Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVinícius Henriques Caldeira Alterado mais de 5 anos atrás
1
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
2
As crianças têm estruturas mentais diferentes das do adulto:
3
As crianças progridem através de estágios fixos:
4
Esses estágios podem ser assim definidos: -Estágio sensório-motor : de 0 a 2 anos de idade. -Estágio pré-operacional : de 2 a 6 anos de idade. -Estágio operacional-concreto : de 7 a 11 anos de idade. -Estágio das operações formais : de 12 anos em diante.
5
Uma criança pode estar em um estágio para algumas coisas, e em outro estágio para outras coisas. Além disso, podem passar de um estágio a outro em idades diferentes.
6
O desenvolvimento intelectual é influenciado por quatro fatores inter-relacionados: 1-Maturação 2-Experiências 3-Interação social 4-Equilibração
7
1- Maturação
8
2-Experiências:
9
3-Interação social:
10
4-Equilibração: Processo de construção e reconstrução das estruturas mentais. Esse refazer de estruturas mentais torna possível a aprendizagem estável e duradoura.
11
O processo de equilibração, segundo Piaget, ocorre por meio de dois atributos inatos: 1-Assimilação 2-Acomodação
12
1-Organização/ assimilação:
13
Assimilação: Quando a criança tem novas experiências ( vendo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.
14
2- Adaptação/acomodação:
15
Acomodação: Acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo. A nova informação estabelece uma nova estrutura, mudando totalmente as estruturas anteriores ou substituindo-as.
16
Diferença entre assimilação e acomodação para não confundir: Se as novas informações modificam a estrutura anterior, temos a acomodação. Se não há modificação e representa apenas a adição de novas informações ao esquema prévio, falamos de assimilação.
17
Conceitos para compreender como as crianças aprendem:
18
1-Pensamento intuitivo
19
2-Operações concretas:
20
3-Operações formais: conservação e reversibilidade
21
5-limitações da aprendizagem impostas pelo desenvolvimento mental:
22
6-O pensamento concreto partindo de ações, não de palavras
23
7-O conhecimento precisa ser construído pela criança:
24
8- As crianças aprendem melhor partindo de experiências concretas.
25
9-Crianças envolvidas ativamente aprendem informações cada vez mais complexas.
26
10-Esse contínuo refazer de estruturas mentais torna possível a aprendizagem estável e duradoura.
27
Implicações no ensino: -Conhecendo o desenvolvimento cognitivo da criança, o professor sabe o que esperar dela em diferentes estágios de seu desenvolvimento. -Conhecendo como a criança aprende, o professor estimulará a participação ativa da
28
criança através da manipulação de objetos, atividades em grupo, interação verbal entre os alunos. -O professor bem preparado, deverá proporcionar um clima de liberdade, espontaneidade e disciplina em sala de aula.
29
“O principal objetivo da educação é criar pessoas para fazer coisas novas e não simplesmente repetidores do que as outras gerações fizeram”. Jean Piaget.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.