A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa em Psicologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa em Psicologia"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa em Psicologia
Felipe Gonçalves Universidade Estácio de Sá

2 pesquisapsi.wordpress.com

3 Ética em Pesquisa com Seres Humanos
Toda pesquisa com seres humanos implica em algum risco Consequências diretas e indiretas na saúde e no bem- estar dos participantes da pesquisa Responsabilidade ética do pesquisador com os participantes da pesquisa

4 Foi sempre assim? Os sistemas de revisão ética de pesquisas ao redor do mundo tiveram início a partir da década de 1960. Pesquisas com seres humanos com resultados desastrosos ou sem respeito pela dignidade dos sujeitos da pesquisa Brasil: resolução de 1988 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão de controle social vinculado ao Ministério da Saúde.

5 John Watson e o Pequeno Albert (1920)
Demonstrar a origem do medo através de um experimento de condicionamento clássico; Albert, um bebê de 9 meses, era apresentado a um pequeno rato branco, ao qual ele não reage com medo. Posteriormente o mesmo estímulo (rato) é apresentado simultaneamente a um som alto e irritante, provocando em Albert o comportamento de fobia em relação ao rato e a outros animais peludos.

6 Experimentos sobre obediência de Stanley Milgram (1961)
Milgram queria observar se as pessoas obedeciam ordens de um superior, se isso envolvia ferir outras pessoas. Os participantes do experimento eram apresentados a outros supostos participantes, na verdade atores, e era feito um falso sorteio para definir qual dos dois faria o papel de “aluno” e o de “professor”. Os atores eram sempre os “alunos”.

7 Experimentos sobre obediência de Stanley Milgram (1961)
O “aluno” deveria decorar uma lista de pares de palavras, e depois era questionado pelo “professor”, devendo lembrar a outra palavra do par. O “professor” é orientado a ministrar um choque a cada vez que o “aluno” erre a palavra. A intensidade do choque crescia gradualmente à medida que o aluno errava. Os choques, obviamente, eram falsos e o ator apenas encenava os gritos de dor.

8 Experimento da Prisão de Stanford - Phillip Zimbardo (1971)
Investigar a importância dos papéis sociais e da institucionalização no comportamento social Os prisioneiros pensava que os "guardas" haviam sido escolhidos devido sua forma física e tamanho Usavam números identificatórios no lugar de nomes; Apenas a violência física não seria permitida.

9 Experimento da Prisão de Stanford - Phillip Zimbardo (1971)
Os prisioneiros sofriam - e aceitavam - tratamentos humilhantes e sádicos e apresentaram severos distúrbios emocionais. Segundo dia: rebelião. Guardas voluntariaram-se para fazer horas extras e trabalhar em conjunto para resolver o problema. Sadismo crescente dos guardas. Foi necessária o ponto de vista e a intervenção de uma observadora externa.

10 Essas pesquisas e seus resultados desastrosos levaram à exigência de um maior controle ético das metodologias, e maior responsabilização dos pesquisadores por parte dos seus resultados. Preocupação com a saúde e o bem-estar dos participantes, mas também com sua dignidade e autonomia.

11 CONEP e CEPs CONEP: conselho subordinado ao CNS (Conselho Nacional de Saúde), órgão deliberativo máximo do SUS principal atribuição - exame dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos. Elabora e atualiza as diretrizes e normas para a proteção dos sujeitos de pesquisa e coordena a rede de Comitês de Ética em Pesquisa das instituições, e avalia e acompanha os protocolos de pesquisa nessas áreas. A função do CONEP é garantir o respeito à autonomia, ao bem-estar e à dignidade dos participantes das pesquisas.

12 CONEP e CEPs CEP (Comitês de Ética em Pesquisa) Comitês locais responsáveis por avaliar e autorizar pesquisas com seres humanos, a partir dos critérios estabelecidos pelo CONEP. “criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos” (Resolução nº 466/12 Conselho Nacional de Saúde). CEPs são colegiados interdisciplinares Criados na resolução de 1988 do CNS, foram revistos e ampliados na res. 196/96 – caráter Democrático e de respeito à cidadania e à dignidade dos sujeitos de pesquisa.

13 CONEP e CEPs A resolução mais recente, 466/2012, afirma a dignidade, a liberdade, a autonomia, a beneficência, a não maleficência, a justiça e a equidade, dentre outros que visam assegurar os direitos e deveres que dizem respeito aos participantes da pesquisa, à comunidade científica e ao Estado. Desde 2012, pesquisas envolvendo seres humanos devem ser registradas na Plataforma Brasil, uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos. (

14 CONEP e CEPs Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde CONEP (conselho Nacional de Ética em Pesquisa) CEPs (Comitês de Ética em Pesquisa)

15 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
TLCE: Informa e esclarece o sujeito da pesquisa, de maneira que ele possa tomar sua decisão de forma justa e sem constrangimentos sobre a sua participação. É uma proteção legal e moral do pesquisador e do pesquisado. Documento essencial para o respeito à autonomia e dignidade do participante da pesquisa

16 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Deve estar escrito em forma de convite e em linguagem acessível. O pesquisador deve garantir que o sujeito da pesquisa consiga entender o que está escrito. Deve esclarecer objetivos da pesquisa, e garantir a privacidade e a confidencialidade

17 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Deve deixar claro para os sujeitos da pesquisa os possíveis riscos e desconfortos. Lembrando que toda pesquisa com seres humanos implica em algum risco ou desconforto, mesmo mínimo. Deve deixar claro ao participante que ele pode abandonar a pesquisa no momento que desejar.

18 Atividade: Acessar a Plataforma Brasil ( ir em “buscar pesquisas aprovadas” e efetuar uma busca preenchendo “instituição proponente” (pode ser a Estácio de Sá), e em “palavra- chave”, preencher “psicologia”. Observar os títulos e os tipos de pesquisa envolvendo seres humanos aprovados. Escolher uma pesquisa Pensar em possíveis objetivos, metodologia (questionários, entrevistas abertas ou fechadas, grupos focais, observação in loco) e formular um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido com base nessa pesquisa.


Carregar ppt "Pesquisa em Psicologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google