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EFICIÊNCIA NO TRANSPORTE AÉREO: UMA ABORDAGEM NETWORK DEA

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Apresentação em tema: "EFICIÊNCIA NO TRANSPORTE AÉREO: UMA ABORDAGEM NETWORK DEA"— Transcrição da apresentação:

1 EFICIÊNCIA NO TRANSPORTE AÉREO: UMA ABORDAGEM NETWORK DEA
Deivison da Silveira Pereira Ricardo Luiz Fernandes Bella João Carlos Correia Baptista Soares de Mello Lidia Angulo Meza

2 Objetivo do Estudo Análise da eficiência de rotas a partir dos aeroportos de Guarulhos/SP, Brasília/DF, Galeão/RJ, Confins/MG e Viracopos/SP, privatizados em 2012 e 2013 Utilização da análise envoltória de dados em rede (Network DEA) Considerando variáveis das operações aeroportuárias, como o tamanho do sítio aeroportuário, e das operações aéreas, como a demanda de cada uma, a quantidade de empresas, quantidade de decolagens, entre outras Seleção dos destinos de cada aeroporto seguiu o modelo do índice tipo h, utilizado em avaliação de centralidade de malha aérea, onde é verificado o núcleo de destinos principais para cada aeroporto – total de 43 rotas

3 Introdução O setor de aviação comercial - US$ 2,4 trilhões do PIB global, Brasil é o terceiro maior mercado de aviação mundial, com 2498 aeroportos Utilização de Network DEA para avaliação de rotas

4 Network DEA Kao e Hwang (2008) - ( 𝐸𝑓 𝑘 ) de uma DMUk com base de dois subprocessos em série, 𝑚 inputs 𝑋 𝑖𝑘 , 𝑖=1,..,𝑚 que produz 𝑠 outputs 𝑌 𝑟𝑘 , 𝑟=1,..,𝑠, com 𝑞 produtos intermediários 𝑍 𝑝𝑘 , 𝑝=1,..,𝑞.

5 Network DEA Kao e Hwang (2008) - ( 𝐸𝑓 𝑘 ) de uma DMUk com base de dois subprocessos em série, 𝑚 inputs 𝑋 𝑖𝑘 , 𝑖=1,..,𝑚 que produz 𝑠 outputs 𝑌 𝑟𝑘 , 𝑟=1,..,𝑠, com 𝑞 produtos intermediários 𝑍 𝑝𝑘 , 𝑝=1,..,𝑞. A eficiência de cada subprocesso segundo Kao (2009) é formulada por Ef k = Ef k 1 X Ef k 2 , onde Ef k 1 é a eficiência da primeira etapa e Ef k 2 da segunda.

6 Modelo para eficiência de rotas
Primeiro subprocesso: a operação aeroportuária - input inicial X: a área total do sítio aeroportuário (AR) - produtos intermediários Z: empresas (EM), decolagens (DE), tonelada quilometro oferecida (ATK) Segundo subprocesso: a eficiência comercial da rota - input: os produtos intermediários descritos anteriormente - output Y : tonelada quilometro transportada (RTK)

7 Seleção das Rotas Rotas que partiram dos Aeroportos privatizados em 2012 e 2013: Guarulhos/SP, Campinas/SP, Brasília/DF, Galeão/RJ, Confins/MG Destinos escolhidos para cada origem segui o núcleo do índice tipo h (Pereira et al, 2015). CENTRALIDADE H CODIGO AEROPORTO 11 SBGR GRU Aeroporto de Guarulhos – SP 8 SBBR BSB Aeroporto de Brasília – DF SBGL GIG Aeroporto Galeão, Rio de Janeiro - RJ 7 SBCF CNF Aeroporto de Confins - MG SBKP VCP Aeroporto de Viracopos, Campinas - SP

8 Seleção das Rotas 43 rotas de guarulhos ...8 brasilia, 8 galeao confins....7 campinas / realizado no mês de março / 2015

9 Avaliação de Rotas Aéreas
Maiores eficiencias de GRU para o Nordeste !

10 Conclusões Detalhamento da “caixa preta” da eficiência das rotas, sendo mais do que avaliação da quantidade ofertada com a demanda realizada, acrescenta-se com o método Network DEA o impacto do tamanho dos aeroportos nesta avaliação aprimorando a análise com diferentes origens. As rotas mais eficientes demonstram que a ligação do Sudeste com o Nordeste do Brasil é feita principalmente a partir do aeroporto de Guarulhos e assim a grande oferta nestas rotas se respaldam com uma grande demanda. Vale ressaltar o valor baixo da avaliação das ineficientes a partir da quarta colocação, as rotas apresentam um baixo aproveitamento e consequente demandam esforços adicionais das companhias para estimular a utilização das rotas. A utilização do índice tipo H (Pereira et al, 2015) para determinação das rotas analisadas contribuiu para a escolha das principais considerando cada origem analisada segundo uma lógica O modelo pode ser complementado em análises futuras levando em consideração algumas variáveis indesejáveis, como por exemplo emissão de C0² (Lozano et al, 2013).

11 Referências Kao, C., Hwang, S.N. Efficiency decomposition in two-stage data envelopment analysis: an application to non-life insurance companies in Taiwan. European Journal of Operational Research 185 (1), Kao, C. Efficiency decomposition in network data envelopment analysis: A relational model. European Journal of Operational Research 192, , 2009 Kao, C. Network data envelopment analysis: A review. European Journal of Operational Research – Fare, R.; Grosskopf, S. Network DEA. Socio-Economic Planning Sciences Pereira, D. S., Brandão, L.C., Del Vecchio, R.R., Soares de Mello, J.C.C.B. (2015). Centralidade aérea baseado no índice tipo h. In: XXIX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes - Anpet, 2015, Ouro Preto, MG. Anais do Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2015.

12 OBRIGADO


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