INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
AULA 9 Software – Parte 1

2 Histórico da Evolução de Software Classificação de Software
SUMÁRIO Conceito de Software Histórico da Evolução de Software Classificação de Software Software Básicos Sistema Operacional Firmware Software Utilitário

3 Conceito de Software

4 Conceito de Software Software é conceituado por muitos basicamente como: Uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por computadores com o objetivo de executar tarefas pré-determinadas.

5 Os componentes comuns de um software são:
Conceito de Software Os componentes comuns de um software são: Instruções legíveis por máquina; Seus Subcomponentes; Dados; Conteúdo audiovisual (tal como imagens, texto, gravações ou figuras) e; Termos de Licença.

6 Conceito de Software O termo “instruções legíveis por máquina” implica na existência de uma máquina que lê instruções. E o termo "instruções" indica a intenção de enviar à máquina algo que esta possa entender, e que tem por meta instruí-la, orientá-la ou comandá-la a realizar algo.

7 Constituem o que chamamos de Programa.
Conceito de Software Uma sequência finita e lógica de instruções legíveis por máquina para resolver algo: Qualquer que seja a máquina; E quaisquer quem sejam as instruções; Constituem o que chamamos de Programa.

8 Conceito de Software Em outras palavras, um Programa pode ser abstráido como um Algoritmo Executável.

9 Conceito de Software Os Subcomponentes de um Software são seus Programas e Subprogramas aos quais desempenham a resolução de tarefas específicas.

10 Conceito de Software

11 Um Software pode conter Dados, o que significa:
Conceito de Software Um Software pode conter Dados, o que significa: Que o mesmo não é composto apenas por instruções; E que este está compatível com a definição do Modelo Computacional de von Neuman, onde na memória, são armazenadas instruções e dados.

12 Conceito de Software O componente “Conteúdo Audiovisual” refere-se a qualquer material escrito, impresso, apresentável em qualquer mídia de comunicação, de natureza textual, gráfica, audível, a qual pertence ou é parte de um programa.

13 Exemplo de conteúdo audiovisual:
Conceito de Software Exemplo de conteúdo audiovisual: Vídeos Explicativos do Software; Documentação do Software; Manual do Usuário; Imagens utilizadas no Software;

14 Conceito de Software Os Termos de Licença tornam explícitos o fato de que cada um dos componentes do Software estão sujeitos às regras de comercialização, distribuição e/ou uso.

15 Conceito de Software

16 Conceito de Software Ao examinarmos mais detalhadamente os elementos constituintes do software, aquele que normalmente se sobressai é a seqüência de instruções que compõe o Software. Por isso, Software e Programa muitos vezes são ditos como sendo a mesma coisa.

17 Conceito de Software Contudo, à medida em que o software cresce em tamanho e complexidade, o elemento Dado (e a informação e o conhecimento que dele provém) adquire cada vez mais importância.

18 Conceito de Software Portanto, conclui-se que Software é um artefato complexo, que envolve uma grande quantidade de aspectos distintos, como: Habilidade de comunicação com máquinas e seres humanos; Organização em uma estrutura hierárquica (através de seus componentes); Sujeição a regras comerciais.

19 Histórico de Software

20 Histórico de Software O termo "software" foi criado na década de 1940, e é um trocadilho com o termo hardware. "Hardware", em inglês, significa "ferramenta física". Software seria então tudo o que faz o computador funcionar excetuando-se a parte física dele.

21 Histórico de Software Até a década de 1960:
O Software era projetado sob medida para cada aplicação tendo um distribuição relativamente limitada; A programação de computador se dava de forma simples lotes(batch); Os softwares que operavam o Hardware suportavam apenas um usuário por vez.

22 Histórico de Software

23 Histórico de Software

24 Histórico de Software Na década de 1960 até 1970, os sistemas computacionais evoluíram o que possibilitou a concepção de: Multiprogramação; Sistemas Multiusuários; Softwares de Banco de Dados, através da possibilidade de armazenamento on-line; Software House.

25 Histórico de Software Com o barateamento de Hardware e o aparecimento dos primeiros Desktops que ocorreu no período de até 1980, a concepção de Software foi voltada para: Sistemas Distríbuidos; E “Inteligência Embutida”;

26 Histórico de Software Dá década de 1990 para cá, o desenvolvimento de software é influenciado por: Desktops, Laptops e, recentemente, computação móvel; Tecnologias orientada a objetos; Sistemas Especialistas; Redes Neurais Artificias.

27 CLASSIFICAÇÃO DE SOFTWARE

28 CLASSIFICAÇÃO DE SOFTWARE
Uma das principais formas de classificar os tipos de software é dividi-los em: Software Básico: Software Aplicativo: Software Embutido:

29 Software Básico

30 Software Básico Software Básico são programas que possuem como propósito controlar o funcionamento do computador. Sem o Software Básico, o computador não pode ser utilizado, pois os demais softwares não poderiam ser executados.

31 Software Básico Um Software Básico é responsável pelo gerenciamento, funcionamento e execução de todos os programas, sendo constituído de Sistema Operacional e alguns programas utilitários.

32 Os principais tipos de Software Básico são:
Sistema Operacional; Firmware Software Utilitário;

33 Sistema Operacional

34 Sistema Operacional Todo computador precisa de, no mínimo, um programa em execução para que o computador possa ser utilizado.

35 Sistema Operacional Este programa é chamado de Sistema Operacional, que determina entre várias tarefas: Quais programas podem ser executados; E quando devem ser utilizados recursos computacionais(como memória, CPU e dispositivos de E/S).

36 Sistema Operacional O sistema operacional, também, fornece uma camada de abstração sobre o hardware, possibilitando que outros programas tenham acesso ao hardware do computador, de forma transparente.

37 Sistema Operacional Isso permite aos programadores escreverem programas sem a necessidade de conhecerem especificidades de todos os dispositivos eletrônicos do computador, como por exemplo, os discos e memória.

38 Sistema Operacional Ou seja, um programa editor de texto, por exemplo, não precisa se preocupar em como escrever um dado no hard disk do computador, pois o sistema operacional irá realizar esta tarefa para o editor de texto.).

39 Sistema Operacional O Sistema Operacional é composto por um conjunto de programas de controle projetados para trabalhar com o hardware e com softwares aplicativos.

40 Sistema Operacional As funções básicas de um Sistema Operacional são:
Gerenciamento de programas; Gerenciamento de discos; Gerenciamento e distribuição de memória; Tratamento e controle de dispositivos de entrada e saída (E/S) e fornecer interfaces de interação com o usuário.

41 Sistema Operacional Os tipos de Sistemas Operacionais podem, de uma maneira genérica, serem classificados: Quanto ao número de usuários; Quanto à execução de programas.

42 Sistema Operacional Windows, Linux, Mac OS,...
Quanto ao número de usuários: Mono Usuário: opera para somente um único usuário de cada vez. Exemplo: MSDOS Multiusuário: compartilha os recursos com mais de um usuário ao mesmo tempo. Exemplo: Windows, Linux, Mac OS,...

43 Sistema Operacional Quanto à execução de programas:
Monotarefa: executa apenas uma tarefa de cada vez. Exemplo: MSDOS.

44 Sistema Operacional Quanto à execução de programas
Multitarefa Cooperativa: capaz de executar diversas tarefas simultaneamente. Exemplo: Windows 3.1.

45 Sistema Operacional Quanto à execução de programas
Multitarefa Preemptiva: executa diversas tarefas ao mesmo tempo e, também, permite a recuperação do controle, caso um aplicativo em execução apresente problemas. Exemplo: Linux, Windows 95 em diante, MAC OS 8 em diante.

46 Sistema Operacional Devido aos Sistemas Operacionais multitarefa, muitos computadores aparentam para o usuário estarem executando vários programas ao mesmo tempo.

47 Sistema Operacional Na realidade, a CPU executa as instruções de um programa por um curto período de tempo (time slice) e, em seguida, troca para outro programa e executa algumas de suas instruções. Esta troca, chamada de preempção, cria a ilusão de que vários programas estão sendo executados simultaneamente.

48 Sistema Operacional Este compartilhamento de tempo é normalmente controlado pelo Sistema Operacional.

49 Firmware

50 Firmware Firmware é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico.

51 Firmware É armazenado permanentemente num circuito integrado (chip) de memória de hardware como uma ROM ou memória flash, no momento da fabricação do componente. Firmwares estão presentes em computadores na forma de BIOS, leitores e/ou gravadores de CDs/DVDs.

52 Firmware

53 Firmware O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.

54 Firmware

55 Software Utilitário

56 Software Básico Os Softwares Utilitários são tipos de programas que fornecem recursos (ferramentas) para auxiliar o usuário e executar tarefas de manutenção do sistema operacional. Estão, muitas vezes, incluídos com Sistemas Operacionais.

57 Software Básico Muitos utilitários são considerados essenciais, como:
Editor de Texto (básico); Backup; Antivírus; Firewall; Desfragmentador; Compactador; Limpeza de Disco; etc.

58 Exercícios Defina o conceito de Software.
Quais os principais componentes de Software. Quais os principais tipos de Softwares. Defina Sistema Operacional. Como podem ser classificados os Sistemas Operacionais. Defina BIOS. Defina Software Utilitário e dê exemplos.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google