A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico
Carlos Freire 2012

2 Planejamento Estratégico
O que é Planejamento? Carlos Freire 2012

3 Conceituando Planejamento
Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento . Planejamento é um método de aplicação, contínuo e permanente, destinado a resolver racionalmente os problemas que afetam uma sociedade situada em determinado espaço, em determinada época, através de uma previsão ordenada capaz de antecipar suas conseqüências (Ferrari, 1982). Carlos Freire 2012

4 Conceituando Planejamento
Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento . Planejamento é um método de aplicação, contínuo e permanente, destinado a resolver racionalmente os problemas que afetam uma sociedade situada em determinado espaço, em determinada época, através de uma previsão ordenada capaz de antecipar suas conseqüências (Ferrari, 1982). . O planejamento é o processo derivado da função da administração de planejar, que significa “especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos“. Carlos Freire 2012

5 Conceituando Planejamento
Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento Planejamento é um conjunto de decisões e ações implementadas com o intuito de atingir objetivos pré- estabelecidos, nas mais diversas áreas. Carlos Freire 2012

6 Conceituando Planejamento
Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento Planejamento é um conjunto de decisões e ações implementadas com o intuito de atingir objetivos pré- estabelecidos, nas mais diversas áreas. Planejamento é o conjunto de atitudes que precedem a ação em um determinado sentido. Carlos Freire 2012

7 Conceituando Planejamento
Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento O que o Planejamento avalia: . Assunto abordado (pesquisa, recursos humanos, comercialização,...); . Elementos do planejamento (estratégias, políticas, orçamentos,...); . Tempo do planejamento (curto, médio e longo prazo ou estratégico); . Espaço organizacional onde o planejamento é elaborado (entidade, município,...); . Características do planejamento (nível de complexidade, de publicização, de formalização). Carlos Freire 2012

8 Planejamento Estratégico
Conceituando Planejamento O que deve ser analisado no processo de planejamento O que? Recursos? Como? Planejamento Processo Decisório Quando? Quanto? Para quê? Onde? Para quem? Carlos Freire 2012

9 Conceituando Planejamento
Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento Características do Planejamento: . O Planejamento não é uma atividade estanque ou imutável; . O Planejamento deve mudar no mesmo ritmo das mudanças no cenário; . As empresas devem estruturar-se de forma a ter agilidade e flexibilidade para promover essas mudanças no Planejamento; . O exercício permanente da atividade de planejar tende a reduzir o grau de incerteza inerente ao processo; Carlos Freire 2012

10 Conceituando Planejamento
Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento Tipos de Planejamento . Planejamento de curto, médio e longo prazo. Caracteriza-se por ser composto por ações sistemáticas no sentido de estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, a programação e a elaboração de orçamentos de curto, médio e longo prazo, tendo como base o histórico passado da atividade; . Planejamento Estratégico. Caracteriza-se por ser um procedimento permanente de uma gestão empreendedora, baseando a estratégia futura da companhia no exame de tendências, cenários e novas alternativas. Carlos Freire 2012

11 Conceituando Planejamento
Planejamento Estratégico Conceituando Planejamento Tipos de Planejamento . Planejamento Tático Decisões de objetivos de curto e médio prazo. São focados em ações específicas. Desdobra os objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no Planejamento Estratégico. . Planejamento Operacional É o “arregaçar as mangas”. Envolve decisões sobre o como fazer a partir do que foi estabelecido nos planos estratégico e tático. Carlos Freire 2012

12 O que é Planejamento Estratégico?
Carlos Freire 2012

13 Conceituando Planejamento Estratégico
Processo gerencial que busca desenvolver e manter um ajuste entre os objetivos e recursos da organização e as oportunidades de mercado em permanente modificação. (Kotler, 1998) Carlos Freire 2012

14 Conceituando Planejamento Estratégico
Processo gerencial que busca desenvolver e manter um ajuste entre os objetivos e recursos da organização e as oportunidades de mercado em permanente modificação. (Kotler, 1998) Planejamento estratégico é ocupar pontos vazios no futuro. (Oscar Motomura, 2000) Carlos Freire 2012

15 Conceituando Planejamento Estratégico
. Michael Porter – 1980 – Estratégia Competitiva . As 5 forças que regulam o mercado: . Entrantes . Substitutos . Concorrentes . Poder dos Clientes . Poder dos Fornecedores Carlos Freire 2012

16 Conceituando Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico está diretamente ligado às questões que as empresas devem se colocar: Quem somos? Onde estamos? O que fazemos? O que queremos ser? Onde queremos chegar? O que queremos fazer? Carlos Freire 2012

17 Conceituando Planejamento Estratégico
Vantagens do Planejamento Estratégico Aprofunda o conhecimento sobre: a organização, o macroambiente, microambiente. Oferece uma visão completa do conjunto. Promove o consenso entre os líderes da empresa acerca do que é importante. Com isso torna as decisões mais rápidas; Torna os objetivos comuns. Uma única direção para todos. Carlos Freire 2012

18 Conceituando Planejamento Estratégico
Vantagens do Planejamento Estratégico Agiliza as adaptações da organização às mudanças do ambiente; Permite melhor alocação de recursos; Contextualiza os planos táticos; Otimiza os controles; Implementa ciclos permanentes de melhoria. Carlos Freire 2012

19 Definições Planejamento Estratégico em Logística
Carlos Freire –

20 Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico em Logística Planejamento Estratégico Empresa Visão Carlos Freire –

21 Empresa Visão Planejamento Estratégico em Logística
Planejamento Estratégico Financeiro Empresa Visão Carlos Freire –

22 Empresa Visão Planejamento Estratégico em Logística
Planejamento Estratégico Financeiro Planejamento Estratégico de RH Empresa Visão Carlos Freire –

23 Empresa Visão Planejamento Estratégico em Logística
Planejamento Estratégico Financeiro Planejamento Estratégico de RH Planejamento Estratégico de Marketing Empresa Visão Carlos Freire –

24 Empresa Visão Planejamento Estratégico em Logística
Planejamento Estratégico Financeiro Planejamento Estratégico de RH Planejamento Estratégico de Marketing Empresa Visão Planejamento Estratégico de Vendas Carlos Freire –

25 Empresa Visão Planejamento Estratégico em Logística
Planejamento Estratégico Financeiro Planejamento Estratégico de RH Planejamento Estratégico de Marketing Empresa Visão Planejamento Estratégico de Vendas Planejamento Estratégico de Logística Carlos Freire –

26 Planejamento Estratégico em Logística
Distribuição – Conceito “O fluxo de produtos e/ou serviços de um produtor a um consumidor ou usuário final.” Philip Kotler Carlos Freire –

27 Planejamento Estratégico em Logística
Distribuição de qualidade é aquela que disponibiliza o produto/serviço de uma maneira: rápida, pontual, segura e lucrativa para o vendedor; acessível, confiável, pontual e segura para o consumidor. Carlos Freire –

28 Planejamento Estratégico em Logística
Distribuição Direta: Sem intermediários. Fabricante Consumidor Internet, Lojas de Fábrica. Carlos Freire –

29 Planejamento Estratégico em Logística
Distribuição Indireta: Por intermédio de intermediários. Fabricante Atacadista Varejista Consumidor Fabricante Varejista Consumidor Carlos Freire –

30 Planejamento Estratégico em Logística
Distribuição pode ser: Intensiva: quando quer colocar o produto no maior número de pontos de venda possível; Carlos Freire –

31 Planejamento Estratégico em Logística
Distribuição pode ser: Seletiva: Quando a empresa fabricante vende por meio de mais de um intermediário, mas não por todos. Leva-se em conta a imagem do produto, o ponto de venda deve ser compatível com esta imagem. Muitas vezes, é preciso que o revendedor ofereça assistência técnica, estacionamento, decoração do ponto de venda, entre outros. Carlos Freire –

32 Planejamento Estratégico em Logística
Distribuição pode ser: Exclusiva: A fabricante vende por meio de um único intermediário; Quando se quer preservar ao máximo a imagem do produto; Normalmente, é o tipo usado para produtos de valor unitário alto. Exemplo: As concessionárias de carros. Carlos Freire –

33 Planejamento Estratégico em Logística
Distribuição em serviços: Serviços são produzidos e entregues (distribuidos) simultaneamente; Serviços são intangíveis; Serviços não podem ser estocados. Carlos Freire –

34 Planejamento Estratégico em Logística
Distribuição em serviços: A distribuição em serviços vai estar baseada em três fluxos: Fluxo de informações e promoção: distribuição de informações e materiais promocionais sobre a oferta dos serviços; Carlos Freire –

35 Planejamento Estratégico em Logística
Distribuição em serviços: 2. Fluxo de Negociação: acordo para que negócios e contratos de compra e venda sejam fechados; Carlos Freire –

36 Planejamento Estratégico em Logística
Distribuição em serviços: 3. Fluxo de produtos: muitos serviços requerem instalações físicas para entrega, sendo que, nesses casos, torna-se necessária a criação de um ponto centralizado ou uma rede de locais físicos, como é o caso de bancos, educação à distância, armazenamento de documentos, etc. Carlos Freire –

37 Planejamento Estratégico em Logística
Nas empresas que estão sendo estudadas, analisar e caracterizar o Fluxo de Logística. Carlos Freire –

38 Planejamento Estratégico em Logística
Carlos Freire –


Carregar ppt "Planejamento Estratégico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google