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Curso - Avaliação e Aprendizagem

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Apresentação em tema: "Curso - Avaliação e Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Curso - Avaliação e Aprendizagem
Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO

2 Propostas para o mês de OUTUBRO
O produto dessa etapa será um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas no desenvolvimento de ações de melhoria do ensino de leitura e matemática na sua rede a partir dos resultados da Prova Brasil Nos próximos slides apresentaremos todos os passos para a realização das atividades. Bom trabalho!!!

3 Propostas para o mês de OUTUBRO
Para a análise dos resultados finais da Prova Brasil 2015 de todas as escolas da rede municipal você poderá acessar o link abaixo: Colocar 2015 na escolha do ano.  Logo depois escolhe: Estado, Município e a dependência administrativa, no seu caso município e clicar em pesquisar. Irá aparecer um quadro com todas as escolas e uma coluna a direita: Resultado Final. Escolha a escola e clique no resultado Final. O Boletim da Escola com os indicadores contextuais e os resultados da Prova Brasil 2015 será disponibilizado.

4 Propostas para o mês de OUTUBRO
O que consta neste Boletim: Indicadores Contextuais Participação na avaliação Distribuição percentual dos alunos do 5o ano e 9o ano do Ensino Fundamental por nível de proficiência – Língua Portuguesa e Matemática. DCONT/SCHF

5 Consolidado resultados 2013 – 5o ano LP
Análise de resultados Prova Brasil 2013 LP 5º Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB ANEXO  107,14  4,44 17,43 11,39 15,6 28,93 20,05   BALBINA 89,83 5,73 20,43 11,46 15,37 28,9 16,79 CAMILO 100,0 2,21 18,11 21,19 16,55 13,91 23,4 GILBERTO - JOSÉ DOMINGUES 94,23 14,33 24,42 14,42 14,25 16,33 12,08 LEONEL 90,32 31,81 14,08 10,79 3,66 18,28 7,32 MARIA VIRGÍNIA 5,0 15,0 30,0 20,0 YOLANDA 9,77 6,9 7,44 17,45 11,61 44,43 Vamos começar a sistematização dos resultados da Prova Brasil Siga as mesmas orientações do slide 3 e no ano coloque Siga os demais passos e preencha os quadros abaixos com os resultados de cada escola no 5o e 9o ano de LP e MAT.

6 Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT
Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 5º Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB ANEXO  107,14  2,16 10,94  4,44 9,0 31,09 37,93  BALBINA 89,83 0,0 5,6 17,06 26,3 20,7 28,39 CAMILO 100,0 2,21 7,06 6,63 16,55 21,41 43,94 GILBERTO - JOSÉ DOMINGUES 94,23 10,17 10,33 22,5 22,42 24,25 LEONEL 90,32 13,9 10,42 14,26 18,28 18,1 14,63 MARIA VIRGÍNIA 25,0 20,0 10,0 YOLANDA 2,32 6,9 14,41 26,98 44,42

7 Consolidado resultados 2013 – 9o ano LP
Análise de resultados Prova Brasil 2013 LP 9o. Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB

8 Consolidado resultados 2013 – 9o ano MAT
Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 9o. Ano NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB

9 Consolidado resultados 2015
Análise de resultados Prova Brasil 2015 LP ( X ) MAT ( ) 5o. Ano ( X ) º Ano ( ) NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB ANEXO  90,63 0,0  6,93 14,14 13,57  51,23 BALBINA 89,83 5,73 20,43 11,46 15,37 28,39 16,79 CAMILO 100,0 2,55 10,21 13,35 21,59 49,75 GILBERTO 14,81 7,41 22,22 29,63 11,11 JOSÉ DOMINGUES 91,30 2,28 14,45 19,2 27,95 19,01 9.88 LEONEL 93,75 0,0 5,92 14,8 25,72 26,82 26,74  MARIA VIRGÍNIA 104,17 16,0 32,0 8,0 YOLANDA - Agora vamos fazer a sistematização dos resultados da Prova Brasil Reproduza o slide abaixo e no quadro assinale a área e o ano escolar da resultado.

10 Consolidado resultados 2015
Análise de resultados Prova Brasil 2015 LP ( ) MAT ( X ) 5o. Ano ( X ) º Ano ( ) NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO ADEQUADO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO PROFICIENTE AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % nível 5 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB ANEXO  90,63  3,61 0,0 6,93 14,14 17,17 58,16 BALBINA 89,83 4,65 16,02 16,13 20,78 42,42 CAMILO 100,0 2,55 7,95 10,21 13,35 65,95 GILBERTO 11,11 22,22 18,52 14,81 JOSÉ DOMINGUES 91,30 4,57 16,73 14,26 26,05 21,67 LEONEL 93,75 15,82 24,79 43,58 MARIA VIRGÍNIA 104,17 4,0 20,0 24,0 8,0 YOLANDA - Agora vamos fazer a sistematização dos resultados da Prova Brasil Reproduza o slide abaixo e no quadro assinale a área e o ano escolar da resultado.

11 Análise dos resultados
Atividade 1 – Analisar os resultados da Prova Brasil, respondendo as seguintes questões: a) Qual o percentual de alunos que realizaram a Prova Brasil em 2013 e 2015? Este indice melhorou a cada escola? Caso tenha sido abaixo de 95% em 2015, quais variáveis podem explicar as ausências? R: Em 2013, aproximadamente 97,14% e em 2015, aproximadamente 95,28%. O índice de alunos participantes teve uma queda de 1,86%, não ficando abaixo de 95%. b) Houve aumento no número de alunos com desempenho adequado em Língua Portuguesa e Matemática no ano de 2015? R: Sim, houve aumento bem significativo. c) Quais diferenças se observa entre os resultados 2013 e 2015 para Língua Portuguesa e Matemática para cada ano de escolaridade avaliado? R: Não se aplica devido a rede municipal da Estância Turística de Piraju não contar com o 9º Ano.

12 Análise dos resultados
Atividade 1 – Analisar os resultados da Prova Brasil, respondendo as seguintes questões: d) Qual percentual de alunos nos níveis mais baixos de proficiência em 2015? R: Em Língua Portuguesa, também, somando todas as escolas obtivemos 41,37%, com média de 5,91%. Em Matemática, somando todas as escolas e obtivemos 23,29% com níveis mais baixos de proficiência. Que gera uma média, para o município, de 3,32%. e) Analisando a distribuição das proficiências em níveis, houve avanços no número de alunos nos níveis acima de 4 nos resultados 2015? R: Sim, houve aumento e bem significativo. f) Que ações realizadas na rede podem ter provocado impacto nesses resultados? R: As formações realizadas pelo DEDUC (inclusive o PNAIC) envolvendo a participação de todos professores, coordenadores pedagógicos e orientador pedagógico.

13 Roteiro das atividades
Atividade 2 – Agora chegou a hora de vocês planejarem! Considerando a análise realizada anteriormente e compreendendo que para os alunos chegarem ao final do 5º ano e 9º ano no nível mais avançado (nível 4 em leitura e matemática e nível 5 em escrita) as experiências e oportunidades das práticas de leitura e resolução de problemas devem ser realizadas intencionalmente no cotidiano escolar em toda a escolaridade. Propomos que vocês elaborem um plano de ação para apoiar as escolas da rede na melhoria do ensino e aprendizagem.

14 Programa Avaliação e Aprendizagem Materiais necessários
Plano de Ação Programa Avaliação e Aprendizagem Plano de Ação Secretaria Municipal de Educação de Estância Turística de Piraju Período de realização das ações: 2017 Metas de curto prazo: houveram mudanças adminstrativas que ocasionaram rupturas no desenvolvimento e elaboração de metas até o final de 2016. Ações Encaminhamentos Materiais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados 1. Capacitação com foco na importância da leitura. DEDUC Materiais didáticos e materiais de apoio, de acordo com o tema proposto No momento, em nossa rede municipal não contamos mais com o apoio do coordenador pedagógico nas escolas. Equipe DEDUC, diretores e professores . Durante o ano de Aprofundamento e aprimoramento das práticas pedagógicas, visando melhor qualidade no ensino aprendizagem. 2. Realizar oficinas bimestrais abordando temas relacionados à leitura. Materiais didáticos e materiais de apoio, de acordo com o tema proposto. 3. Capacitação com foco na importância da matemática. 4. Realizar oficinas bimestrais abordando temas relacionados às questões matemáticas.


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