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Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica

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Apresentação em tema: "Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica"— Transcrição da apresentação:

1 Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica
Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica Acolhimento Pedagógico Dezembro de 2009

2 Alguns dos Componentes do Projeto
Mobilização dos sujeitos (trabalhadores, gestores e usuários) para a qualificação do cuidado na Atenção Básica e implantação de Linhas de Cuidado na rede SUS Desenvolvimento e Fortalecimento da Gestão Municipal Desenvolvimento de Rede Regionalizada de Educação Permanente

3 Mas o que são Linhas de Cuidado?
Modos de praticar, organizar e gerir o processo de trabalho e os serviços de saúde Para quê? garantir o cuidado integral do usuário, de modo responsável, coordenado e de acordo com suas necessidades Onde? ao longo de todo o itinerário que esse usuário faz nos serviços de saúde Como? avançando na construção de Diretrizes de Qualificação e Ampliação Clínica e de Organização dos Serviços e do Processo de Trabalho na AB da Bahia

4 Em resumo… É acabar com o “ping pong” do usuário no SUS
É o trabalhador, o gestor e o usuário se responsabilizando pela saúde de cada indivíduo e da coletividade Responsabilidade compartilhada ao longo do caminhar de cada sujeito pela rede de saúde – referência na Atenção Básica Entender que para cuidar da saúde de alguém há necessidade de muitos outros cuidados

5 Estratégias do Projeto
Criação dos Núcleos Microrregionais para Implantação das Linhas de Cuidado e Educação Permanente para a Atenção Básica Apoio do Estado de Apoio Institucional à implantação das linhas de Cuidado e ações de Educação Permanente; Formação de multiplicadores para microrregião; Oferta de processos de formação articulados e conforme as necessidades de cada microrregião/ município (Cursos, Capacitações, Aperfeiçoamento, etc.) Oferta de Linhas-Guia para todo o Estado (Ex.: Linha Guia de Saúde Materno-Infantil, Linha Guia Saúde da Criança)

6 Mas o que é esse Núcleo? São 30 núcleos distribuídos em todas as microrregiões do Estado, com apoio financeiro, pedagógico e institucional da SESAB Disponibilização de Recurso para manutenção do Núcleo, além de bolsas para cerca de 300 trabalhadores. Definição de Coordenador para cada Núcleo Aprovação, pactuação e acompanhamento de Plano de Ação do Núcleo nos Colegiados de Gestão Microrregional (instância formada pelos Secretários Municipais de Saúde e representantes do Estado); Os núcleos deverão promover/apoiar ações de educação permanente e de qualificação do cuidado em saúde no município pólo e em toda a microrregião;

7 Como é composto o Núcleo de (inserir o nome do município)
Inserir o nome do coordenador e dos profissionais das equipes de saúde da família e da gestão que compõem o núcleo.

8 (Rede Regionalizada de Educação Permanente)
Núcleo como dispositivo de articulação de ações de Educação Permanente para a Microrregião (Rede Regionalizada de Educação Permanente) Formação para Equipe do NASF Aperfeiçoamento em Saúde da Família (ENSP/EESP) Formação para ACS (EFTS) Formação em Vigilância (SUVISA) Acolhimento Pedagógico (DIRES/SMS) NÚCLEO MICRORREGIONAL AIDPI, Auto-Cuidado DM, Amamenta Brasil, (DGC) Residências (DAB/EESP/MS) Formação para Conselheiros de Saúde (Mobiliza-SUS DGETES) Qualificação Saúde da Família (MS/DAB) Estágio de Vivência (EESP/DAB) Formação de Técnico em Enfermagem (EFTS) Formação de Técnico e Auxiliar em Saúde Bucal (EFTS – DAB) Especialização em Saúde da Família (DAB/FESF/MS/ Universidades)

9 Acolhimento Pedagógico
Tem por objetivo acolher os profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família, permitindo refletir sobre o processo de trabalho e as ações de cuidado na Atenção Básica e articular Momentos de Aprendizagem e Formação como dispositivo para estruturação da Educação Permanente no Município; Pode ser construído em várias modelagens através da articulação de módulos ao longo do tempo em momentos de “Concentração” (momentos presenciais) e “Reflexão in loco sobre a Práxis” (Momentos de dispersão); Deve estar articulado com as ações de Gestão e de Transformação das Práticas de Cuidado e dos Serviços formando uma agenda sinérgica entre educação, gestão e mudança do cuidado Deve articular uma rede solidária de municípios, envolver os núcleos microrregionais e progressivamente ampliar a autonomia da gestão local e micro-regional

10 Obrigado!! Inserir contatos do Núcleo (telefone e e-mail)


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