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RESULTADOS METODOLOGIA CONCLUSÃO RESUMO

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Apresentação em tema: "RESULTADOS METODOLOGIA CONCLUSÃO RESUMO"— Transcrição da apresentação:

1 RESULTADOS METODOLOGIA CONCLUSÃO RESUMO
INFLUÊNCIA DO GÊNERO E DA IDADE SOBRE O MEDO ODONTOLÓGICO DE PACIENTES INFANTIS DRUGOWICK, R. M.*, ABDELNUR, J. P., GLEISER, R., MAIA, L. C., MAGNANINI, M. M. F. Disciplina de Odontopediatria – FO/UFRJ OBJETIVO RESULTADOS Avaliar a influência do gênero e da idade sobre o medo odontológico de pacientes infantis. METODOLOGIA 128 crianças / 4 a 13 anos de idade Formulário de avaliação de medo odontológico(CFSS-DS) (Quadro 1) associado à escala visual analógica (FIS)(Figura 1) Freqüência de medo soma das freqüência de escores 2, 3, 4, 5 Escore total de medo soma dos escores de medo para os 15 itens da CFSS-DS Teste t e Spearman Figura 2 - Valores dos escores totais de medo para cada idade Figura 3 - Valores dos escores totais de medo para cada gênero (p>0,05) Tabela 1 – Fatores geradores de medo em ordem decrescente de freqüência para cada idade Item Freqüência (%) Um estranho te tocar 87,3 Injeções 78,6 Engasgar 73,9 Ter que ir ao hospital 59,8 Alguém te olhar 56,3 O motor do dentista 46,4 Ter alguém pondo instrumentos na sua boca O barulho do motor do dentista 44,1 A enfermeira limpar os seus dentes 44,0 Ver o motor do dentista 37,0 Alguém examinar a sua boca T 35,6 Doutores 33,6 Dentistas 27,1 Pessoas usando uniformes brancos 23,2 Ter que abrir a sua Boca 19,9 Quadro 1 –Children’s Fear Survey Schedule – Dental Subscale (CFSS-DS) (Cuthbert e Melamed,1982) Número Item 1 Dentistas 9 Ver o motor do dentista 2 Doutores 10 O barulho do motor do dentista 3 Injeções 11 Ter alguém pondo instrumentos na sua boca 4 Alguém examinar a sua boca 12 Engasgar 5 Ter que abrir a sua boca 13 Ter que ir ao hospital 6 Um estranho te tocar 14 Pessoas usando uniformes brancos 7 Alguém te olhar 15 A enfermeira limpar os seus dentes 8 O motor do dentista Tabela 2 – Freqüência, nas diferentes idades, dos três fatores geradores de medo mais freqüentes. Idade n Toque (%) Injeção (%) Engasgar (%) 4 10 50,0 80,0 40,0 5 15 86,6 93,3 53,3 6 21 66,6 80,9 61,9 7 26 73,0 80,7 76,9 8 36 97,2 77,7 9 34 97,0 76,4 31 100,0 87,0 11 18 83,3 72,2 12 14 92,8 85,7 71,4 13 06 Escores de medo 5. Muito medo 4. Bastante medo 3. Medo 2. Pouco medo 1. Nenhum medo Tabela 3 – Freqüência, para cada gênero, dos três fatores geradores de medo mais freqüentes. Gênero n Toque (%) Injeção (%) Engasgar (%) Feminino 115 90,4 81,8 71,3 Masculino 96 83,3 75,0 77,1 Figura 1- Facia Image Scale (FIS) (Buchanan e Niven, 2002) CONCLUSÃO Tanto a idade quanto o gênero das crianças não influenciaram significativamente o medo. RESUMO O objetivo do presente estudo foi identificar a influencia do gênero e da idade sobre o medo odontológico de pacientes infantis. Após a aprovação pelo comitê de ética local, 211 crianças variando de 4 a 13 anos, sendo 115 meninas e 96 meninos, foram submetidos a uma entrevista com 15 itens relacionados a diferentes situações que podem causar medo. As crianças indicaram através de uma escala visual analógica a intensidade do medo presente para cada situação que variava de 1 a 5 (nenhum medo a muito medo). Os dados foram tabulados e analisados pelos testes t student e Spearman. Relacionado as idades e aos gêneros pôde-se perceber que as principais situações encontradas foram, em ordem decrescente: Toque de estranho, injeção e engasgar. As crianças de 8 anos ( 97,2), 9 anos ( 97) e 10 anos (100) apresentaram medo de serem tocadas por estranho. Em relação a injeção, 80 das crianças de 8 anos e 93,3 das de 5 apresentavam medo. Aos sete anos 84,6 das crianças não apresentaram medo de dentista. O gênero feminino apresentou uma maior tendência ao medo do que ao sexo masculino (p>0,05). Do total das crianças entrevistadas, 94,4 das meninas e 83,3 dos meninos demonstraram medo ao serem tocados por estranhos. Foi possível perceber que o medo de hospital estava presente em 70,4 das meninas e 47 dos meninos. Conclui-se que tanto a idade como o gênero das crianças não influenciaram significativamente o medo.


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