A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert luis.ebert@uniasselvi.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert luis.ebert@uniasselvi.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert

2 No contexto atual, discussões acerca de...
Modelos EaD (Semipresencial, On line, Flex,..) Tendências educacionais (Por projetos, Sala de aula invertida, Ensino adaptativo,...) Eficácia de aprendizagem – qual o real ganho?

3 Makers & Iniciação Científica Existe diferença? Possível no EaD?
Melhora a eficácia?

4

5

6

7 É necessário gerar curiosidade antes da exposição massiva de conteúdos!!

8 Perguntas... Todos os modelos EaD permitem? Replicável em escala?
Articulação juntos aos polos? Quando implantar no modelo acadêmico? O modelo funciona? – é necessário mensurar e entender a eficácia!!

9 Ainda não temos os Fab Labs
Ainda não temos os Fab Labs... mas conseguimos implantar a IC efetivamente... Incentivando a participação dos estudantes de graduação em projetos de pesquisa; Colocando a mão na massa Estimulando o engajamento Aprendendo de forma cooperativa e orientada

10

11 Assim, é possível... Aprimorar o processo de formação de profissionais para o mercado de trabalho Melhorar a qualidade de ensino de graduação Diminuir os índices de reprovação na graduação Preparar o acadêmico para programas Stricto-Sensu

12 Para uma instituição universitária se torna obrigatória!
Lei / 1996 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional No Capítulo IV – da Educação Superior, no artigo 43, estabelece que: incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.

13 Por que fazer IC na IES?

14 Na prática: 1. Seminários interdisciplinares:
Termos de referência de acordo com o módulo cursado (interdisciplinaridade); Tipologia da prática (documental, de campo...); Plano da prática; Paper e socialização.

15 Na prática: 2. Projetos de pesquisa orientados: Linhas de pesquisa
Orientação Projeto Publicação

16 Socializa que é bom... Uma proposta JOIA!! 90.000 acadêmicos;
5.047 artigos; 2.505 trabalhos aprovados; participações em debates virtuais; alunos e pessoas da comunidade envolvidos em cursos de formação continuada.

17 Bolsas IC na EaD / Órgãos de Fomento
X

18

19 Revista Maiêutica ...para todos cursos de graduação EaD da UNIASSELVI!

20 Aumento de 57% na produção de artigos, se compararmos a 2ª edição com a 1ª edição da revista on-line. Isso demonstra forte interesse no nosso público acadêmico (alunos, docentes e tutores) em relação a produção científica.

21 Contato: luis.ebert@uniasselvi.com.br
Muito Obrigado!! Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI Núcleo de Iniciação Científica - NUIC Prof. Dr. Luis Augusto Ebert Contato:


Carregar ppt "APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert luis.ebert@uniasselvi.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google