A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As principais bacias hidrográficas brasileiras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As principais bacias hidrográficas brasileiras"— Transcrição da apresentação:

1 As principais bacias hidrográficas brasileiras
Características gerais Podemos destacar entre as características marcantes da hidrografia brasileira principalmente: Pobre em formações lacustres (lagos); Predomínio de rios de planalto (com muitas quedas d’água); Maioria de rios perenes e com drenagem predominantemente exorreica (correm do interior para o litoral); A foz (desembocadura) é, na maioria das vezes, em estuário; O regime dos rios é do tipo pluvial tropical; Os centros dispersores dos rios brasileiros são a cordilheira dos Andes, o planalto Brasileiro e o planalto das Guianas, e a vertente é o oceano Atlântico; Grande potencial para a navegação devido à extensão do território e à possibilidade de eclusagem para superar os desníveis dos planaltos.

2

3 As bacias hidrográficas principais são aquelas que apresentam maior expressão em relação à área que abrangem e à sua importância para o aproveitamento humano. Bacia Amazônica: é a maior bacia hidrográfica do planeta. Ocupa uma área de aproximadamente 7 milhões de km² em toda a América do Sul, dos quais 4 milhões de km² estão no Brasil. O Amazonas, principal rio da bacia, é de grande navegabilidade em toda a sua extensão. Existem várias hidrovias na região com a finalidade de navegação e de escoamento da produção para o litoral, como a do rio Madeira, a do rio Trombetas e a do próprio Amazonas. Outra característica marcante é o grande potencial hidrelétrico concentrado nos afluentes do rio Amazonas (o maior do mundo), já que esses afluentes têm suas nascentes em áreas planálticas. Bacia do Tocantins-Araguaia: apresenta grande impor- tância para a geração de energia elétrica para os projetos agrominerais da Amazônia oriental, especialmente para o projeto Grande Carajás, com a usina de Tucuruí. Além disso, a eclusagem permite a navegação até sua desembocadura no golfão amazônico, facilitando o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste brasileiro. Na referida bacia, entre os rios Araguaia e Javaés, está situada a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, que ocupa área superior a km².

4 Bacia Amazônica

5 Bacia do São Francisco: o rio São Francisco apresenta sua nascente no sul de Minas Gerais, inserida no Parque Nacional da Serra da Canastra. Em seu percurso, atravessa áreas de matas, cerrados e caatingas. É uma bacia aproveitada para a navegação (desde o período colonial – pecuária), produção de energia e irrigação. Destaca-se como o principal produtor de energia elétrica da região Nordeste. Além disso, é uma das poucas fontes de água perenes que atravessa o Polígono das Secas do Sertão Nordestino, o que o torna de fundamental importância para a região.

6

7

8 Bacia Platina: é formada pelos rios Paraná, Paraguai e Uru- guai
Bacia Platina: é formada pelos rios Paraná, Paraguai e Uru- guai. O rio Paraná e seus afluentes são típicos rios de planalto, com grande número de cachoeiras, quedas d’água, corredeiras etc., e apresentam o segundo maior potencial energético do país, destacando-se como o principal produtor de eletricidade (o maior potencial instalado), haja vista a hidrelétrica binacional de Itaipu, a segunda maior hidrelétrica do espaço mundial. O rio Paraguai, típico rio de planície, atravessa o Pantanal Mato-Grossense favorecendo a navegação nessa área, embora, em alguns trechos, faça-se necessária a retificação do leito. É considerado uma importante hidrovia do Mercosul, escoando, principalmente, soja e minérios (Maciço do Urucum-MS). O rio Uruguai nasce no Brasil, drenando 3% do território nacional. Seu curso superior é planáltico, com aproveitamento hidrelétrico; já o curso inferior é planície navegável

9 O aproveitamento dos rios
Irrigação É a atividade que mais usa os recursos hídricos do planeta, respondendo por cerca de 70% do consumo de água.

10 Quantidade de água necessária para produzir alguns tipos de alimentos
Produto Unidade Água (em m³) Bovino Cabeça Carne fresca de bovino Quilograma 15 Carne fresca de frango Quilograma 6 Cereais Quilograma 1,5 Cítricos Quilograma 1 Azeites Quilograma 2 Legumes, raízes e tubérculos Quilograma 1

11 Transporte fluvial É uma importante forma de transporte a longa distância, pois, se bem arquitetada, pode enviar grande quantidade de carga com um custo menor. Em lugares desenvolvidos como os países europeus e os Estados Unidos, é amplamente utilizado. Na Europa, como o relevo é predominantemente de planície, muitos rios são navegáveis, como Danúbio, Ródano, Vístula, Volga e Sena. Já nos Estados Unidos, a planície do Mississippi-Missouri e a região dos Grandes Lagos são as de maior navegabilidade. No Brasil, embora haja fatores favoráveis, como relevo plano e rios caudalosos, o transporte hidroviário ainda é sub-aproveitado.

12 Abastecimento urbano O abastecimento urbano é fundamental, visto que a água é essencial à vida e está presente em uma gama de atividades em todos os setores. Entre as maiores preocupações das autoridades sanitárias está a qualidade da água, pois parcela significativa dos corpos d’água que abastecem as cidades está poluída ou enfrenta algum problema de degradação. A poluição da água, seja advinda do esgoto doméstico, industrial, seja da contaminação por produtos químicos, está entre as principais preocupações na atualidade.

13

14

15 Poluição transfronteiriça
Muitos dos rios ou demais corpos d’água são divididos entre cidades, estados ou países, por isso a questão da poluição pode transcender a esfera local e atingir outras áreas, configurando-se em potencial situação de desavenças e até de conflitos armados. Um exemplo de repercussão em território nacional é a questão da poluição no rio Paraíba do Sul. No estado de São Paulo, está a nascente do rio (montante), assim o deslocamento de resíduos poluentes, provenientes de casas ou indústrias, ocorre em direção à foz (jusante), atingindo os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

16 Módulo 27 e 28 exercícios de aplicação para sala de aula
Exercícios propostos para casa 6 á 10 módulo 27 e 28 3° parte do trabalho: o Grupo terá que realizar uma experiencia de 2 semanas, recolhendo agua limpa da torneira e colocando em um recipiente, analisar por duas semanas se as características da água muda sem ter contato com nenhum agente poluidor, em um outro recipiente, armazenar de 300 ml a 600ml de água poluída, pode ser água do tanque, da maquina de lavar, da lavagem de carro etc, e por duas semanas realizar a adição de 100 ml de água limpa na água poluida, fazer um relatório ao final dos dois processos descrevendo a características dos dois processos e os resultados alcançados.

17

18

19


Carregar ppt "As principais bacias hidrográficas brasileiras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google