A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Neoclássica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Neoclássica."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Neoclássica

2 A Teoria Neoclássica surgiu na década de 50 da necessidade de se utilizarem os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, expurgando-os dos exageros e distorções típicos de qualquer teoria pioneira e condensado-os com outros conceitos igualmente válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas ao longo das três últimas décadas.

3 Características A ênfase na parte prática da Administração, a reafirmação relativa (e não absoluta) dos postulados clássicos, a ênfase nos primeiros clássicos de Administração, a ênfase nos resultados e objetivos e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo; A Teoria Neoclássica é uma Administração técnica social básica. Isto leva à necessidade do administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações;

4 Boa parte do trabalho dos neoclássicos está voltada para fatores que levam à decisão de descentralização, bem como às vantagens e desvantagens que descentralização proporciona. A Teoria Neoclássica enfatiza as funções do administrador: O Planejamento, a organização, a direção e o controle. No seu conjunto, essas funções administrativas formam o processo administrativo...

5 Os princípios utilizados pelos clássicos como "leis" científicas são reavaliados como critérios mais elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. Os princípios gerais: Planejar, Organizar, Comandante e Controlar são apresentados e discutidos como comuns a todo e qualquer tipo de empreendimento humano, e enfatizado como as funções do administrador.

6 Planejador: Sonha com métodos perfeitos. É idealista e criativo
Planejador: Sonha com métodos perfeitos. É idealista e criativo. Procura oportunidade e vantagem até nos projetos falidos. Busca a qualidade e o teor científico no mais puro estilo taylorista. Organizador: é o "peso morto" se, em geral, aceita a realidade e as limitações dos recursos. Não resiste às mudanças. Vê tudo com bons olhos. Em certa medida é burocrata: faz tudo direitinho "conforme manda o figurino". Tem hora para tudo, inclusive para declarar a falência da empresa.

7 Comandante: é o "incendiador". Impulsivo, dinâmico: "Põe pra quebrar"
Comandante: é o "incendiador". Impulsivo, dinâmico: "Põe pra quebrar". É também incentivador, despachado e inquieto. Agita tudo e a todos. Faz bem o gênero "animador de auditório", mas nem por isso deixa-se levar por atos impensados, que causem resultados injustos. É decidido, firme nos seus propósitos. Aproveita bem as oportunidades para se mostrar cordial ou firme conforme a situação. Jamais aceita ser o braço direito, mas o cabeça, dono da situação. Controlador: é o tipo "apagar fogo". Está atento a tudo. Não permite fagulhas que possam gerar catástrofes. Possui "olhos clínicos", é crítico. Aficionado por resultados, por isso não perde os objetivos de vista. Acredita que ele é o que é e não o que sabe.

8 Teoria Neoclássica Alunos: Eduardo, Victória e Thiago Módulo 2 18/09/2017 Administração


Carregar ppt "Teoria Neoclássica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google