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Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.

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1 Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui Pelotas, 2016

2 INTRODUÇÃO A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a Diabetes Mellitus(DM) constituem um importante problema de saúde pública a nível mundial, com baixas taxas de controle e perda da qualidade de vida; São responsáveis pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações no Sistema Único de Saúde.

3 SÃO JOAO DO PIAUI População de 19.548 habitantes;
1 Hospital Estadual Regional; 5 UBS (10 equipes); 1 Centro Odontológico; 1 NASF; 1 SAMU; 1 Maternidade Municipal; 1 Laboratorio Clinico; 1 CAPS;

4 INTRODUÇÃO – Dados da UBS
1561 Pessoas 237 HAS 59 DM Mais de 20 anos: 1045

5 OBJETIVO GERAL  Melhorar a atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI.

6 OBJETIVOS ESPECIFICOS
1. Ampliar a cobertura de Hipertensos e\ou Diabéticos; 2. Melhorar a qualidade da atenção a pessoas com Hipertensão e\ou Diabetes; 3. Melhorar a adesão de pessoas com Hipertensão e\ou Diabetes; 4. Melhorar o registro das informações; 5. Mapear o risco para doença cardiovascular das pessoas com hipertensão e/ou diabetes; 6. Promover a saúde de pessoas com hipertensão e/ou diabetes.

7 METODOLOGIA Ficha Espelho, Planilha de Coleta de Dados, Panfletos do Ministério da Saúde e uso de Protocolos Oficiais; Convite à participação dos membros da equipe; Controle e monitoramento (registro) das atividades; Realização de grupos para educação, prevenção e promoção (palestras, conversas, alimentação saudável); Qualificação da atenção e assistência.

8 OBJETIVOS ,METAS E RESULTADOS
Objetivo 1:Ampliar a cobertura a pessoas com HAS e/ou DM. Meta 1.1: Cadastrar 90% das pessoas com HAS no programa de atenção à HAS e à DM da unidade de saúde. Meta 1.2: Cadastrar 90% das pessoas com DM no programa de atenção à HAS e à DM da unidade de saúde.

9 OBJETIVOS ,METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a pessoas com HAS e/ou DM. Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% das pessoas com HAS. Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% das pessoas com Diabetes.

10 OBJETIVOS ,METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a pessoas com HAS e/ou DM. Meta 2.3: Realizar exame dos pés em100% das pessoas com Diabetes a cada 03 meses (com palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso e medida da sensibilidade).

11 OBJETIVOS ,METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a pessoas com HAS e/ou DM. Meta 2.4:Garantir a 100% das pessoas com HAS a solicitação de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 2.5: Garantir a 100% das pessoas com DM a solicitação de exames complementares em dia de acordo com o protocolo.

12 OBJETIVOS ,METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a pessoas com HAS e/ou DM. Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% das pessoas com HAS cadastradas na UBS. Meta 2.7: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% das pessoas com DM cadastradas na UBS. Figura 10: Proporção de pessoas com diabetes com prescrição de medicamentos da farmácia popular/Hiperdia priorizada

13 OBJETIVOS ,METAS E RESULTADOS
Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a pessoas com HAS e/ou DM. Meta 2.8: Realizar avaliação de necessidade de atendimento odontológico em 100% das pessoas com HAS. Meta 2.9: Realizar avaliação de necessidade de atendimento odontológico em 100% das pessoas com DM.

14 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 3: Melhorar a adesão das pessoas com HAS e/ou DM. Meta 3.1: Buscar 100% das pessoas com HAS faltosas a consultas na UBS conforme a periodicidade recomendada. Meta 3.2: Buscar 100% das pessoas com DM faltosas a consultas na UBS conforme a periodicidade recomendada. Resultados: HAS 20 (100%) e DM 8(100%).

15 OBJETIVOS ,METAS E RESULTADOS
Objetivo 4: Melhorar o registro das informações dos usuários com HAS e/ou DM. Meta 4.1 Manter ficha de acompanhamento de 100% dos usuários com HAS cadastrados na unidade de saúde. Meta 4.2 Manter ficha de acompanhamento de 100% dos usuários com DM cadastrados na unidade de saúde. Resultados: HAS 240 (100%) e DM 62 (100%).

16 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 5: Mapear usuários com DM e/ou HAS de risco para doença cardiovascular. Meta 5.1- Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos usuários com HAS cadastrados na unidade de saúde. Meta 5.2- Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos usuários com DM cadastrados na unidade de saúde. Resultados: HAS 240 (100%) e DM 62 (100%).

17 OBJETIVOS ,METAS E RESULTADOS
Objetivo 6: Promover a saúde dos usuários com HAS e/ou DM. Meta 6.1- Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos usuários com HAS. Meta 6.2- Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos usuários com DM. Resultados: HAS 240 (100%) e DM 62 (100%).

18 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo 6: Promover a saúde dos usuários com HAS e/ou DM. Meta 6.3- Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários com HAS. Meta 6.4- Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100 % dos usuários com DM. Resultados: HAS 240 (100%) e DM 62 (100%).

19 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Meta 6.5- Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários com HAS. Meta 6.6- Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários com DM. Resultados: HAS 240 (100%) e DM 62 (100%).

20 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Meta 6.7- Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários com HAS. Meta 6.8- Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários com DM. Resultados: HAS 240 (100%) e DM 62 (100%).

21 ATIVIDADES

22 ATIVIDADES

23 ATIVIDADES

24 ATIVIDADES

25 DISCUSSÃO EQUIPE Qualificação da prática clínica, segundo protocolos de atenção as doenças crônicas; Integração da equipe, melhorando a qualidade do trabalho; Melhoria no acolhimento e acompanhamento; Adesão dos protocolos de Ministério de Saúde; Ampliação da cobertura e melhoria dos registros e da qualidade; Melhoria dos agendamentos e a qualidade das consultas.

26 DISCUSSÃO Comunidade: Aceitação pela comunidade;
Satisfação pelo grupo de HAS e DM Melhoria e ampliação do nível de conhecimento das doenças; Incorporação e participação ativa da comunidade nas atividades de promoção e prevenção.

27 DISCUSSÃO Serviço: Sistematicidade e otimização dos agendamentos;
Manter reuniões periódicas da equipe e os gestores para a busca de soluções as dificuldades identificadas; Adesão dos protocolos do MS; Relevante: trabalho em equipe, vínculo com gestores, fatores da comunidade e usuários; Continuar o engajamento para uma saúde pública mais humanizada.

28 REFLEXÃO CRÍTICA Dúvidas e expectativas que foram superadas ao longo do curso; Refletir sobre a realidade de saúde do município; Melhoria de nossos conhecimentos teórico-práticos; Aplicação dos protocolos do MS; Relevante: trabalho em equipe, vínculo com gestores, fatores da comunidade e usuários.; Fortalecer o engajamento para uma saúde pública mais humanizada.

29 A todos os que colaboraram e apoiaram na realização deste trabalho
AGRADECIMIENTO A todos os que colaboraram e apoiaram na realização deste trabalho Pelotas, 2016


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