A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cultura Organizacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cultura Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Cultura Organizacional
Prof. Eduardo “Use filtro solar !” Prof. Edu Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão direito em um slide para adicionar seções. Seções podem ajudar a organizar slides ou a facilitar a colaboração entre vários autores. Anotações Use a seção Anotações para anotações da apresentação ou para fornecer detalhes adicionais ao público. Exiba essas anotações no Modo de Exibição de Apresentação durante a sua apresentação. Considere o tamanho da fonte (importante para acessibilidade, visibilidade, gravação em vídeo e produção online) Cores coordenadas Preste atenção especial aos gráficos, tabelas e caixas de texto. Leve em consideração que os participantes irão imprimir em preto-e-branco ou escala de cinza. Execute uma impressão de teste para ter certeza de que as suas cores irão funcionar quando forem impressas em preto-e-branco puros e escala de cinza. Elementos gráficos, tabelas e gráficos Mantenha a simplicidade: se possível, use estilos e cores consistentes e não confusos. Rotule todos os gráficos e tabelas.

2 Cultura Organizacional
É um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e interação interna, e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aqueles problemas Forneça uma breve visão geral da apresentação. Descreva o foco principal da apresentação e por que ela é importante. Introduza cada um dos principais tópicos. Para fornecer um roteiro para o público, você pode repita este slide de Visão Geral por toda a apresentação, realçando o tópico específico que você discutirá em seguida.

3 Cultura Organizacional
É a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas que é compartilhado por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e concordar para serem aceitos no serviço da organização.

4 Alguns aspectos da cultura organizacional são percebidas mais facilmente, enquanto outros são menos visíveis e de difícil percepção. A cultura reflete um iceberg. Apenas 10% ou 20% do iceberg ficam acima do nível da água e constituem a parte visível. A maior parte permanece oculta sob as águas e fora da visão das pessoas. Da mesma maneira, a cultura organizacional mostra aspectos formais e facilmente perceptíveis, como as políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura organizacional e a tecnologia adotada.

5 Contudo, oculta alguns aspectos informais como as percepções, sentimentos, atitudes, valores, interações informais, normas grupais etc. Estes aspectos ocultos da cultura organizacional são os mais difíceis de se compreender e interpretar, e também resistem a mudanças ou transformações.

6 ASPECTOS FORMAIS E ABERTOS Estrutura organizacional Títulos e descrições de cargos Objetivos e estratégias Tecnologia e práticas operacionais Politicas e diretrizes de pessoal Métodos e procedimentos Medidas de produtividade física e financeira ASPECTOS INFORMAIS E OCULTOS Padrões de influência e de poder Percepções e atitudes das pessoas Sentimentos e normas de grupos Valores e expectativas Padrões de interações informais Normas grupais Relações afetivas

7 Na verdade, a cultura é a maneira como cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente e com seus parceiros. É uma complexa mistura de pressuposições, crenças , comportamentos, histórias, mitos, metáforas e outras ideias que, tomadas juntas representam a maneira particular de uma organização funcionar e trabalhar. Por essa razão existe uma cultura voltada para a segurança na DuPont, uma cultura focalizada nos serviços na Dell Computer, uma cultura de inovação na 3M, uma cultura de qualidade na Toyota.

8 As pessoas, em cada uma dessas organizações, aprenderam uma maneira peculiar de lidar com uma variedade de assuntos relacionados com a vida e com o cotidiano do trabalho.

9


Carregar ppt "Cultura Organizacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google