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TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS

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Apresentação em tema: "TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS"— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS

2 INTRODUÇÃO Um administrador, precisa entender o papel dos diversos tipos de Sistemas de Informação existentes nas empresas hoje, que são necessários para apoiar a tomada de decisões e atividades de trabalho existentes nos diversos níveis e funções organizacionais. provocam mudanças organizacionais e administrativas trazendo desafios para administração, como Integração que é obter vantagens com sistemas que integrem diversos níveis e funções organizacionais possibilitando troca de informações entre diversos setores, este é o principal desafio, pois é o administrador que identifica quais setores precisam estar interligados.

3 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Há tipos específicos de Sistemas de Informação para cada nível organizacional: Sistemas de Processamento de Transações (SPTs) Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento (STCs) e Sistemas de automação de escritório Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs)

4 Sistemas de Processamento de Transações (SPTs)
São sistemas integrados básicos que atendem ao nível operacional da organização. São sistemas computadorizados que realizam e registram as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresa. Exemplo, o registro de pedidos de vendas, o sistema de reserva de um hotel, a folha de pagamento, registros de funcionários, etc. Os SPTs em geral são tão críticos que, se deixarem de funcionar por algumas horas, podem causar o colapso da empresa e talvez danos a outras empresas ligadas a ela.

5 Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento (STCs) e Sistemas de automação de escritório
Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento (STCs) e Sistemas de automação de escritório atendem necessidades do nível de conhecimento envolvendo trabalhadores de conhecimento, pessoas com formação universitária como engenheiros e cientistas e trabalhadores de dados que possuem educação inferior como secretárias, contadores, arquivistas etc. Os STCs, são como estações de trabalho de projeto científico ou de engenharia promovem a criação de novos conhecimentos e asseguram que esses novos conhecimentos e capacidades técnicas sejam adequadamente integrados à empresa.

6 Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento (STCs) e Sistemas de automação de escritório
Sistemas de automação de escritório são aplicações de TI projetadas para aumentar a produtividade desses trabalhadores, dando suporte às atividades de coordenação e comunicação inerentes a um escritório. Os sistemas de automação de escritórios coordenam diversos trabalhadores da informação, unidades geográficas e áreas funcionais: esses sistemas comunicam-se com clientes, fornecedores e outras organizações fora da empresa e servem de câmara de compensação para os fluxos de informação e conhecimento.

7 Sistemas de Informação Gerenciais (SIG)
Os Sistemas de Informações Gerenciais (SIGs) atendem ao nível gerencial da organização, resumem e relatam as operações básicas da empresa. Eles atendem aos gerentes interessados em resultados semanais, mensais e anuais (não atividades diárias). Em geral dão respostas a perguntas rotineiras que foram especificadas anteriormente e cujo procedimento de obtenção de respostas é predefinido. Exemplo: apresentar o total em quilos de alface consumidos em um mês em um restaurante de fast-food. Podem ainda comparar os resultados de vendas anuais de produtos específicos com as metas planejadas. Esses sistemas geralmente não são flexíveis e sua capacidade analítica é reduzida. A maior parte dos SIGs usa rotinas simples, como resumos e comparações em vez de modelos matemáticos sofisticados ou técnicas estatísticas.

8 Sistemas de Apoio a Decisão (SAD)
Os Sistemas de Apoio à Decisão (SADs) também atendem ao nível de gerência da organização. Eles ajudam aos gerentes a tomar decisões não-usuais, que se alteram com rapidez e que não são facilmente especificadas com antecedência. Os SADs, por seu projeto, têm maior poder analítico do que outros sistemas. Normalmente condensam grande quantidade de dados de forma que possa ser analisado por quem toma decisões. São projetados de modo que os usuários possam trabalhar com eles diretamente; e incluem software de fácil interação com o usuário. Normalmente, os SADs oferecem um sistema de menus que facilitam a entrada de dados e a obtenção de informações.

9 Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs)
Os Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs) são usados para tomar decisões. Eles atendem ao nível estratégico da organização. Abordam decisões não rotineiras que exigem bom senso, avaliação e percepção, já que não existe um procedimento previamente estabelecido para se chegar a uma solução. Os SAEs são projetados para incorporar dados sobre eventos externos, como, novas leis tributárias ou novos concorrentes, mas também adquirem informações resumidas do SIG e do SAD internos. Eles filtram, comprimem e rastreiam dados críticos, com ênfase na redução do tempo e esforço requeridos para obter informações úteis aos executivos. pessimo

10 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Também temos outros tipos de sistemas de informação Sistemas de Venda e Marketing: responsável pela venda do produto ou serviço. Sistemas de Informação Financeira e Contábil : responsáveis pela administração de ativos financeiros visando o retorno ao investimento. Sistemas de Recursos Humanos: responsável por atrair, aperfeiçoar e manter a força de trabalho da empresa ajudam a identificar funcionários potenciais e selecionar novos, desenvolver talentos e potencialidades. ruimmmmmmm


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