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Questões sobre o artigo a serem respondidas

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Apresentação em tema: "Questões sobre o artigo a serem respondidas"— Transcrição da apresentação:

1 Questões sobre o artigo a serem respondidas
Artigo: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA INTERDISCIPLINARIDADE Autora: CLEIBIA MENDES ROCHA Questões sobre o artigo a serem respondidas 1) Qual é o objetivo deste artigo? 2) O que é Desenvolvimento sustentável? 3) Qual é a função da Diretoria de Educação Ambiental? 4) Segundo a autora o que entende-se por Educação Ambiental. 5) Segundo a autora qual é a importância do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. 6) Segundo a autora qual é a importância Agenda 21. 7) Segundo a autora qual é a função do professor. 8) Segundo a autora o que se deve fazer para que a Educação Ambiental possa ser inserida nos atuais sistemas educacionais. 9) Segundo a autora o que se deve fazer para colocar em prática um Projeto Participativo de Educação Ambiental.

2 Artigo: EDUCAÇÃO AMBIENTALE SUA INTERDISCIPLINARIDADE
Autora: CLEIBIA MENDES ROCHA RESUMO A Educação Ambiental como tantas outras áreas de conhecimento, pode se tornar um processo intelectual, a serviço da solução dos problemas da comunidade; da conscientização do ser humano, quanto a sua cidadania; os seus direitos e deveres para com a natureza, pois trata-se, de um aprendizado social, onde o diálogo, a criação de informação, conceito significativo, podem advir da sala de aula ou de experiência pessoal. Na necessidade de refletir e compreender a relação do homem com a natureza, no que se refere a um processo de reconstrução interna dos indivíduos, faz-se urgente, buscar o conhecimento em sua área específica. O maior desafio é de formular uma educação ambiental, que seja crítica e inovadora, sendo portanto um ato político, voltado para a transformação social. A Educação Ambiental deve destacar os problemas ambientais que cada vez mais dificultam a qualidade de vida nas cidades e também estimular uma crescente conscientização centrada para o desenvolvimento sustentável. PALAVRAS –CHAVES: Educação Ambiental – cidadania – interdisciplinaridade.

3 Objetivo: Este trabalho tem o propósito de esclarecer, o papel da Educação
Ambiental e sua importância vez que, a educação é o alicerce de todos os setores do desenvolvimento, a base afetiva da modernização do país . -Em harmonia com a natureza, o ser humano tem direito a uma vida saudável, para isso, vários recursos lhes são oferecidos: o ar, a água, as plantas, os animais, a terra, e esses recursos vêm sendo prejudicados e extintos de acordo o desenvolvimento econômico, tecnológico e social da sociedade. -Desenvolvimento sustentável refere-se, assim, à melhoria na qualidade de vida humana, respeitando-se ao mesmo tempo os limites da capacidade de sobrevivência dos ecossistemas em que vivemos. -Conforme a portaria 268 de 26/06/2003, a Diretoria de Educação Ambiental representa o Ministério do Meio Ambiente junto ao Órgão Gestor. A missão da Diretoria é estimular a ampliação e o aprofundamento da educação ambiental em todos os municípios e setores do país, contribuindo para a construção de territórios sustentáveis e pessoas atuantes e felizes. -Entende-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, e essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade.

4 O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e
Responsabilidade Global, (Vitae Civilis,1994), na Rio –92 define princípios e plano de ação para educadores ambientais, estabelecendo uma relação entre as políticas públicas de educação ambiental e a sustentabilidade. Enfatizam-se os processos participativos na promoção do meio ambiente, voltados para a sua recuperação, conservação e melhoria, bem como para a melhoria da qualidade de vida. A Agenda 21 se destaca como o mais importante compromisso sócioambiental em prol da sustentabilidade firmado na RIO-92. Com mais de 2,5 mil recomendações práticas, a Agenda 21 estabeleceu o desafio do milênio seguinte como um instrumento de planejamento estratégico que visa implementar um novo modelo de desenvolvimento sócio econômico e ambiental, construído de baixo para cima, orientado a melhorar e resguardar a qualidade de vida das gerações futuras (Rubens Harry Born. Meio Ambiente,2002) p Qualquer que seja a visão sobre a forma e o conteúdo da Agenda 21, é certo que seu processo é multifuncional e que permite desde práticas de planejamento participativo à práticas educacionais, seja sobre ações e projetos ou sobre o exercício da política, servindo também como instrumento de fortalecimento da cidadania e de negociação entre os atores sociais sobre diferentes vias e estratégias para o desenvolvimento humano.

5 A função do professor é ser um agente facilitador desse processo e os
currículos escolares devem ser elaborados de tal maneira que haja a articulação das disciplinas para alcançar uma visão do todo. Conteúdos isolados devem ser substituídos por planos de ação integrados com a realidade e o todo. O professor deve estar cada vez mais, preparado, para reelaborar as informações que recebe, e dentre elas, as ambientais, a fim de poder transmitir e decodificar para os alunos a expressão dos significados sobre o meio ambiente e a ecologia nas suas múltiplas determinações. Para que a Educação Ambiental possa ser inserida nos atuais sistemas educacionais, faz-se necessário o desenvolvimento de novos sistemas educativos que propiciem práticas sensibilizadoras, oportunizando um contato com os sentidos para ampliar a percepção sobre o ambiente em que vivemos. O desafio de fortalecer uma educação ambiental é prioritário para viabilizar uma prática educativa que articule de forma incisiva a necessidade de se enfrentar a degradação ambiental e os problemas sociais.

6 Para planejar, elaborar e colocar em prática um Projeto Participativo de Educação Ambiental é necessário seguir alguns passos básicos. · Escolha do coordenador e comissão: É importante que seja um educador dinamizador que apresenta as esferas cognitivas, afetivas que tenha domínio técnico, porém de qualquer área, nem sempre de ciências ou de biologia, pois tratando de Meio Ambiente todos nós somos responsáveis. · Reunião para a escolha do tema: Participação de todos os representantes da comunidade escolar, principalmente para levantamento dos problemas. O registro da reunião deve ser registrado em ata e assinada por todos pois é um documento democrático. · Identificação: Dados sobre a Unidade Escola (endereço, cidade, fonte) Unidade Central que pertence e do projeto(coordenador, carga horária, nome do projeto e pessoas envolvidas no projeto). · Caracterização do problema/introdução: Coloca-se um histórico do problema, suas implicações e outras informações que permitam o diagnóstico de forma mais fiel possível. Pode elaborar um questionário, antes da introdução. · Justificativa: Após caracterizar o problema, explica-se o porquê do projeto, colocando evidências de que a proposta é viável. · Objetivos: São os resultados que querem alcançar (Para que o projeto?) · Metodologia: Resultados parciais, concretos e diretos, elementos quantitativos e qualitativos (como fazer?) · Cronograma: Um projeto tem início, meio e fim, visualização gráfica das atividades a serem realizadas. Tempo gasto para cada atividade (Quando?) · Recursos materiais e /ou financeiros: Discrição dos materiais necessários para a realização das atividades, bem como o valor financeiro. · Avaliação: Como será avaliado? A avaliação deverá ser contínua e reflexiva, durante todas as etapas do projeto. · Bibliografia: Mostrará o material teórico utilizado como base para a elaboração do projeto.


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