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Projeto IEC Conclusão em 01.09.2003.

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Apresentação em tema: "Projeto IEC Conclusão em 01.09.2003."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto IEC Conclusão em

2 Agenda Projeto IEC Process One Descrição Execução da aplicação
Implementação de requisitos funcionais e não-funcionais Process One Relato da execução Lições aprendidas

3 Projeto IEC Descrição Extensão do Cadastro de Teses e Dissertações, tornando-o um Sistema de Controle de Produção Científica Cadastro de documentos Tratar vários tipos de documentos Compactação do documento original Documentos relacionados Ache no IEC Ache no Google Filtros Incorporação de um engenho de busca Busca no conteúdo dos documentos Relatórios Estatísticos

4 Projeto IEC Descrição

5 Projeto IEC Software em execução

6 Projeto IEC Mapeamento de requisitos Requisitos funcionais
Documentos: Abrangência Armazenamento Filtragem Relacionamentos Requisitos não-funcionais Interface Operacionais Segurança Confiabilidade SLA

7 Projeto IEC Arquitetura de software

8 O ProcessOne Processo de Software da Fábrica Um
Baseado no RUP com foco em documentação, gerenciamento e controle de qualidade Fluxos de atividades Planejamento e Acompanhamento Gerência de qualidade Gerência comercial Gerência de requisitos Análise e projeto Implementação Testes Implantação

9 Fabricando o produto Cronograma Geral de Desenvolvimento SEMANAS FASES
1 2 3 4 5 6 7 15/07 a 21/07 22/07 a 28/07 29/07 a 04/08 05/08 a 11/08 12/08 a 18/08 19/08 a 25/08 26/08 a 01/09 Concepção Elaboração Construção Transição

10 Fabricando o produto Concepção Reunião inicial Revisão do processo
Apresentação, objetivos, princípios, metas Definição de responsáveis pelos papéis do processo Revisão do processo Divisão de atividades Cronograma detalhado no Project Alguns papéis exclusivos (*) Equipes focadas em tarefas Acompanhamento Artefato como produto gerado por uma atividade Coleta de métricas de tempo Auditorias de qualidade (*) Dificuldade na alocação de atividades Processo em pauta Falar que foi complicado estimar as tarefas por conta da descontinuidade do horário de trabalho

11 Fabricando o produto Elaboração Detalhamento dos requisitos
Interação com o cliente Iterações com a equipe de suporte Documentação simples e completa (*) Montagem do ambiente Artefatos do processo Desenvolvimento Fidelidade ao processo Custo Processo em pauta

12 Fabricando o produto Construção Definição da arquitetura Modelagem
Necessidade de expansão para adequar os novos requisitos (*) Modelagem Foco em projeto desde o início (*) Implementação Atividades em grupo (*) Mutirão = recuperação de atrasos Mudanças no processo Atividades estimadas novamente Processo em pauta

13 Fabricando o produto Transição Builds (*) Testes Implantação
Execução de testes unitários Coleta de Métricas do código Dependências, documentação, etc. Acompanhamento da SLA Testes Vários bugs descobertos Controle através de ferramenta Implantação Dificuldade (novamente) com o ambiente do cliente, sistema implantado em ambiente de homologação

14 Projeto IEC Resultado da SLA Relatório de acompanhamento quinzenal
Ok! 70% dos casos de uso não devem conter bugs em funcionalidades Manual de usuário aprovado por 80% dos avaliadores Ainda não pôde ser contabilizado 70% das funções de avaliação documentadas Falhou.

15 Lições Aprendidas Erros, Acertos e Ações para Melhoria
Melhorias no processo foram implantadas e os resultados surgiram Papéis exclusivos Revisões Trabalho em grupos Simplificação e unificação de atividades Auditorias Builds Várias ações ainda podem ser tomadas para melhorar o processo em função do caráter da equipe e dos projetos Disponibilidade sazonal Equipe distribuída

16 Lições Aprendidas Pontos Positivos A atribuição de papéis e atividades
Papéis exclusivos foram importantes para manter o foco em determinadas atividades Atribuição de atividades a grupos durante a construção Ferramenta de comunicação (MSN) Conferências remotas mais freqüentes Desenvolvimento sobre uma base existente (*) Possibilitou aproveitamento de parte do código, toda a interface, conhecimento do domínio, estrutura da aplicação, etc. A interação com o cliente melhorou Mesmo assim, com problemas no ambiente de configuração, durante uma parte do tempo o acompanhamento do projeto ficou invisível ao cliente Antes de alguém escrever a 1a linha de código de de negócio, toda infra-estrutura estava pronta A padronização e preparação do ambiente de implementação e da interface com o usuário foram bastante importantes. O desenho da interface poderia ter sido realizado antes.

17 Lições Aprendidas Pontos Positivos A utilização do CodigoLivre (*)
Controle de Bugs Padronização da implementação Código de infra-estrutura Arquitetura mais completa (e complexa), com mais possibilidades Padrões de projeto O uso de um framework de persistência Produtividade Mutirão de Desenvolvimento Recuperação de atrasos no projeto Antes de alguém escrever a 1a linha de código de de negócio, toda infra-estrutura estava pronta A padronização e preparação do ambiente de implementação e da interface com o usuário foram bastante importantes. O desenho da interface poderia ter sido realizado antes.

18 Lições Aprendidas Pontos Positivos
Implementação concluída uma semana antes do prazo de entrega, com pequeno atraso mas sem prejudicar a conclusão do projeto Implantação de Builds Coleta de métricas de Software e de tempo por atividade Testes de funcionalidade foram executados como previsto Implantação foi penalizada por problemas de ambiente no CIn. Sistema foi implantado em ambiente temporário. Cronograma Tempo alocado para revisão de documentos e auditoria diminuiu inconsistência de: conteúdo e qualidade dos artefatos

19 Lições Aprendidas Pontos Negativos A utilização do CodigoLivre (*)
O ambiente fora do controle da equipe resultou em problemas de prazos no projeto O ambiente teve que ser reproduzido internamente para suprir a indisponibilidade Ainda falta a definição de um cronograma geral para todas as atividades do processo Base para o planejamento de um projeto específico Possibilitaria uma fase de planejamento mais simples e curta Talvez não seja possível ou real ... Continuidade de problemas como disponibilidade e distribuição da equipe

20 Lições Aprendidas Pontos Negativos
Aconteceram alguns atrasos fora do normal no cronograma Indisponibilidade da equipe, devido ao perfil da pessoas e ao período do projeto Algumas atividades necessitaram de esforço além do estimado, porém outras foram mais curtas Alguns itens do plano de gerência de configuração não foram seguidos Rastreabilidade dos requisitos não foi colocada nos arquivos JSP O acompanhamento da SLA foi feito com falhas A SLA poderia ter sido melhor absorvida pelo processo, como requisitos não funcionais

21 Lições Aprendidas Ações para melhoria
Analisar melhor o problema da continuidade de disponibilidade da equipe Técnicas de trabalho distribuído (open-source-like) precisam ser agregadas, se o perfil da equipe for mantido Maior rigor no acompanhamento de requisitos funcionais e não-funcionais Explorar ainda mais ferramentas como as do CodigoLivre

22 Considerações finais Projeto IEC foi executado com sucesso...
Produto de qualidade, que atende às especificações Mais complexo que o piloto, com aspectos importantes de compatibilidade ... mas a SLA não foi cumprida por completo Manual de usuário ainda precisa ser analisado pelo grupo de avaliadores Pouca disponibilidade causou que a equipe relegasse a documentação Ainda há bastante o que melhorar no processo Continuidade de uso traz conhecimentos a serem agregados no processo. Isso foi experimentado em apenas dois projetos, e já aconteceu!

23 Projeto IEC Conclusão em


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