora do Brasil no exterior, o que favorece a imigração. A vida dos imigrantes no país, entretanto, exibe uma diferente e crítica faceta: a exploração da mão-de-obra e a miséria.

25 PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO
A conclusão corresponde a um único parágrafo que finaliza a redação; sucinta e com parágrafos simétricos; Retomar a ideia inicial - a tese, mas em um tom de fechamento; Não acrescentem informações novas na conclusão. O último parágrafo apenas finaliza a temática em discussão; A elaboração de propostas de ação social é muito importante no ENEM; O uso de conectivos de valor conclusivo também enriquece uma conclusão. Conjunções, como “portanto”, “então”, “logo”, por exemplo, são ferramentas importantes na hora de fechar o texto; Evite construções do tipo “conclui-se que”, “pode-se concluir”, “concluindo”. Nunca termine com perguntas reflexivas ou reticências.

26 Portanto, para impedir a continuidade dessa situação, é imprescindível a intervenção governamental , por meio da fiscalização de empresas que apresentem imigrantes como funcionários, bem como a realização de denúncias de exploração por brasileiros ou por imigrantes. Ademais, é necessário fomentar o respeito e a assistência a eles, ideais que devem ser divulgados por campanhas e por propagandas do governo ou de ONG’s, além de garantir seu acesso à saúde e à educação, por meio de políticas públicas específicas a esse grupo.

27 Referências A REDAÇÃO NO ENEM 2013 – Guia do Participante.
ENTENDA SUA NO ENEM – Guia do Participante. Site:

28 Profa. Íris Cristine Odízio
Blog:


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