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Escalas de medidas aula 2

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Apresentação em tema: "Escalas de medidas aula 2"— Transcrição da apresentação:

1 Escalas de medidas aula 2

2 A escolha da escala mais apropriada para o tipo de medida que se deseja realizar deve apoiar-se obrigatoriamente no conhecimento das características de cada tipo de escala e principalmente nas suas limitações.

3 Medir é “escalonar” Medir é preciso pesquisar o grau em que certas qualidades são carregadas, de modo a poder-se distinguir as unidades observadas( indivíduos, grupos sociais, etc.) em subgrupos internamente mais homogêneos Medir  importa, assim em localizar as unidades observadas em escalas Tipos de escalas de medida Escalas de avaliação ou de posição Escalas de atitude

4 Tipos de escalas de medida
Escalas de avaliação modo de escalonar medidas de posição - O avaliador coloca o objeto medido em determinado ponto de um continuo , ou em uma categoria, numa série ordenada; dá-se valor numérico ao ponto ou à categoria

5 Tipos de escalas de medida
Avaliador pode ser: - o próprio indivíduo - um observador, entrevistador o codificador Suposição: a resposta dada é suficiente para caracterizar a unidade de estudo no que diz respeito a uma variável específica

6 Tipos de escala de medida
Modalidades de apresentação de escala de avaliação/de posição Gráficas  o avaliador/respondente indica sua avaliação sinalizando um ponto numa linha que representa todo o meio de variação da característica [variável]

7 Tipos de escala de medida
Por itenso avaliador escolhe uma categoria num certo número de categorias ordenadas de acordo com a sua posição numa escala Escalas de atitude a posição da unidade de observação [ ou do indivíduo ]na escala resulta do conjunto de suas respostas a uma série de perguntas/itens considerados significativos.

8 Tipos de escala de medida
A indagação básica é: Que atitude corresponde uma dada resposta do entrevistado? Cada pergunta/item não importa por seu interesse intrínseco ( que o contém) ; importa o resultado total ( ou sub- resultados) que cada individuo obtém pela combinação das respostas aos vários itens/perguntas = o índice Problemas chaves Como escolher e ordenar os itens ? Como dar pesos aos itens de modo a obter o resultado final a atribuir a cada individuo ?

9 Tipos de escalas de atitudes
Escalas somatórias[ de adição]o respondente indica o seu grau de concordância ou discordância para cada um dos itens em lugar de diferenciar os itens entre os quais concorda e aqueles com os quais discorda. A soma dos pontos de todos os itens dá o grau de concordância ou discordância do entrevistado.

10 Tipos de escalas de atitudes
Escalas cumulativas  Os itens desta escala obedecem a uma relação acumulativa de modo que cada item é mais intenso em certa direção que o item anterior..O respondente deve concordar ou não com cada um dos itens e o número de “concordo” sem interrupção na ordem dos itens , mede o grau de concordância. OBS: tem como vantagem:o resultado final pode permitir inferir as respostas parciais.

11 Tipo de escalas de atitude
Escalas diferenciais  Itens cuja a posição na escala foi verificada por algum tipo de ordenação ou avaliação realizada previamente por avaliadores/juízes, tendo em conta as medianas de atribuição de significado. O respondente concorda com alguns itens e discorda de outros a média de cada item da escala está associada a um valor numérico e consequentemente a média dos valores que o respondente concorda é a medida da concordância .

12 OBS:É uma escala de intervalos que exige muito trabalho e envolve procedimentos matemáticos por isso ela tende a ser pouco adotada.

13 CLASSIFICAÇÃO DAS ESCALAS/MEDIDAS
Medidas/escalas nominais São mais um procedimento de classificação do que propriamente uma escala pois os números dela indicam que o objeto pertence a uma determinada classe mais não indicam nada sobre os outros objetos da classe.

14 Medidas/escalas nominais
Os números nesta escala servem somente como identificação dos elementos a que foram atribuídos;só é permitido na escala nominal contagem e classificações Nas medidas nominais,as categorias da variável diferem das outras somente quanto ao nome. Uma categoria da variável não é necessariamente maior nem menor que outra, a única diferença reside no nome

15 CLASSIFICAÇÃO DAS ESCALAS/MEDIDAS
Medidas/escalas ordinais Fala-se de variáveis ordinais quando existe uma hierarquia entre as diferentes categorias Assim, a categoria que tem o número 1 pode ser considerada mais elevada que a que tem o número 2, e por sua vez esta é maior que o número 3.

16 Escalas de intervalo/medidas
Medida de intervalo É aquela em que se conhece a distância (o intervalo) entre as diferentes categorias. Os números conferidos as diferentes categorias das variáveis quantitativas possuem todas as características das variáveis nominais ou ordinais, com a característica adicional de possuir uma unidade constante de medição entre as diferentes categorias que estão igualmente espaçadas.

17 ESCALAS DE RAZÃO/MEDIDAS
Medidas/escalas de razão  tem essa designação porque a razão dos números da escala é igual a razão que descreve o grau em que duas pessoas ou objetos possuem um atributo.

18 Se um pesquisador tiver chance de escolha entre as diferentes escalas ele preferirá sempre a escala de razão porque ela contém mais informação que as outras 2 anteriores. Mas essa decisão não é sempre inteiramente dependente do pesquisador mas é largamente determinada pela natureza das pessoas ou objetos que está sendo medido.


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