A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VI ENCONTRO DO PIBID – UFCG

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VI ENCONTRO DO PIBID – UFCG"— Transcrição da apresentação:

1 VI ENCONTRO DO PIBID – UFCG
“Impactos e perspectivas políticas na formação e atuação docente” 01 a 02 de Outubro de 2015 Cajazeiras - PB AS DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA. Aluska Wanderleya Gomes da Costa¹ (UFCG) Camila Rafaela Pereira Martins¹(UFCG) Eronides Câmara de Araújo²(UFCG) Gerffeson Walemberg Medeiros Cunha¹ (UFCG) José Reneudo da Silva³ (Supervisor Subprojeto PIBID História) Julhyane Cristine Oliveira Biserra¹ (UFCG) Kalina Ligia de Sousa Lima¹ (UFCG) Priscyla Laryssa da Silva Lima¹ (UFCG) Talita Najla Martins Nunes¹ (UFCG) INTRODUÇÃO A cultura brasileira é repleta de diversos aspectos os quais poucos são abordados em sala de aula, e para suprir esta lacuna no setor educacional desenvolvemos no projeto PIBID e através da docência compartilhada um projeto sobre a cultura afro-brasileira na turma do 2B do colégio Dr. Elpídio de Almeida com ênfase nas danças. OBJETIVOS Demonstrar a relação existente entre a mistura dessas duas culturas a africana e a brasileira, destacando também a desconstrução de estereótipos a respeito das danças afro-brasileiras nos ambientes educacionais e culturais. METODOLOGICA Para o desenvolvimento do projeto em sala de aula, recorremos inicialmente a exposição da base teórica a respeito das danças, como o kuduro, a semba, o maracatu, o samba de roda entre outras. E no segundo momento utilizamos o recurso áudio visual para exibição de vídeos mostrando coreografias envolvendo o estilos de danças já citados acima. RESULTADOS E DISCUSSÃO Para a concretização do projeto propomos aos alunos que escolhessem um dos estilos de danças que mais haviam se identificado, a partir dos que haviam sido abordados e produzissem uma apresentação artística. Os alunos optaram pelo estilo kuduro, pois já havia uma certa familiarização devido ao kuduro ter algumas músicas inseridas no nosso cotidiano. Assim a apresentação serviu para que os alunos esclarecessem os valores herdados da cultura africana pela brasileira tendo em vista que a dança age como aglutinador sendo possível identificar aspectos culturais, religiosos e sociais de um povo. Fotos retiradas do arquivo pessoal do Subprojeto PIBID História. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este projeto mostrou o quanto é importante que haja na sala de aula o ensino da cultura afro-brasileira, pois essa temática ainda é pouca explorada no setor educacional. Com isso os alunos puderam identificar os valores culturais e as heranças herdadas de outra cultura, a qual está inserida a brasileira através de uma intensa miscigenação. Palavras-chave: Cultura afro-brasileira, dança, educação. Tema: Ensino e Formação Docente Forma de apresentação: Pôster Universidade Federal de Campina Grande – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência


Carregar ppt "VI ENCONTRO DO PIBID – UFCG"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google