A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIPAC - Fundação Presidente Antônio Carlos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIPAC - Fundação Presidente Antônio Carlos"— Transcrição da apresentação:

1 UNIPAC - Fundação Presidente Antônio Carlos
Curso de Agronomia Entomologia Agrícola Período: 6º período de Agronomia.

2 O QUE É PRAGA?

3 ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA PRAGAS: Barata (Blatella germanica)

4 Mosquito da dengue (Aëdes aegypti)
ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA PRAGAS: Mosquito da dengue (Aëdes aegypti) Barbeiro, Chupança (Triatoma infestans)

5 ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA PRAGAS: Rato Morcego Capivara

6 Quebra-pedra (Phyllanthus tenellus)
ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA PRAGAS: Quebra-pedra (Phyllanthus tenellus)

7 Pragas Qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênico, nocivos aos vegetais ou produtos vegetais. Portanto, o termo praga compreende animais (insetos, ácaros e nematóides) e doenças (causadas por fungos, bactérias e vírus).

8 QUAL É O CONCEITO DE PRAGA NA AGRICULTURA?
ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA QUAL É O CONCEITO DE PRAGA NA AGRICULTURA?

9 O que é praga? “O conceito de praga é sumamente relativo. Na verdade é um conceito estritamente econômico, ou seja, antropocêntrico. Os insetos, como qualquer espécie animal, reagem ao estimulo da abundância de alimentos, se reproduzindo em quantidades maiores onde e quando a comida é mais abundante. A lógica do fato é controlar uma superpopulação que neste caso é artificialmente produzida pelo ser humano quando faz agricultura. As monoculturas, ecologicamente falando, são equivalentes a uma “praga”, ou seja, populações excessivas ou anormais de plantas de uma espécie. Os insetos se transformam em “pragas” para controlar outra “praga”.” Marc Dourojeanni

10

11 É praga??? Conceito convencional... Manejo Integrado de Pragas

12 ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA CLASSIFICAÇÃO PARA AS PRAGAS:
Pragas estabelecidas: São pragas que já estão no solo antes da lavoura ser estabelecida.

13 Percevejo castanho (Scaptocoris castanea)
ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA CLASSIFICAÇÃO PARA AS PRAGAS: Pragas estabelecidas: Percevejo castanho (Scaptocoris castanea) Cupim (Cornitermes cumulans)

14 ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA CLASSIFICAÇÃO PARA AS PRAGAS:
2. Pragas ocorrentes: 2.1. Primárias: são aquelas pragas que facilmente vão aparecer e vão atingir nível de controle. Medida de controle pode ser preventiva, mas para a maioria dos insetos o controle é curativo.

15 (Anticarsia gemmatallis)
ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA CLASSIFICAÇÃO PARA AS PRAGAS: 2. Pragas ocorrentes: 2.1. Primárias: Lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatallis) Bicudo do Algodoeiro (Anthonomus grandis)

16 ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA CLASSIFICAÇÃO PARA AS PRAGAS:
2. Pragas ocorrentes: 2.2. Secundárias: São aquelas que instalada a cultura, podem ou não aparecer, podendo exigir ou não medidas de controle.

17 Lagarta das espigas do milho em soja
ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA CLASSIFICAÇÃO PARA AS PRAGAS: 2. Pragas ocorrentes: 2.2. Secundárias: Mosca branca em soja (Bemisia tabacci) Lagarta das espigas do milho em soja (Helicoverpa zea)

18 ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA Inimigos naturais: São organismos benéficos que controlam as pragas. Distribuídos em dois grupos. Organismos Entomófagos 1.1 - Predadores: São de vida livre, matam suas presas, precisam de mais de uma presa para se alimentarem.

19 Joaninha (Cycloneda sanguinea) predando pulgões
ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA Inimigos naturais: São organismos benéficos que controlam as pragas. Distribuídos em dois grupos. Predadores: Joaninha (Cycloneda sanguinea) predando pulgões

20 ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA INIMIGOS NATURAIS: São organismos benéficos que controlam as pragas. Distribuídos em dois grupos. Organismos Entomófagos 1.2 - Parasitóides: São aqueles organismos que usam o organismo parasitado para se desenvolverem. Têm fase de vida livre e fase de parasita.

21 ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA Inimigos naturais: São organismos benéficos que controlam as pragas. Distribuídos em dois grupos. 2. Parasitóides: Cotesia flavipes parasitando Broca da cana de açúcar (Diatrea saccharalis)

22 ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA 2. Organismos entomopatogênicos: causam doença.
FUNGO Nomuraea rileyi em lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis) Baculovirus anticarsia em lagarta da soja

23 ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA De acordo com sua importância: 1. Organismos não-praga: organismos cuja densidade populacional nunca atinge o nível de dano. Corresponde a maioria das espécies fitófagas encontradas nos agroecossistemas.  Ponto de equilíbrio (PE): densidade populacional média do organismo ao longo do tempo, Nível de dano (ND)

24 ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA De acordo com sua importância: 2. Pragas ocasionais ou secundárias: organismos que raramente atingem o nível de dano.  Ponto de equilíbrio (PE): densidade populacional média do organismo ao longo do tempo, Nível de dano (ND)

25 ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA De acordo com sua importância: 3.1. Frequentes
3. Pragas-chaves: organismos que frequentemente ou sempre atingem o nível de dano, geralmente porque não possuem inimigos naturais eficientes. Em muitas culturas só ocorre uma praga chave. 3.1. Frequentes 3.2. Severas

26 ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA De acordo com sua importância:
3. Pragas-chaves 3.1. Pragas frequentes: organismos que frequentemente atigem o nível de dano. Exemplo: Cigarrinha verde (Empoasca kraemeri) em feijoeiro. Ponto de equilíbrio (PE): densidade populacional média do organismo ao longo do tempo, Nível de dano (ND)

27 ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA De acordo com sua importância:
3. Pragas-chaves 3.2. Pragas severas: são organismos cuja parte de equilíbrio é maior que o nível de dano. Exemplo: Formigas saúvas (Atta spp.) em pastagens.  Ponto de equilíbrio (PE): densidade populacional média do organismo ao longo do tempo, Nível de dano (ND)


Carregar ppt "UNIPAC - Fundação Presidente Antônio Carlos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google