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TEORIAS ADMINISTRATIVAS DO SÉCULO XX
PARTE 2 Aula 5
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ou seja, seu olhar compreendia tanto aspectos ligados aos processos,
Teoria Estruturalista A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 1950 nos EUA e procurava combinar os pressupostos da Teoria Burocrática com as propostas da Teoria das Relações Humanas, ou seja, seu olhar compreendia tanto aspectos ligados aos processos, como também às pessoas.
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Reflexão importante + Conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam.
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Propõe um novo tipo de análise organizacional:
Teoria Estruturalista Propõe um novo tipo de análise organizacional: Buscar o equilíbrio entre os aspectos racionais e não racionais. O entendimento tanto da organização formal, organização informal e suas inter-relações. Recompensas materiais e as não materiais. A interação da organização com o ambiente.
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Teoria Geral de Sistemas
A Teoria Geral dos Sistemas, também conhecida como TGS, surgiu em decorrência dos trabalhos do biólogo australiano Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968.
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Conceito de Sistema Sistema é um conjunto de partes que se inter-relacionam em prol de um objetivo comum. Essas partes também são chamadas de subsistemas.
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Quanto a natureza Sistema fechado Sistema aberto
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Funcionamento de um sistema aberto
AMBIENTE AMBIENTE ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA FEEDBACK
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A empresa é um sistema composto de subsistemas
ENTRADAS SAÍDAS FEEDBACK
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A empresa é um sistema que relaciona com outros sistemas
Fornecedores Distribuidores Clientes Concorrentes Associações de classe
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A empresa é um sistema que relaciona com outros sistemas
Aspectos tecnológicos Aspectos legais Aspectos econômicos Aspectos demográficos Aspectos naturais Aspectos culturais e sociais
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SINERGIA
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Visão Sistêmica Consiste na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre estas.
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Teoria Neoclássica A Teoria Neoclássica é resultante do trabalho, publicado a partir de 1954, de diversos pesquisadores, dentre eles podemos destacar: Peter F. Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O Donnell, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley e Louis Allen.
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Teoria Neoclássica Propõe que o administrador conheça, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, aspectos relacionados à direção de pessoas dentro das organizações.
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Teoria Neoclássica As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes: Ênfase na prática da Administração: através dos aspectos práticos da administração a busca pelos resultados concretos e palpáveis. Reafirmação dos postulados clássicos: é uma retomada das orientações da Teoria Clássica, porém revista e melhorada.
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Teoria Neoclássica Ênfase nos princípios gerais de Administração
Ênfase nos objetivos e nos resultados Ecletismo dos conceitos Ênfase na departamentalização
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Teoria Neoclássica Assim a Teoria Neoclássica enfatiza as funções do administrador - planejamento, organização, direção e controle – apresentando um processo administrativo reeditado e que respondia melhor às necessidades das organizações da época.
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Administração por Objetivos APO
O termo Administração por Objetivos foi abordado por Peter Drucker em 1954 em seu livro The Practice of Management (A prática da gerência).
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Administração por Objetivos APO
O principal elemento que caracteriza esta teoria é o foco nos objetivos organizacionais.
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Segundo a APO... O sucesso da organização está associado ao entendimento dos objetivos previamente acertados com todos os colaboradores envolvidos.
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O perfil de gestão caracterizado
Segundo a APO... O perfil de gestão caracterizado na APO é participativo e democrático. Significa que todas as pessoas sabem o que devem fazer e quais os benefícios resultantes dos objetivos.
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Características da APO
Estabelecimento do conjunto de objetivos entre o gerente e o superior. Estabelecimento do conjunto de objetivos para cada departamento ou posição.
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Características da APO
Interligação dos objetivos departamentais. Elaboração de objetivos táticos e operacionais, com ênfase na mensuração e no controle de resultados.
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Características da APO
Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos. Participação atuante da gerência e dos subordinados. Apoio intenso do staff.
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Teoria Comportamental
A Teoria Comportamental foi abordada inicialmente em 1947 por Hebert Alexander Simon no livro O Comportamento Administrativo.
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Teoria Comportamental
ou Behaviorista A Teoria Comportamental foi abordada inicialmente em 1947 por Hebert Alexander Simon no livro O Comportamento Administrativo.
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Teoria Comportamental
Aos conceitos propostos por Simon, somam-se vários outros autores. A maioria deles preocupados, principalmente, com o tratamento de problemas ligados à eficiência, buscando novas variáveis, como motivação, tensão e necessidades individuais.
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Teoria Comportamental
Os principais enfoques são: A ênfase nas pessoas Estudo do comportamento Necessidades Motivação
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Teoria Comportamental
Hierarquia das necessidades de Abraham Maslow Maslow apresentou uma teoria da motivação na qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em uma hierarquia.
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Teoria Comportamental
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Teoria Comportamental
Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg Sua teoria alertava para o fato de que o comportamento humano poderia ser explicado por dois fatores independentes chamados de fatores higiênicos e fatores motivacionais.
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FATORES MOTIVACIONAIS OU INTRÍNSECOS FATORES HIGIÊNICOS OU EXTRÍNSECOS
Teoria Comportamental FATORES MOTIVACIONAIS OU INTRÍNSECOS FATORES HIGIÊNICOS OU EXTRÍNSECOS O trabalho em si As condições de trabalho Realização Administração da empresa Reconhecimento Salário Progresso profissional Relação com superiores Responsabilidade Benefícios
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Teoria Comportamental
Teoria X e Teoria Y de Douglas MC Gregor São duas formas de ver o indivíduo e representam formas antagônicas, que servem de base para as teorias de liderança em uma organização.
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Teoria Comportamental
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Desenvolvimento Organizacional - DO
Em 1962, trabalhos de vários autores centrados na relação do ser humano, nas organizações e no ambiente serviram de base para a Teoria do Desenvolvimento Organizacional – DO
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Desenvolvimento Organizacional - DO
A DO acredita que toda organização tem a sua cultura própria, chamada de Cultura Organizacional, que é o modo de vida próprio que cada organização desenvolve em seus participantes.
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Desenvolvimento Organizacional - DO
A cultura organizacional repousa sobre um sistema de crenças e valores, tradições e hábitos, uma forma aceita e estável de interações e de relacionamentos sociais típicos de cada organização.
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Desenvolvimento Organizacional - DO
A cultura de uma organização não é estática e permanente, mas sofre alterações ao longo do tempo, dependendo de condições internas ou externas.
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Desenvolvimento Organizacional - DO
Algumas organizações conseguem renovar constantemente sua cultura mantendo a sua integridade e personalidade, enquanto outras permanecem com sua cultura amarrada a padrões antigos e ultrapassados.
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Teoria da Contingência
A Teoria da Contingência resulta da pesquisa realizada a partir de 1967 por Paul R. Laurence e Jay W. Lorsch, sobre o confronto existente entre as organizações e o ambiente.
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Teoria da Contingência
Para a Teoria da Contingência não há nada de absoluto, ou seja, tudo é relativo nas organizações. Existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos nas organizações.
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Teoria da Contingência
As organizações apresentam uma interação entre si e com o ambiente; as características ambientais funcionam como variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes. O ambiente é um contexto que envolve a organização.
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Teoria da Contingência
Não se pode afirmar que existe uma teoria melhor que a outra, pois a aplicação delas depende da situação. Pode-se afirmar que o administrador deve ter a capacidade de observar seu ambiente de maneira a analisar e decidir qual teoria, enfoque, escola, modelo, doutrina ou técnica usar.
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