A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO E UFSCÃO 2018.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO E UFSCÃO 2018."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO E UFSCÃO 2018

2 LEIS DE KEPLER – AULA 23 1ª Lei – Lei das órbitas
2ª Lei – Lei das áreas 3ª Lei – Lei das períodos

3 Exercício 1 Sobre as leis de Kepler, assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s) para o sistema solar. 01. O valor da velocidade de revolução da Terra em torno do Sol, quando sua trajetória está mais próxima do Sol, é maior do que quando está mais afastada dele. 02. Os planetas mais afastados do Sol têm um período de revolução em torno dele maior que os mais próximos. 04. Os planetas de maior massa levam mais tempo para dar uma volta em torno do Sol, devido à sua inércia. 08. O Sol está situado em um dos focos da órbita elíptica de um dado planeta. 16. Quanto maior for o período de rotação de um dado planeta, maior será o seu período de revolução em torno do Sol. 32. No caso especial da Terra, a órbita é exatamente uma circunferência.

4 Exercício 2 No que se refere à história e à ciência por trás da mecânica celeste, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. O astrônomo Cláudio Ptolomeu defendia o sistema geocêntrico, com a Terra no centro do sistema planetário. Já Nicolau Copérnico defendia o sistema heliocêntrico, com o Sol no centro do sistema planetário. Tycho Brahe elaborou um sistema no qual os planetas giravam em torno do Sol e o Sol girava em torno da Terra. 02. Galileu Galilei foi acusado de herege, processado pela Igreja Católica e julgado em um tribunal por afirmar e defender que a Terra era fixa e centralizada no sistema planetário. 04. Kepler resolveu o problema das órbitas dos planetas quando percebeu que elas eram elípticas, e isso só foi possível quando ele parou de confiar nas observações feitas por Tycho Brahe. 08. O movimento de translação de um planeta não é uniforme; ele é acelerado entre o periélio e o afélio, e retardado do afélio para o periélio. 16. A teoria da gravitação universal, de Newton, é válida para situações nas quais as velocidades envolvidas sejam muito grandes (próximas à velocidade da luz) e o movimento não ocorra em campos gravitacionais muito intensos. 32. A teoria da relatividade geral de Einstein propõe que a presença de uma massa deforma o espaço e o tempo nas suas proximidades, sendo que, quanto maior a massa e menor a distância, mais intensos são seus efeitos. Por isso a órbita de Mercúrio não pode ser explicada pela gravitação de Newton.

5 Exercício 3 Sobre as Leis de Kepler e o movimento dos planetas, marque a alternativa correta: 01. Quanto maior a distância de um planeta ao Sol, mais rápido ele se movimenta. 02. A velocidade de rotação dos planetas depende unicamente de suas massas. 04. Para a primeira lei de Kepler (lei das órbitas), o verão ocorre quando a Terra está mais próxima do Sol, e o inverno, quando ela está mais afastada. 08. Para a terceira lei de Kepler (lei dos períodos), o período de rotação de um planeta em torno de seu eixo, é tanto maior quanto maior for seu período de revolução. 16. O quadrado do período orbital de cada planeta é diretamente proporcional ao cubo da distância média do planeta ao Sol. 32. Para a segunda lei de Kepler (lei das áreas), a velocidade de um planeta X, em sua órbita, diminui à medida que ele se afasta do Sol.       64. A velocidade do planeta em sua órbita elíptica independe de sua posição relativa ao Sol.

6 GRAVITAÇÃO UNIVERSAL – AULA 24
Gravitação Universal – Isaac Newton Campo Gravitacional

7 Exercício 4 A respeito da Gravitação Universal de Isaac Newton, publicada em 1687, some as alternativas corretas: 01. A intensidade da força gravitacional com que a Terra atrai a Lua é F. Se fossem duplicadas a massa da Terra e da Lua e se a distância que as separa fosse reduzida à metade, a nova força seria de 16 F. 02. a força pela qual a Terra atrai o Sol tem o mesmo módulo da força pela qual o Sol atrai a Terra. 04. o período de evolução da Terra em torno do Sol é de aproximadamente 24 horas. 08. a velocidade de órbita do planeta Terra independe da sua posição em relação ao Sol. 16. Nosso planeta é achatado nos polos em relação ao Equador, o que é correto afirmar que a gravidade nos polos é maior que na linha do Equador. 32. Nosso planeta é achatado nos polos em relação ao Equador, o que é correto afirmar que a gravidade nos polos é menor que na linha do Equador.

8 GRAVITAÇÃO UNIVERSAL III – AULA 25
Corpos em órbitas circulares: Energia potencial gravitacional: Velocidade de escape:

9 Exercício 5 Sobre um satélite artificial colocado em órbita em torno da Terra, some as alternativas corretas: 01. A força resultante sobre o satélite é nula. 02. A força gravitacional atua sobre o satélite como força centrípeta. 04.O satélite não exerce sobre a Terra nenhuma força gravitacional. 08. O satélite acabará caindo quando sua velocidade for diminuindo gradativamente 16. As massas dos astronautas e dos objetos no interior da nave são nulas. 32. O período de um satélite que se encontra em orbita circular de raio R, tem torno do centro da Terra, cuja massa é M, é dado por 2.π. ( R³ G.M ).

10 Gabarito: 11 33 48 19 42


Carregar ppt "REVISÃO E UFSCÃO 2018."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google