A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem

2 As crianças têm estruturas mentais diferentes das do adulto:

3 As crianças progridem através de estágios fixos:

4 Esses estágios podem ser assim definidos: -Estágio sensório-motor : de 0 a 2 anos de idade. -Estágio pré-operacional : de 2 a 6 anos de idade. -Estágio operacional-concreto : de 7 a 11 anos de idade. -Estágio das operações formais : de 12 anos em diante.

5 Uma criança pode estar em um estágio para algumas coisas, e em outro estágio para outras coisas. Além disso, podem passar de um estágio a outro em idades diferentes.

6 O desenvolvimento intelectual é influenciado por quatro fatores inter-relacionados: 1-Maturação 2-Experiências 3-Interação social 4-Equilibração

7 1- Maturação

8 2-Experiências:

9 3-Interação social:

10 4-Equilibração: Processo de construção e reconstrução das estruturas mentais. Esse refazer de estruturas mentais torna possível a aprendizagem estável e duradoura.

11 O processo de equilibração, segundo Piaget, ocorre por meio de dois atributos inatos: 1-Assimilação 2-Acomodação

12 1-Organização/ assimilação:

13 Assimilação: Quando a criança tem novas experiências ( vendo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.

14 2- Adaptação/acomodação:

15 Acomodação: Acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo. A nova informação estabelece uma nova estrutura, mudando totalmente as estruturas anteriores ou substituindo-as.

16 Diferença entre assimilação e acomodação para não confundir: Se as novas informações modificam a estrutura anterior, temos a acomodação. Se não há modificação e representa apenas a adição de novas informações ao esquema prévio, falamos de assimilação.

17 Conceitos para compreender como as crianças aprendem:

18 1-Pensamento intuitivo

19 2-Operações concretas:

20 3-Operações formais: conservação e reversibilidade

21 5-limitações da aprendizagem impostas pelo desenvolvimento mental:

22 6-O pensamento concreto partindo de ações, não de palavras

23 7-O conhecimento precisa ser construído pela criança:

24 8- As crianças aprendem melhor partindo de experiências concretas.

25 9-Crianças envolvidas ativamente aprendem informações cada vez mais complexas.

26 10-Esse contínuo refazer de estruturas mentais torna possível a aprendizagem estável e duradoura.

27 Implicações no ensino: -Conhecendo o desenvolvimento cognitivo da criança, o professor sabe o que esperar dela em diferentes estágios de seu desenvolvimento. -Conhecendo como a criança aprende, o professor estimulará a participação ativa da

28 criança através da manipulação de objetos, atividades em grupo, interação verbal entre os alunos. -O professor bem preparado, deverá proporcionar um clima de liberdade, espontaneidade e disciplina em sala de aula.

29 “O principal objetivo da educação é criar pessoas para fazer coisas novas e não simplesmente repetidores do que as outras gerações fizeram”. Jean Piaget.


Carregar ppt "Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google