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Centralidade aérea baseado no índice tipo H

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Apresentação em tema: "Centralidade aérea baseado no índice tipo H"— Transcrição da apresentação:

1 Centralidade aérea baseado no índice tipo H
Deivison da Silveira Pereira Luana Carneiro Brandão João Carlos Correia Baptista Soares De Mello Renata Raposo Del-Vecchio

2 Objetivo do Estudo Determinação dos vértices centrais da malha aérea brasileira; Adaptação dos conceitos bibliométricos do índice-h para definição das localidades centrais; Lista das localidades mais ofertadas a partir do núcleo do indicador; Estudo de caso avalia dados homologados para o Aeroporto Santos Dumont

3 Introdução As medidas de centralidade são uma forma de quantificar a importância de um link ou nó (vértice), definindo os mais centrais em uma rede (grafo) Índice-h é amplamente utilizado como critério para avaliação de pesquisadores; A adaptação do índice-h foi feita em outros estudos envolvendo centralidade: Korn et al (2009), Zhao et al (2011) e Abbasi et al (2013) definem diferentes modelos de centralidade com base nos princípios do índice-h; Zhai et al (2013) verificam a utilização do índice-h em uma rede ponderada de comunicação envolvendo colaboração científica.

4 Índice-h Proposto por Hirsch (2005), para avaliação de pesquisadores;
Segundo Lima et al. (2012), o índice-h é amplamente utilizado como critério bibliométrico para alocação de recursos com finalidade na produção cientifica O índice-h foi inicialmente definido como o número de papers com número de citações ≥ h, medindo seu impacto e relevância.

5 Centralidade tipo H Centralidade de grau Centralidade tipo H
𝐶 𝐷 de um vértice 𝑣 𝑖 , somando-se os valores da sua linha ou coluna, como em (1). 𝐶 𝐷 (𝑣 𝑖 )=𝑑 𝑣 𝑖 = 𝑗=1 𝑛 𝑎 𝑖𝑗 = 𝑗=1 𝑛 𝑎 𝑗𝑖 , onde 𝑣 𝑖 ∈𝑉 𝑒 A=[ 𝑎 𝑗𝑖 ]. (1) Centralidade tipo H lista o número de destinos para os quais partem uma quantidade significativa de voos quantidade definida individualmente, para cada unidade analisada, com base no índice-h adaptado importância de unidades com relação a uma rede, trata-se de uma medida de centralidade (Ercsey-Ravasz et al., 2012)

6 Aeroporto Santos Dumont - SBRJ
Dados: voos de decolagem homologados, considerando os destinos e a frequência (tabela HOTRAN de 07/02/2015); Voos que partem às segundas feiras, pois é o dia com maior quantidade de destinos atendidos nomenclatura de códigos de cada aeroporto utilizada neste estudo será conforme esta tabela que segue o ICAO (Internacional Civil Aviation Organization)

7 Aeroporto Santos Dumont - SBRJ

8 Outros Exemplos

9 Conclusões Proposta de uma análise de centralidade da malha aérea, baseada no índice-h, para definição da lista de aeroportos principais; Aeroportos mais centrais, de acordo com essa medida de centralidade, apresentam uma maior quantidade de destinos relevantes; Diferentemente dos artigos publicados por um autor para composição do índice-h original que são dados históricos, os destinos ou a quantidade de voos são modificáveis por diversas questões Estudos futuros podem replicar essa análise para todos os aeroportos do núcleo inicial, bem como para todos os aeroportos presentes nos demais núcleos, de modo a criar uma rede de aeroportos relevantes do país. Pode ser feita uma análise comparando o índice-h com o nível de serviço em um aeroporto, auxiliando o direcionamento dos investimentos públicos em aeroportos centrais nos quais o nível de serviço esteja abaixo do desejado

10 OBRIGADO


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