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Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

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Apresentação em tema: "Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

2 Lei /10 A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei nº , de 02 de agosto de 2010, institui novo marco regulatório para a gestão dos resíduos no país. A Lei representa um avanço e ao mesmo tempo um desafio para toda sociedade brasileira, pois ela necessita da participação de todos os segmentos sociais.

3 O QUE A LEI PREVÊ? A prevenção e a redução de resíduos; A prática de hábitos de consumo sustentável; O aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos; Destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.

4 INSTITUI A RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA DOS RESÍDUOS: Dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo.

5 O artigo 7° trata dos objetivos
O artigo 7° trata dos objetivos. I - proteção da saúde pública e da qualidade ambiental; II - não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos;

6 III - estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços; IV - adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais.

7 Art. 9º institui Não geração Redução Reutilização Reciclagem
Tratamento Destinação Final

8 O Manejo inadequado do resíduos sólidos podem causar impactos negativos como: *Degradação e contaminação do solo, *Poluição da água, *Proliferação de vetores (Aedes aegypti)

9 CRIA METAS IMPORTANTES PARA:
*Eliminação dos lixões *Instituir instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microregional, intermunicipal e metropolitano e municipal; *Impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

10 Coleta Seletiva Solidária Decreto nº 5
Coleta Seletiva Solidária Decreto nº 5.940/06 É a coleta dos resíduos recicláveis descartados, separados na fonte geradora, para destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

11 Cooperativa de catadores de materiais recicláveis

12 Para que o Gerenciamento do Resíduos Sólidos se efetivem na Escola é preciso, Planejar Planejar:

13 Definição do projeto: Este projeto, pretende tornar a escola um espaço educador sustentável, onde as pessoas estabeleçam relações de cuidado uns com os outros, com a natureza e com o ambiente. O Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola, proporciona que ela se torne um Espaço Educador Sustentável.

14 Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola:
Justificativa (Porque fazer?) Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola: Responsabilidade de todos nós Onde? Para quem? Objetivo (O quê) Metodologia (Como) Recursos (Com quais meios) Cronograma (Quando) Avaliação (O que mudou?)

15 Elaborar um projeto: 1º passo: Diagnóstico 2º passo: Justificativa 3º passo: Objetivos 4º passo: Metodologia 5º passo: Cronograma de ações 6º: Avaliação

16 Diagnóstico: Esta ferramenta consiste na coleta de dados para identificar os problemas ambientais locais, e buscar soluções para os problemas apresentados.

17 Justificativa E uma parte muito importante em um projeto
Justificativa E uma parte muito importante em um projeto. Ela deve responder: Porque executar o projeto? Qual a importância desse projeto? Quais os benefícios que serão alcançados pela comunidade.

18 Objetivo Geral O que se quer alcançar a pouco e longo prazo Objetivo Específico Resultados esperados até o final do projeto. Seus efeitos são diretos das atividades ou ações do projeto

19 Metodologia É necessário que ela seja: 1
Metodologia É necessário que ela seja: 1. Colaborativa, envolvendo equipes cujos membros conjugam esforços na consecução de um fim comum. 2. Integrativa, envolvendo as organizações existentes na escola, como o Grêmio Estudantil, APMF e Conselho Escolar.

20 Também é importante que o projeto explicite: a
Também é importante que o projeto explicite: a. Como ele vai contribuir para modificar os hábitos de sustentabilidade e as formas de colaboração na escola. b. Como será redimensionado o tempo e o espaço da escola, para que possam ser desenvolvidas integralmente no ambiente escolar regular.

21 c. Como deve ser organizada a Coleta seletiva na Escola. d
c. Como deve ser organizada a Coleta seletiva na Escola? d. Quais são as responsabilidades e como será repartido o trabalho entre os participantes? e. Capacitação na escola abrangendo todos os setores, cozinha, limpeza, administrativo, professores e estudantes.

22 Caminho da Coleta: Geração e destino dos resíduos
Cantina/cozinha Administrativo/ Sala de aula Alunos/Professores/Equipe Pedagógica Diretores Lixeiras Lixeiras (Corredores, Sala de Aula, Banheiro) Retirada dos resíduos (3/Dia) Área de armazenamento Caminhão da Coleta de Reciclável

23 Cronograma das atividades São as ações previstas para a realização do projeto, devendo ser claramente descritas e relacionadas aos objetivos específicos. Devem ser numeradas em ordem cronológica de execução.

24 Avaliação Deve ser ao longo do projeto e depois de finalizado; 1
Avaliação Deve ser ao longo do projeto e depois de finalizado; 1. Qual era a situação antes do projeto? 2. Como está a situação durante o projeto? 3. Qual é a situação depois do projeto?

25 A Lei Estadual nº 17.505/13, trata das responsabilidades do Estado em relação à Educação Ambiental
Sendo assim é imprescindível que os alunos acompanhem e participem de todo o processo. É necessário, portanto, encontrar maneiras para envolvê-los como, por exemplo, incluí-los na fabricação de lixeiras e cartazes ou participando de concursos e feiras numa aprendizagem lúdica e significativa.

26 Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola como um Espaço Educador Sustentável A Educação Ambiental pode ser realmente transformadora ao trazer novas maneiras de conviver com o mundo em sua totalidade, respeitando as diversas formas de vida, cultivando novos valores e criando uma cultura de paz!

27 Referências: BRASIL. Lei Federal 12. 305 de 03 de agosto de 2010
Referências: BRASIL. Lei Federal de 03 de agosto de Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelece diretrizes e normas para o gerenciamento dos diferentes tipos de resíduos sólidos dá outras providências. Brasília, SEMA-PR. Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos nas Escolas Paranaenses. Brasil.Decreto nº de 25 de outubro de Institui a separação dos resíduos recicláveis e sua destinação as associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis Paraná. Lei de Janeiro de Institui a Política Estadual de Educação Ambiental e o Sistema de Educação Ambiental.

28 Carla Coccia Ironice da Fonseca Norma Salomão Castilho Equipe de Educação Ambiental Núcleo Regional da Educação de Apucarana Blog: biocienciasnre.wordpress.com Maio/2017


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